Se você quer saber como fazer backup no celular ou precisa restaurar as informações de um antigo celular para um novo, esse artigo com certeza será útil para você. Nele, vamos mostrar o passo a passo de como realizar essas tarefas em algumas das principais marcas de smartphones. Além disso, vamos explicar os motivos dessas configurações serem importantes para a segurança dos seus dados.

Se você quer fazer o backup no celular e está a procura do seu próximo aparelho, confira a seleção de melhores smartphones de 2022.

O que é backup do celular?

Nosso objetivo é descobrirmos como fazer backup no celular, mas primeiramente devemos entender o porquê devemos fazê-lo. A tradução da palavra do inglês backup já nos dá indícios da nossa resposta, pois significa "cópia de segurança". O que acontece é que quando tiramos fotos, baixamos documentos, áudios com o nosso celular eles ficam guardados somente na memória do nosso aparelho. Nesse caso, nossos arquivos poderiam ser perdidos em caso de quebra, roubo ou mesmo troca de aparelho.

O modo de backup mais prático e comumente utilizado hoje em dia é feito através de serviços de armazenamento na nuvem. Entre esses estão Xiaomi Cloud, iCloud, Samsung Cloud além de servidores de backup do Google. Assim, é possível enviar nossos arquivos para os servidores dessas empresas, onde eles ficarão salvos. Dessa forma, poderemos visualizá-los em qualquer outro lugar onde tivermos acesso à internet ou mesmo recuperá-los para acessar em outro dispositivo.

Quais são os benefícios e riscos de fazer backup no celular?

Para o usuário comum, um dos maiores riscos é no caso de perda de acesso à conta na qual o backup foi realizado. Se os arquivos estiverem somente na sua versão em nuvem, o usuário perderá acesso ao que tinha armazenado. Há também o risco de perda de privacidade em caso de quebra de segurança. Nesse caso, se alguém mal-intencionado conseguir invadir seu login poderá ter acesso a dados privados. No entanto, as empresas que oferecem serviço em nuvem tem uma grande experiência e investem muitos recursos para que isso não aconteça.

Como ponto positivo, o backup tem a grande vantagem de liberar o armazenamento interno do seu celular, ajudando a dar mais espaço para aplicativos, por exemplo. Outro ganho é que, ao trocar de aparelho, com a restauração dos seus dados você consegue salvar muitas das configurações pessoais do dispositivo. Na maioria das vezes é possível reinstalar os mesmos apps utilizados anteriormente, entre outras preferências que você pode ter editado.

Agora, existem uma variedade de opções para utilizar esse serviço e alguns dispositivos vêm com uma solução integrada ao seu sistema. Veja como fazer o backup no celular em algumas delas.

Quer um celular novo, mas ainda está em dúvida? Para escolher a marca de celular mais parecida com você, veja nosso artigo com especificações de algumas delas.

Como usar o backup?

O ideal é que programemos o sistema para fazer backup no celular periodicamente. Dessa forma teremos sempre segurança de poder recuperar nossos dados futuramente. Para usar o backup você deve, primeiramente, conectar seu aparelho a um serviço de nuvem e enviar seus arquivos (fazer upload). Ao realizar essa ação é comum que os serviços ofereçam backups automáticos periódicos para você não precisar se preocupar mais com essa atividade durante o uso do aparelho.

Para acessar seus dados e informações em um novo dispositivo, você deve utilizar a mesma senha e login que usou para se conectar ao serviço de nuvem. Por isso, grave bem essas informações. Lembre-se que através desse login será possível restaurar seus dados.

Como fazer backup no celular Apple?

Para fazer backup no seu iPhone você deve se conectar a uma rede Wi-Fi. Lembre-se que irá mandar uma quantidade relativamente grande de dados pela rede, por isso você precisa estar conectado.

O próximo passo será acessar a parte de Ajustes, e depois no seu nome. Depois, aparecerá entre as opções do menu o item iCloud. Toque em Backup do iCloud e Fazer Backup Agora. Nessa tela ficará disponível a data e horário do último envio realizado.

É importante dizer que, além de envios periódicos dos dados, é importante fazer o procedimento antes de atualizar o sistema para uma nova versão. O mesmo vale para quando for restaurar para a versão de fábrica do aparelho. Essas são ações que tomamos quando o celular está travando demais e esquecemos, às vezes, de garantir que não vamos perder nossos arquivos. Se esse é seu caso, dá uma conferida também no nosso artigo sobre resolução de travamentos no iPhone.

