Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Samsung Galaxy A12 é um intermediário de entrada lançado pela fabricante no final de 2020. Apesar de ter chegado há um tempinho, o celular é um excelente modelo de custo-benefício. Carrega boas características para a categoria e bate de frente com outros modelos da faixa de preço.

Além disso, o Galaxy A12 traz melhorias em relação ao seu antecessor, o Galaxy A11. Neste artigo, vou analisar os principais pontos do aparelho, como design, tela, desempenho e bateria, e comentar um pouco da minha experiência pessoal com o intermediário de entrada da Samsung.

Design elegante com bordas finas

O Samsung Galaxy A12 é um aparelho que possui design moderno, elegante e fino. Ele está disponível nas cores azul, preto, vermelho e branco. O modelo que recebemos para teste é da cor azul, e particularmente agradou muito. Esteticamente falando, a fabricante fez muito bem em atualizar o design, trazendo mudanças significativas em relação ao seu antecessor, o Galaxy A11.

A parte traseira do A12 tem acabamento em plástico, característica comum de celulares de custo-benefício. As quatro câmeras ficam dentro de um módulo quadrado, localizado na parte superior e direita do aparelho. Apesar de ser um smartphone bonito, eu confesso que esperava um pouco mais da fabricante, já que alguns aparelhos da categoria possuem um visual bem mais atrativo na traseira.

Parte traseira do Samsung Galaxy possui acabamento em plástico (Foto: Mosaico)

Na parte frontal, o celular não trouxe muitas inovações em relação ao seu antecessor. O aparelho possui um bom aproveitamento de tela, com as bordas finas. O notch da câmera é em formato de gota, localizado na parte superior e central do aparelho, e isso foi algo que não me agradou muito. A nível de comparação, o antecessor, Galaxy A11, possuía o notch em formato de pingo, na parte superior e esquerda da tela, passando quase despercebido e tornando o design do aparelho muito mais moderno e elegante.

Galaxy A12 possui bordas finas (Foto: Mosaico)

O Galaxy A12 possui leitor de digitais, função satisfatória pro desbloqueio do dispositivo e outros recursos de segurança de dados. Ele se localiza, assim como os botões de volume, na parte lateral do aparelho.

Galaxy A12 possui leitor de digitais na parte lateral (Foto: Mosaico)

Tela compatível com o modelo

O Samsung Galaxy A12 possui uma tela de 6,4 polegadas, com resolução HD+ e tecnologia TFT. Essas especificações não são das melhores, mas também não são necessariamente ruins. São características compatíveis com a faixa de preço e com a categoria do aparelho, ou seja, cumprem aquilo que o smartphone se dispõe a ser.

Tela do Galaxy A12 possui qualidade satisfatório para uso cotidiano (Foto: Mosaico)

O smartphone tem boas cores, brilho satisfatório para uso cotidiano e transições que não decepcionam. Ele conta com taxa de atualização de 60Hz, que garante boas experiências na hora de assistir a vídeos, filmes e séries.

Desempenho satisfatório para a categoria

O processador do Samsung Galaxy A12 é o suficiente para o uso cotidiano. Ele vem com o Helio P35, um octa-core com velocidade de até 2,3 GHz. Esse chipset, em conjunto com a memória RAM de 4 GB, foi capaz de rodar tranquilamente os aplicativos e jogos mais leves da Play Store. Não tive problema durante uso cotidiano, e os únicos travamentos do celular apareceram ao executar muitas tarefas em segundo plano. O aparelho também apresentou travamentos ao tentar jogar alguns jogos mais pesados.

Processador do Galaxy A12 é suficiente para apps leves (Foto: Mosaico)

O desempenho é bom, compatível com a categoria, com a faixa de preço e com o que a fabricante promete. Reiteramos, porém, que seu uso é básico. Ou seja, é focado em tarefas do dia a dia, por isso não é indicado para apps e jogos pesados.

Este celular também conta com armazenamento interno de 64GB, que deve ser suficiente para fotos, vídeos e apps leves. Além disso, possui um slot de cartão de memória para o caso de faltar espaço no próprio dispositivo.

Conjunto quádruplo de câmeras e gravação em Full HD

O Samsung Galaxy A12 surpreendeu no conjunto fotográfico. São quatro câmeras, sendo o sensor principal de 48 MP, consideravelmente superior aos 13 MP do seu antecessor. Já o a lente ultra-wide, que serve para tirar fotos mais amplas, como de paisagens ou da família, tem sensor 8 MP.

