Já percebeu como o Galaxy M12 costuma aparecer no topo das pesquisas por celular bom e barato? E isso não é à toa! Mesmo sendo um modelo de entrada, o aparelho oferece recursos pra lá de interessantes como tela de 90Hz, conjunto de câmera quádruplo e uma bateria de respeito que dura até dois dias. Bem bom, né?

No entanto, como todo celular na faixa de mil reais, ele apresenta algumas ressalvas que eu pude perceber no dia a dia. Testei o Galaxy M12 por cerca de uma semana e tive dificuldade com a função de reconhecimento facial, além de experiências ruins com o touch do aparelho. Mas também rolaram boas surpresas ao tirar fotos, jogar jogos e usar redes sociais no celular.

Aqui embaixo, vou te contar a minha experiência completa com o Galaxy M12, além de explicar alguns detalhes da ficha técnica que são importantes de considerar. Continue lendo e aproveite para descobrir se esse é um bom aparelho para você!

Prós e contras do Galaxy M12

Prós

A tela de 90Hz é um dos diferenciais positivos, deixando o resultado mais fluido em vídeos e jogos, mas não é ainda o sonho dos gamers, ok? Só para alinharmos as expectativas.

Outro ponto positivo em relação à tela é a proteção Gorilla Glass 3. Ela aumenta a durabilidade e resistência do vidro, assim ele aguenta até riscos mais profundos.

Mas, de tudo, o destaque maior fica por conta da autonomia da bateria. Ela dura até dois dias com uso leve. Outro ponto é que o Galaxy M12 não demora tanto pra carregar, viu? Em torno de 2h na tomada e ele já chega a 100%.

Por fim, detalhes legais são: o smartphone tem entrada para dois cartões SIM e vem com 64GB de armazenamento, mas permite que você aumente isso para até 1TB com um microSD. Não vai faltar espaço para fotos, vídeos, documentos e o que mais quiser!

Contras

Ok, a essa altura já se sabe que o Galaxy M12 tem ótimas qualidades, mas ele tem alguns contras - como a sensibilidade do touch na tela, por exemplo. Ora muito sensível, ora nada sensível. Além disso, também tive problemas com o reconhecimento facial. Simplesmente não rolou comigo.

Também vale dizer que esse smartphone da Samsung tem um design interessante e corpo de plástico que evita dores de cabeça em caso de queda. Mas ele é um pouco pesado e, mesmo não sendo nem tão grande nem tão pequeno, não cabe no bolso de calças femininas, por exemplo.

Outro ponto de atenção é que o brilho máximo ainda é baixo, o que dificulta enxergar a tela quando se está no sol. Já sobre áudio, o aparelho só conta com uma saída de som e entrega uma qualidade razoável.

Por fim, mesmo que seu conjunto de câmeras seja bem interessante para um celular na faixa de preço do Galaxy M12, o zoom não ajuda muito. Quando usado, especialmente no máximo, a foto fica irreconhecível. Além disso, as cores no geral ficam um pouco lavadas dependendo da iluminação (especialmente nas selfies).

O que vem na caixa do Samsung Galaxy M12?

O Galaxy M12 vem com carregador, cabo USB, manual e até um extrator de chip 
  • Smartphone Samsung Galaxy M12
  • Carregador
  • Extrator de chip
  • Cabo USB
  • Manual do usuário

O Galaxy M12 vem com fone de ouvido?

Infelizmente, não, o Galaxy M12 não vem com fones de ouvido. A boa notícia é que, ao menos, o celular possui a entrada P2 tradicional. Ou seja, caso você já tenha algum modelo com fio, poderá usá-lo no seu aparelho.

No entanto, se estiver procurando por uma opção de fone sem fio, nossos especialistas recomendam este modelo da Xiaomi por ter bom custo-benefício:

E se quiser investir um pouco mais, também vale apostar neste modelo da Samsung que é muito bem avaliado pelos usuários. Com ele a compatibilidade entre fone e smartphone é ainda melhor:

Design do smartphone Samsung Galaxy M12

O design do Galaxy M12 tem detalhes interessantes e uma cor bem viva

Por ser feito de plástico (que é normal para celulares de entrada), o design do Galaxy M12 é simples - mas não deixa de ter suas nuances, viu? A parte de trás, por exemplo, é levemente texturizada. Isso deixa um ar legal e ainda facilita na hora de segurar o celular sem escorregar da mão.