É possível automatizar os backups para que seus dados fiquem sempre seguros (foto: Suporte Apple)

Você pode configurar o salvamento automático no Backup do iCloud. Assim, quando o dispositivo estiver conectado a uma fonte de energia, ao Wi-Fi e estiver com a tela bloqueada, ele atualizará o backup automaticamente.

Agora se você quer recuperar os arquivos hospedados no iCloud para seu novo aparelho da Apple você deve seguir as etapas de configurações iniciais. Essa opção aparecerá no dispositivo assim que você o ligar.

Depois você deve aguardar até que surja a tela Apps e Dados. Nela haverá a opção: Restaurar de um Backup do iCloud. Em seguida, logue com seu ID Apple para iniciar a sessão no iCloud. Restará a você selecionar o backup, de acordo com a data e o tamanho que irá fazer. Essa é a opção mais completa para transferir seus dados de um dispositivo Apple para outro.

Ao comprar um novo iPhone você terá a opção de restaurar seus dados pela iCloud (foto: Suporte Apple)

Se você está migrando de um aparelho Android para um iPhone você deverá instalar no seu telefone antigo o app Migrar para iOS que gerará um código para realizar a transferência de dados de um sistema para o outro. Nesse caso, músicas, livros e PDFs precisarão ser transferidos manualmente.

Você pode encontrar mais detalhes sobre esse procedimento no nosso artigo que mostra c.

Como fazer backup no celular Samsung?

Para começar a sincronizar seus dados com o Samsung Cloud o usuário deverá acessar o menu de configurações em seu aparelho Samsung e ir para sua conta. No menu de configurações da conta vai estar a opção Samsung Cloud. A partir daí você encontrará as opções para gerenciar seus dados utilizando esse serviço de nuvem e deverá clicar em Backup Data.

Já para recuperar seus dados em um novo dispositivo da marca você deverá fazer login na sua conta e seguir o mesmo caminho até o menu Samsung Cloud. Próximo ao ícone de Backup Data estará a opção de restaurar dados (restore data). Você poderá escolher categorias de arquivos que deseja restaurar. O Samsung Cloud possui ainda sincronização da galeria de fotos do dispositivo com OneDrive da Microsoft, facilitando o acesso à essas mídias no computador, para usuários dos dois serviços.

No menu Samsung Cloud você tem acesso as opções de para fazer Backup no celular da Samsung (foto: Divulgação Samsung Cloud)

Como fazer backup no celular Xiaomi?

Para os celulares Xiaomi há a opção Xiaomi Cloud para armazenar backups. Para utilizá-la você deverá criar uma Conta Mi. Acessando as configurações do aparelho você encontrará uma parte para fazer login. Depois que acessar, aparecerá a opção Xiaomi Cloud, na qual você poderá configurar o backup automático e os tipos de arquivo que deseja fazer o envio.

Para acessar os dados armazenados na sua Mi Cloud basta fazer o login no seu novo dispositivo smartphone. Para compreender mais sobre os serviços da Mi Cloud você pode conferir nosso artigo sobre o assunto.

Como fazer backup no celular Motorola?

Para backups, o armazenamento padrão da Motorola é o do próprio sistema Android da Google. Para ativar a sincronização você deve habilitar o backup. Acesse o menu de configurações, no qual você encontrará o ícone Google (serviços e preferências) e, em seguida, aparecerá a opção Backup. Você encontrará opções de avançadas para o armazenamento de suas informações.

Na tela do menu de configurações você encontrar o ícone do Google para fazer backup no celular (foto: registro do redator)

Agora, para restaurar um backup no seu novo aparelho, você deve fazer login na conta Google no dispositivo recém-iniciado ou restaurado. Clique em Seguinte para começar o backup. Em seguida, entre no menu de configurações, clique em Sistema e depois em Backup.

Você deverá habilitar a opção Fazer backup no Google Drive. Depois disso, vá em Conta e escolha de onde você quer recuperar as informações. Se a conta que você gostaria de utilizar não apareceu entre as opções, procure o link Alterar conta de backup. Finalmente, selecione o Ok.

Ferramentas e listas do Buscapé

Fez o backup do seu celular para poder comprar um novo e transferir os seus dados? Nós podemos te ajudar a escolher seu aparelho! Se o seu foco é custo-benefício, fique ligado na lista com 5 celulares que testamos e recomendamos. Mas, se a sua prioridade for tirar fotos, veja os melhores modelos de celular com câmera boa.

Para encontrar o melhor preço, o Buscapé disponibiliza para você uma extensão para o navegador Google Chrome. Ela te apresenta os melhores , além de ferramentas como e o e até outras funções em lojas parceiras.