Toda vez que estou em home office, a minha cafeteira italiana Bialetti é minha companheira. É nela que faço aquele cafezinho que dá energia para encarar os desafios do dia a dia.

Há uns dois anos, eu nem sabia o que era uma cafeteira italiana. Quem me apresentou esse maravilhoso produto foi meu pai, que faz o café dele em uma dessas. No início, eu não via muito propósito. Por que não usar uma cafeteira elétrica?

É exatamente esse o tema do meu texto. Vou explicar por que prefiro a cafeteira italiana à elétrica que a maioria das pessoas usam e quais as diferenças que percebo entre elas. Vambora!

É apaixonado por café? A gente listou cinco produtos que você precisa te em casa para fazer um café perfeito!

A seguir, te conto porque não vivo mais sem a minha cafeteira italiana (Foto: Shutterstock)

Como funciona uma cafeteira italiana?

O café é feito pela pressão da água fervida, que fica no compartimento inferior da cafeteira italiana. Essa parte de baixo fica em contato com o fogo. A água, ao ferver, sobe, passando pelo filtro, que tem formato de um funil e onde fica o pó do café, até chegar no compartimento superior por um tubo.

Uma dica é não fazer o café com fogo alto, para não correr o risco de queimar. Mesmo no fogo baixo, ele fica pronto rapidinho!

A cafeteira italiana é menor que a elétrica

Como regra geral, é inclusive um produto mais fácil de carregar para lugares diferentes. Mesmo as maiores cafeteiras italianas costumam ocupar menos espaço do que as elétricas. É mais fácil de guardar, se você não tiver tanto espaço assim nos armários da cozinha.

Além disso, essas cafeteiras são feitas de alumínio, que é um metal bem leve.

Sabia que existem cafeteira que já vêm com moedor de grãos? Conheça a cafeteira com moedor Hamilton Beach.

Adeus, filtro de papel!

Você não vai precisar comprar mais filtro para fazer o seu café. Isso é desnecessário na cafeteira italiana, cuja parte central é um filtro por conta própria.

Portanto, você gera menos lixo e não vai precisar improvisar com papel toalha se quer um café e esqueceu de comprar o filtro.

(Sim, eu já tive que fazer isso antes de ter minha cafeteira italiana.)

O preparo é prático, mas precisa de cuidado

O preparo do café na cafeteira italiana é muito simples, mas demanda atenção (Foto: Shutterstock)

É bem fácil usar uma cafeteira italiana. No entanto, como você faz o café colocando o produto diretamente no fogo em um fogão, é importante ficar de olho o tempo todo.

Não demora muito para o café ficar pronto, é questão de alguns minutos. Mas já aconteceu comigo de eu me distrair com alguma tarefa ou ir verificar alguma coisa em casa e esquecer a cafeteira no fogo.

Essa é a única vantagem que admito das cafeteiras elétricas: a maioria, atualmente, já tem regulagem para diminuir automaticamente a temperatura quando percebe que o café está pronto.

Com uma cafeteira manual, como a italiana, isso obviamente não se aplica.

No entanto, existe um efeito até terapêutico em observar o café saindo pelo tubo central da cafeteira. É bem mais legal de ver do que na elétrica, sem a menor sombra de dúvida.

Só não esquece no fogo. Pode dar problema.

Se você busca uma cafeteira que te traga mais praticidade, descubra os benefícios de ter uma cafeteira programável!

É fácil de limpar

Para limpar a cafeteira italiana, você apenas separa seus três compartimentos - inferior, filtro e superior - e lava com detergente ou água e sabão, que nem a sua louça.

Ela é linda e chama a atenção

Além de tudo, a cafeteira italiana pode virar um item de decoração (Foto: Shutterstock)

A cafeteira italiana vira até parte da decoração da sua cozinha. O mais comum é ela vir na cor do próprio alumínio, mas existem inclusive opções coloridas. Seu design é famoso e é bem diferente para uma cafeteira.

É comum amigos virem aqui em casa e quererem saber como funciona, se o café fica gostoso mesmo etc. E posso afirmar que todos saíram daqui satisfeitos, alguns até compraram sua própria cafeteira italiana depois de provar o café aqui em casa.

O café fica mais gostoso

Olha, não sou barista nem especialista em café. Eu me arriscaria a dizer que a maioria das pessoas que entrará neste artigo também não é. São apenas usuários na dúvida, querendo saber se vale ou não a pena comprar uma cafeteira italiana, certo?

Pela pesquisa que fiz, vi que é muito comum que as pessoas comparem o sabor do café feito na cafeteira italiana com o do café expresso tão comum em restaurantes ou mesmo nas máquinas de café em cápsula.

Acho essa comparação pertinente. Como falei, como não sou um estudioso, não entendo como o método de preparo influencia no café. Meu amigo Gabriel Fricke, que é um entusiasta no assunto, me explicou:

"O café intenso, com muito sabor e aroma acentuado, se deve à pressão. E como ela é gerada? Quando você põe a água e o pó nos locais respectivos da cafeteira italiana, o calor do fogo aumenta a temperatura da água, e ela evapora. Esse vapor quente aumenta a pressão nela. Ou seja, força a sair pra um ambiente com menos pressão, que é exatamente a parte superior, que está vazia. Nesse caminho, ela passa pelo pó do café, que está no meio."

Quem procura uma cafeteira de cápsula vai gostar de conhecer a cafeteira Multicápsulas Philco, que faz cafés Nespresso e Dolce Gusto.

Conclusão: cafeteira italiana é vida!

É, gente, eu sou um defensor de pé junto da cafeteira italiana. A que tenho aqui em casa é esta abaixo, de 6 xícaras.

Cafeteira italiana Bialetti de 6 xícaras (Foto: Divulgação/Bialetti)

Ela costuma ficar na faixa de 270 a uns 340 reais. Se gostou da ideia, procure no catálogo pelas melhores ofertas da cafeteira italiana Bialetti 6 xícaras!

Se você não tiver hábito de beber muito café, pode pegar uma menorzinha, que também será mais barata.

Caso decida comprar a sua, depois conta pro Buscapé nas redes sociais, que tal? Temos perfis oficiais no Instagram, no Twitter, no Tik Tok e no Facebook.

E, aproveitando, saiba que aqui temos um timaço pronto para te ajudar a comprar qualquer coisa que você queira, seja uma cafeteira, uma TV, um notebook ou um celular. Conheça nossos especialistas no vídeo abaixo e entre em contato com eles!