E ainda falando na parte de trás, é nela que fica o conjunto 4 câmeras no formato cooktop. O detalhe parece mesmo um daqueles fogões com acendimento por indução, sabe?

O Galaxy M12 tem quatro câmeras traseiras e o corpo na parte de trás é levemente texturizado

Na parte de baixo, é possível encontrar a entrada para carregamento e também para fone de ouvido padrão - acessório que, como avisei ali em cima, não vem junto com o aparelho.

Na parte de baixo do Galaxy M12 ficam para fone de ouvido e carregamento, além da saída de som

Dito isto, como já falamos, o Galaxy M12 tem tamanho médio (nem muito grande ou muito pequeno) e não é dos mais fininhos. Ele tem 212g e é um pouco pesado. Considere que é possível que ele fique com uma partezinha pra fora em roupas femininas que têm, naturalmente, bolsos menores.

Biometria e reconhecimento facial

No Samsung Galaxy M12 você pode desbloquear o seu aparelho de três maneiras: a padrão (configurando um desenho na tela ou senha de números/letras), com reconhecimento facial ou com o leitor biométrico incorporado ao botão liga/desliga.

Desse lado aqui dá para ver o botão de liga/desliga, onde fica o sensor da biometria do Galaxy M12

Cadastrar qualquer uma das maneiras é super simples! Em menos de 5 minutos já é possível configurar os três métodos juntos. Fiquei impressionada.

No entanto, preciso pontuar que não tive tanto sucesso com o reconhecimento facial. Embora o cadastro tenha sido bem tranquilo e rápido, durante os testes, não consegui usar meu rosto para desbloquear o smartphone em nenhuma das tentativas que fiz.

Por outro lado, o leitor biométrico do botão de liga/desliga é bem sensível, só me deixou na mão em um único momento, quando meu dedo estava um pouco úmido. Mas, sem drama!

Dual-chip e expansão do armazenamento

Se você tem mais de um número de telefone, vai gostar de saber que o Galaxy M12 tem espaço para dois chips de operadora funcionarem ao mesmo tempo. Isso é uma mão na roda para quem tem um número pessoal e outro profissional, por exemplo.

Além disso, ainda que o armazenamento interno desse Samsung seja de 64GB, dá para aumentar até 1TB com a ajuda de um microSD no aparelho. É espaço que não acaba mais para guardar fotos, vídeos, músicas ou arquivos. Vale a pena, né?

O Galaxy M12 vem em que cores?

Outro ponto bem legal é que você tem três opções de cor ao comprar o Galaxy M12. Embora a Samsung chame de preto, azul e verde, sejamos sinceros: são todos tons diferentes (e bem bonitos) de azul. Um mais escuro, outro num tom azul 'tradicional' e o último mais esverdeado.

As cores do Galaxy M12 são bem bonitas e seguem três tons de azul diferentes

Tela do Samsung Galaxy M12

Provocando sentimentos mistos, a tela do Galaxy M12 precisa ser analisada com calma. Primeiro, falando das vantagens, ela é grande! O modelo é um LCD PLS TFT de 6,5 polegadas - ou seja, dá para assistir vídeos e séries com um baita conforto.

A tela do Galaxy M12 é ótima para assistir séries e vídeos

Além disso, a taxa de atualização de 90Hz significa que ela consegue exibir 90 quadros por segundo. Ou seja, as animações ficam mais rápidas e fluidas na tela - e se você não for um gamer super exigente não vai encontrar qualquer problema nesse aspecto.

Importante dizer que a qualidade das imagens é bem boa, e a resolução HD Plus é pra lá de interessante levando em conta o custo do aparelho.

Mas, não posso deixar de dizer que o Galaxy M12 não mostra as cores tão vibrantes na tela, e os tons de pretos acabam ficando um pouco acinzentados também. Fora que o brilho máximo ainda te deixa na mão se estiver na rua em um dia de sol forte.

Mas são só detalhes, viu? Os menos críticos provavelmente nem percebem.

A câmera do Galaxy M12 é boa?

