Os cafés gourmet não são exclusividade das cafeterias. Com os produtos e as dicas certas, você consegue fazer o melhor café do mundo em casa. Para te ajudar nessa missão, montamos uma lista com todos os itens que você precisa ter para fazer café como um verdadeiro profissional. Por ora, deixaremos de lado as cafeteiras elétricas e falaremos de um processo mais manual, que envolve até a escolha dos grãos. Por isso, a nossa lista reúne bons moedores, prensas italianas, francesas e muito mais. Vamos lá?

Se você quiser ter o melhor dos dois mundos, leia também: Cafeteira Philco Multicápsula PCF19VP é boa? Descubra nesta avaliação.

Veja o que você precisa ter em casa para fazer o melhor café do mundo (Foto: Shutterstock)

Grão de café

Fazer um bom café gourmet começa pela escolha dos grãos. Sim, comprar o café em pó é muito mais prático, até pela facilidade de encontrá-lo no mercado. Porém, moer os grãos na hora é sinônimo de frescor e aromas preservados ao máximo. Isso porque o processo de moagem faz com que o café comece a perder algumas de suas propriedades importantes, como o aroma.

Então, se estamos falando do melhor café do mundo, o ideal é moê-lo o mais perto possível da hora do consumo e, claro, escolher bons grãos para a tarefa. A marca Starbucks, por exemplo, conta com algumas linhas do tipo no catálogo, muito elogiadas no segmento.

Moedor de café

Já que falamos dos benefícios do café em grãos, nada mais justo do que apresentar bons moedores para ajudar no preparo do seu cafézinho gourmet. Como o intuito aqui é o preparo caseiro, indicaremos opções que ocupam pouquinho espaço na cozinha. E o primeiro deles é o moedor elétrico da Hamilton Beach. Ele conta com três tipos de moagem; grossa, média e fina. Além de prático, limpá-lo é super simples e o produto vem, até, com um pincel para auxiliar na tarefa.

Você também pode optar pela cafeteira com moedor da marca. O investimento é um pouco mais alto, mas você consegue ter dois produtos em um, sendo possível moer os grãos e preparar o café com bastante praticidade. A gente te conta se a cafeteira com moedor Hamilton Beach é uma boa escolha para você.

O moedor de grãos é indispensável para quem quer fazer um café gourmet (Foto: Divulgação/Hamilton Beach)

Outra opção é o moedor Mini Slim Plus, da marca Hario, um modelo manual. Suas lâminas são de cerâmicas e também é possível ajustar o tipo de moagem. O preço é mais uma vantagem desse produto, já que ele é mais barato que o citado anteriormente.

Confira também nossa lista com os melhores moedores de café elétricos para comprar.

Prensa francesa

Agora que você já tem os grãos e o moedor, entram as formas de preparar o nosso café gourmet. Você poderia utilizar uma cafeteira elétrica convencional a partir daqui, porém a dica é investir no preparo manual para que seja possível extrair o máximo do sabor e do aroma do café. Para isso, uma opção é usar a prensa francesa, ou cafeteira francesa, como também é chamada. Ela pode ser feita de vidro ou de inox e o formato lembra o de um bule comprido.

Usá-la é super simples: você irá esquentar a água no fogão, colocar o pó de café dentro da prensa, despejar a água uniformemente sobre o pó e deixar em infusão por aproximadamente 5 minutos. Após esse tempinho, é só colocar o êmbolo com o filtro na cafeteira e ir "pressionando" o líquido. O pó ficará retido no pequeno filtro e o resultado será um café fresquinho, pronto para beber.

Diversas marcas contam com a prensa no catálogo e uma delas é a Stanley, conhecida também por fabricar copos especiais para cervejas. A cafeteira francesa da Stanley tem capacidade para 1,4 litros, é feita com dupla parede de aço inoxidável e é térmica. Ou seja, trata-se de um opção bem completa.

A prensa francesa Stanley é uma escolha para quem está disposto a investir em um bom café gourmet (Foto: Divulgação/Stanley)

Cafeteira italiana

Outra alternativa se você está em busca de fazer o melhor café do mundo manualmente é utilizar a cafeteira italiana, ou a cafeteira moka, como também é chamada. A moka passa o café com a ajuda de três estruturas principais: a primeira, comporta a água e fica em contato direto com o fogo; a segunda, é onde fica o pó de café; a terceira, é para onde vai o líquido coado, já pronto para o consumo. Conforme a água esquenta, a pressão conduz a água para cima, em direção ao pó de café e, depois, passando pelo filtro.

Um modelo muito conhecido entre os amantes do café gourmet é a cafeteira italiana Nouva Moka Express da Bialetti. Ela faz três xícaras de café por vez, é feita de alumínio e, o mais importante, conta com válvula de segurança.

Espumador de leite

Com o café já pronto, falta o toque final. Se você é do time que preza pela boa apresentação das comidas e bebidas, o espumador de leite vai te ajudar nessa tarefa. É ele que dá aquela textura mais grossinha para o leite, ideal para preparar mochas, capuccinos, machiatos e outras bebidas. O formato lembra o de uma prensa francesa e o funcionamento também é semelhante; você despeja o leite no recipiente e pressiona o êmbolo repetidas vezes, até formar uma espuminha.

Um modelo queridinho no segmento é o espumador da Pressca. Ele está disponível em diversas cores, tem capacidade para 200ml e um valor bem amigável. Por um ótimo custo-benefício, você aumenta a sua gama de receitas e ainda finaliza o seu café gourmet como um verdadeiro profissional.

Agora sim, você tem todos os itens que precisa para preparar o melhor café do mundo. Que tal conhecer ainda mais sobre esse universo?

Leia mais sobreCasa+