Um ar-condicionado portátil pode ser uma boa opção para deixar sua casa mais fria em dias quentes. O modelo é bom para espaços que não permitem instalação de um ar de janela ou split, e para ambientes com menos de 20 metros quadrados. Philco, Midea, Consul e Springer são marcas com modelos à venda no Brasil.

A seguir, elaboramos um guia que explica como instalar um ar-condicionado portátil sem a ajuda de um técnico especializado. Recomendamos chamar um profissional apenas em caso de instalação na parede.

  • Ar-condicionado portátil: veja  modelos bons para ficar de olho

Como instalar ar-condicionado portátil com régua

Apesar do nome, um ar-condicionado portátil não é tão fácil de mover de um cômodo para o outro. Afinal, ele precisa ficar fixo em um local onde seu tubo de exaustão fique para o lado de fora da residência. A forma mais prática de instalar um ar-condicionado portátil é usando o vão de uma janela.

Muitos aparelhos de ar-condicionado portátil vêm com régua para instalação na janela (Imagem: Divulgação/Consul)

As peças usadas nesse tipo de instalação - a régua (superfície acoplada no vão da janela), o conector e o tubo de exaustão - costumam vir em um kit junto ao aparelho. O primeiro passo é separar um vão na abertura da sua janela e posicionar a parte móvel da régua, até que o vão esteja bem vedado. Use a trava da régua para facilitar o processo. Conecte o tubo usando a ponta com o conector para encaixá-lo na abertura da régua e, por fim, feche a janela para garantir a vedação do ambiente.

Como instalar ar-condicionado portátil sem régua

Construa ou compre uma régua

Se o seu aparelho veio sem o kit ou você quer colocá-lo em outro cômodo e precisa de  régua extra, fique tranquilo. É bem fácil fazer uma régua em casa: basta cortar uma placa de PVC - ou outro material da sua preferência - que se encaixe perfeitamente no vão da janela. Depois, recorte o tamanho da saída do conector.

Também há a opção de comprar uma régua avulsa, caso você não tenha as ferramentas necessárias para fazer uma em casa. Os preços delas variam entre R$ 75 e R$ 140, dependendo da marca, e há modelos com furo e sem furo - chamados de “tampa cega”.

Instale o ar-condicionado portátil direto na parede

Se você não quer fechar um vão da janela para colocar o tubo do ar-condicionado portátil, há a opção de instalá-lo na parede. Aqui o processo é um pouco mais trabalhoso e complexo. Como é preciso furar a parede e colocar um revestimento, é recomendável contratar um profissional.

Instalar o ar-condicionado direto na parede também é uma opção (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O furo na parede deve ter o diâmetro do tubo de exaustão, e a abertura deve ser revestida com um pedaço de cano de PVC cortado na medida certa da espessura da parede. As bordas do cano devem ser lixadas para uma maior segurança. Outra opção é deixar o cano alguns centimetros para fora, para colocar uma tampa específica quando o aparelho não estiver sendo usado.

Cuidados importantes na hora da instalação

  • Observe se as réguas são adaptáveis, ou seja, se elas encaixam em janelas com abertura horizontal ou vertical;
  • É importante que a saída do tubo de exaustão fique para fora do ambiente, de preferência para a rua;
  • Nunca deixe aberturas ou frestas que possam atrapalhar a climatização do cômodo;
  • No caso da instalação na parede, analise com cuidado onde será o furo para não pegar em canos de água ou fiação elétrica, ou ainda comprometer a estrutura da parede
  • Na hora da instalação, deixe uma distância entre o aparelho e a(s) parede (s) suficiente para que não seja necessário tirar o tubo na hora de limpar o filtro e demais peças.