Um celular de mil reais não vai te entregar a melhor câmera do mundo (dói, mas é a verdade). No entanto, o Galaxy M12 se esforça para deixar a experiência de fotos e vídeos satisfatória - e é até mesmo surpreendente se você estiver na iluminação certa! Deixa eu explicar porquê.

A câmera do M12 é tecnicamente bem boa para a faixa de preço do aparelho. São quatro câmeras traseiras, a principal com sensor de 48MP e a secundária de 5MP com lente ultrawide. Já as outras são destinadas às fotos macro e ao desfoque de fundo do modo retrato, com 2MP cada. A câmera frontal tem 8 MP. Tanto ela quanto a traseira podem gravar vídeos em Full HD, com até 30 FPS.

Aqui dá pra entender melhor cada uma das câmeras do Galaxy M12 (Foto: Samsung)

Saindo da teoria para a prática, a verdade é que para o valor investido nesse smartphone, a câmera surpreende. Se você tirar fotos com luz natural, a imagem é bonita, viva e definida.

A foto tirada pelo Galaxy M12 é bem bonita e mostra cores vivas

Mas vale dar uma olhada no zoom 0,5x, que expande mais a câmera para pegar uma imagem ampla, lembrando uma lente olho de peixe. Embora a definição mude e a imagem fique borrada, as cores ficam ainda mais vivas.

A foto com zoom out em 0.5x entrega menos definição, mas cores mais vivas também

Além disso, é possível inserir filtros da própria câmera enquanto fotografa - e eu até testei alguns. O preto e branco dá um ar dramático bem legal.

Os filtros do Galaxy M12 deixam a foto bem bonita - e são várias possibilidades

Mas essa alegria toda com a boa qualidade de imagem só dura até o zoom 2.0x. Quando você começa a aproximar demais, a qualidade da imagem cai vertiginosamente - tanto que, no zoom máximo de 10x, o cenário vira quase um borrão. Já te adianto que esse recurso não vai te servir muito, viu?

Embora o Galaxy M12 ofereça variedade em zoom, as fotos perdem muita qualidade nesse modo

Ah, e a brincadeira com a câmera também perde um pouco a graça ao tirar fotos à noite. As luzes ficam borradas e a definição cai bem. Mas, novamente, esse acaba sendo o esperado quando falamos de celulares na faixa de preço do M12. Um retoque básico em apps de edição de fotos pode ajudar.

À esquerda, a foto do Galaxy M12 à noite e sem som. À direita, a foto do mesmo local com zoom 4.0x

Recursos da câmera do Galaxy M12

Já que falamos do zoom, que tal falarmos dos outros recursos do M12? Na prática, ele traz algumas funcionalidades básicas e outras mais elaboradas.

Clicando no ícone superior de varinha mágica, é possível adicionar filtros de cor na câmera traseira ou de selfie. Além disso, também dá pra fazer um photoshop ao vivo, viu? Clicando no modo 'rosto' você pode mexer na suavidade da imagem, no tom da pele, na linha do maxilar (deixando o rosto mais fino) e no tamanho dos olhos.

Aqui dá pra ver a câmera frontal em formato de gota na tela do Galaxy M12

Também na parte superior, você pode definir o flash como automático ou manual, além de estabelecer um timer de dois, cinco ou 10 segundos. Além disso, é possível selecionar se a proporção da tela na foto ou vídeo será 3:4 (padrão), 9:16, 1:1 ou full (aquela que ocupa toda a tela do aparelho).

Caso queira criar um gif ou vá tirar foto de alguém ou algo em movimento, você também pode tirar "fotos contínuas", em sequência. Para isso, é só apertar o botão de tirar foto deslizando o dedo para baixo. Ah, e caso queira um desfoque de fundo, pode contar com o modo retrato - como nessa foto que fiz do meu simpático cachorrinho.

O modo retrato pode ser ajustado manualmente em intensidade, bloqueando o objeto que deve ser valorizado e mexendo na iluminação também (essa ficou um pouco escura)

Junto a isso, somam-se outras funcionalidades legais como as fotos panorâmicas, registrando uma imagem bem maior ao movimentar o celular, e o modo Pro. Esse último é pra quem saca mais de fotografia e quer configurar todos os detalhes manualmente, como ISO, contraste, sombras e etc.