Além disso, o aparelho possui um sensor de 2 MP, com lente macro, e outro de 2 MP, de profundidade. Essas câmeras auxiliam na hora de tirar fotos de comidas, bebidas, plantinhas e demais objetos menores. Já na parte frontal, a fabricante manteve os 8 MP do antecessor, que segue o padrão dos demais dispositivos da categoria.

Galaxy A12 possui um conjunto quádruplo de câmeras traseiras (Foto: Mosaico)

Cumpre dizer que o Galaxy A12 faz gravações de vídeo em Full HD, tanto nas câmeras traseiras, quanto na câmera frontal. Apesar de não ser a melhor qualidade, lembramos que o aparelho tem como objetivo oferecer um custo-benefício ao usuário e, dentro desses parâmetros, as gravações são satisfatórias.

Bateria duradoura é destaque no Galaxy A12

Um dos principais destaques dos Samsung Galaxy A12 é a bateria. O celular possui 5.000 mAh de capacidade. Por ser um aparelho de uso cotidiano e moderado, sua duração pode chegar a até dois dias de uso. No meu caso, o celular cumpriu exatamente esse tempo, e só precisou ser recarregado após, aproximadamente, dois dias e meio.

Fora isso, ele também conta com suporte a carregadores turbo de até 15W, que facilitam o processo de carregamento, e entrada USB-C, que é uma tecnologia de conectores mais rápida.

Áudio do Samsung Galaxy A12 é mono

Outro ponto convencional do Galaxy A12 é o áudio mono. Isso significa que seu som advém de um único alto-falante. Essa característica é comum aos demais aparelhos da mesma faixa de preço. Apesar disso, o celular possui uma boa potência sonora, com a ressalva que, no volume máximo, o som sai um pouco distorcido.

Galaxy A12 possui áudio mono, padrão da categoria (Foto: Mosaico)

Acessórios disponíveis

O Galaxy A12 conta com entrada P2, mas não vem com fone de ouvido na caixa. Por isso, nossa dica é investir em um dispositivo, para tornar a experiência sonora imersiva.

Abaixo, seguem alguns dispositivos que testamos e recomendamos, por ordem de preço:

Samsung A12: ficha técnica

  • Tela: 6,5 polegadas, com tecnologia TFT, 60 Hz e resolução HD+
  • Processador: MediaTek Helio P35
  • Armazenamento interno: 64 GB, expansível via cartão SD
  • Câmeras traseiras: 48 MP + 8 MP ultra-wide + 2 MP macro + 2MP de profundidade
  • Grava em: Full HD
  • Câmera frontal: 8MP
  • Bateria 5000 mAh, com autonomia para até dois dias de uso cotidiano
  • Carregamento turbo: Suporta carregadores de até 15W
  • Acabamento: plástico na parte traseira e plástico na moldura

Galaxy A12: preço e custo-benefício

O Galaxy A12 é um celular intermediário de entrada, que busca unir custo-benefício com boas especificações. Isso faz com que não possamos ser tão criteriosos na avaliação. Afinal, a Samsung entrega um smartphone competitivo para a categoria, e que cumpre o que promete.

Galaxy A12 é um custo-benefício que cumpre o que promete (Foto: Mosaico)

Considerando o preço, o conjunto de especificações e a categoria do celular, consideramos que o aparelho vale a pena. O Samsung Galaxy A12 é melhor do que celulares básicos, mas não se destaca tanto entre os celulares intermediários, sendo um "meio termo" entre as categorias. Eu, por exemplo, senti muito a diferença entre este dispositivo e o Realme C11, que já testei anteriormente. Mas em comparação ao meu celular pessoal, o Galaxy A52, que é um intermediário premium, o A12 deixou a desejar.

Levando em consideração os fatores citados acima e dependendo do quanto você está disposto a pagar e quais características você busca em um celular, nós recomendamos o Galaxy A12. Confira, a seguir, as melhores ofertas para o aparelho da Samsung.

Mas se você achou o Galaxy A12 caro, ou deseja um celular mais básico, veja a nossa lista de celular bom e barato. Além disso, vale dar uma olhada no preço do Moto G10 e do Realme C11, smartphones com fichas técnicas inferiores e preços mais em conta.

Aproveite também para ver o nosso vídeo comparativo entre o Galaxy A12 e o Realme C11.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!