A foto panorâmica fica bem bonita - e pode ser ainda maior, viu?

Por fim, há a função 'alimentos', que ajuda a deixar as fotos de comida mais dramáticas, com desfoque de fundo e cores bonitas - mas não há tanta diferença para a câmera normal, viu? Por outro lado, a função macro, para capturar detalhes, faz bastante diferença! Ela realmente fotografa com perfeição, mas peca um pouco no equilíbrio de cores (como você vê na foto abaixo).

À esquerda, a foto feita com o modo macro e, do mesmo ângulo, a foto no modo comum da câmera à direita

Bateria do Galaxy M12

A bateria do Samsung Galaxy M12 entrega tudo que promete e falo sem medo de errar. Ela tem 5000mAh, o que significa que o celular tem autonomia para pouco mais de um dia inteiro em uso moderado, e até dois dias para uso leve.

Além disso, o carregador de 15W é capaz de carregar a bateria totalmente em pouco mais de duas horas. E eu vi isso na prática, logo na primeira carga, ao colocar o celular com 5% na tomada. Em 2h17 ele já estava pronto para me acompanhar.

Mas deixa eu me alongar mais um pouquinho no quesito autonomia (vale a pena!). Para se ter uma ideia, em uma hora de uso com vários apps abertos, revezando entre Instagram, Facebook e TikTok, além de uma jogadinha de Candy Crush e Subway Surfers + um vídeo longo no YouTube (tudo em brilho máximo da tela), a bateria foi de 100 a 91%. Justo, né?

Já deu pra ver que com o Galaxy M12 não rola aquela neura de ter que sair de casa com o carregador todas as vezes.

E se você quiser mais opções de celular com bateria robusta, confira o artigo com boas opções em 2022.

Desempenho do Samsung Galaxy M12

De acordo com a Samsung, o processador do Galaxy M12 é um Exynos 850, e ele é de fabricação da própria marca. Sua frequência de até 2GHz, o que significa que o chip vai executar tarefas básicas sem engasgos. No entanto, se você rodar jogos mais pesados, é possível que um travamento ou outro aconteça. Mas não é regra, viu?

Primeiro, fiz o teste jogando jogos leves como Candy Crush e Subway Surfers, e tudo correu perfeitamente bem. Depois, joguei um pouco de Asphalt 9, que é considerado mais pesado. Assim que abri o app, notei um leve travamento até que o jogo carregasse completamente. Uma vez no menu inicial do game, o jogo rodou com fluidez.

O Galaxy M12 é capaz de rodar o Asphalt 9 sem problemas

Resumindo, o Galaxy M12 é totalmente capaz de rodar diversos jogos populares com qualidade. Mas só tenha em mente que o aparelho não vai entregar os 90FPS para acompanhar os 90Hz de atualização da tela. Se isso não for um problema para você, siga em frente!

Tem espaço para eu salvar meus arquivos?

Quanto a isso, não se preocupe. Embora os 64GB de memória interna não sejam muita coisa (considerando que cada vez mais salvamos fotos e vídeos de tudo no celular), tem jeito.

É possível expandir a capacidade de armazenamento do M12 com um cartão de memória (o microSD) de até 1TB. Assim dá para aumentar o espaço e curtir à vontade.

O Galaxy M12 tem conexão 5G?

Infelizmente, não. O Galaxy M12 funciona apenas com conexão 2G, 3G ou 4G.

Preço e custo-benefício do Galaxy M12

Considerando as vantagens comprovadas no teste - como o bom conjunto de câmera, tela de 90Hz, bateria duradoura e a compatibilidade para um microSD -, considero que o Galaxy M12 apresenta, sim, um bom custo-benefício. A fama de celular bom e barato é real! Nas pesquisas de preço que fiz aqui no Buscapé (no dia 30/06/2022, vale destacar), o menor preço do smartphone é R$1.016,10. Um valor honesto!

No entanto, colocando prós e contras na balança, diria que ele não vale tão mais do que isso. Para o meu tipo de uso, não acho tão vantajoso pagar muito além de mil reais por um aparelho que apresenta questões como instabilidade no touchscreen, som mono (transmitido por apenas uma saída) e ressalvas com o reconhecimento facial.

Portanto, fique de olho na variação de valores com a ajuda do nosso Histórico de Preços e, se necessário, crie um Alerta de Preço. Caso não saiba como fazer, a gente te ensina nesse vídeo aqui:

Acessórios para usar com o Galaxy M12

Se você é um pouco desastrado ou desastrada (como eu), dois acessórios indispensáveis para o M12 serão a capinha e a película.

Lembrando que capinhas à prova de choque e bem reforçadas, como esta abaixo, são as mais indicadas. Especialmente se você pretende deixar o seu Galaxy na mão de crianças.

Da mesma forma, películas de vidro tendem a ser mais eficientes na proteção em casa de queda também. Vale dar preferência a uma como esta:

O fone de ouvido também é outro acessório necessário ao Galaxy M12, uma vez que ele não vem na caixa do aparelho. Se a sua procura é por um modelo sem fio, indicamos duas opções lá em cima, no início do review.

De todo jeito, fica aqui mais uma dica: o modelo bluetooth ideal para a prática de esportes. Esse fone da Samsung tem um fio de sustentação entre as saídas de áudio, que fica em volta do pescoço. Assim o fone estará seguro caso escape do ouvido. Bem mais agradável para corridas, né?

Agora, se quiser um com fio, temos essa indicação intrauricular da marca Samsung também:

Ficha técnica do Samsung Galaxy M12

Produtos similares

Caso esteja procurando por um smartphone com a ficha técnica similar à do M12, você tem algumas opções interessantes no mercado para considerar.

Uma delas é o Galaxy A12, com o design bem parecido. Embora não tenha a taxa de Hz tão elevada, ele tem uma potência sonora maior e é um pouco melhor em vídeo. Só não vale optar por ele caso queira usar o celular para jogos pesados, ok?

Também vale dar uma olhada no Samsung A03s, que oferece uma experiência bem parecida com a do Galaxy M12, salvo algumas exceções, como o tempo de carregamento e a câmera tripla um pouco inferior - mas nada grave. E a vantagem é que o modelo A03s é um pouco mais em conta, ainda por cima.

Conclusão e nota

Que rufem os tambores! Sem mais delongas para o veredito final, considerando uma escala de 0 a 10, minha nota para o Samsung Galaxy M12 é 8,5.

É inegável que o conjunto quádruplo de câmeras, a boa bateria e os recursos já citados valham muito a pena. Especialmente considerando a faixa dos mil reais de custo do aparelho!

No entanto, a média final foi impactada pelos contras também. Os problemas com o touch e a qualidade da câmera à noite, por exemplo, afetam no uso e precisam ser levados em consideração.

Em linhas gerais, esse não é um celular indicado para gamers ou para pessoas que trabalham com conteúdo em foto ou vídeo (pelo preço, a gente já imagina). Por outro lado, ele pode ser uma boa pedida para quem quer um smartphone para o dia a dia, que rode bem redes sociais e jogos leves.

Se quiser conhecer mais aparelhos, confira a nossa lista de melhores celulares Samsung. Também não deixe de ver os 34 melhores smartphones segundo os nossos editores.

Vai comprar? O Buscapé te ajuda a encontrar o menor preço pelo Galaxy M12

Se você já decidiu pela compra do Galaxy M12 e quer economia de verdade, o Buscapé tem várias ferramentas para te ajudar. Que tal conhecer algumas delas?

Além do Histórico e Alerta de Preços que já citei, é possível encontrar ofertas com o menor preço + cashback, sabia? Isso significa que você pode comprar o aparelho por um precinho em conta e, ainda por cima, receber dinheiro de volta para gastar como e onde quiser.

Para deixar tudo ainda melhor, também dá para contar com Cupons de Desconto especiais, deixando o valor final da compra ainda mais atraente. Quem não gosta? Aproveite e já faça uma visita à nossa Cuponeria do Buscapé!

E caso ainda esteja com alguma dúvida sobre esse ou outro produto, dá pra contar também com a ajuda dos nossos Especialistas. Eles são pessoas (e não robôs!) que estão à disposição para responder às suas perguntas e garantir que você compre o produto certo para a sua necessidade.