O umidificador de ar tem como função principal manter o nível da umidade do ar dentro do ideal para o organismo humano - entre 40% e 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como a baixa umidade do ar provoca desconforto, ressecamento das mucosas e, até mesmo, aumenta o risco de contração de infecções, seu principal benefício é diminuir a sensação de secura e aumenta o bem-estar respiratório.

Se você precisa de um umidificador de ar, mas ainda tem dúvidas sobre esse aparelho e quer mais informações, hoje nós vamos te ajudar. Aqui embaixo, falamos mais de seus benefícios,  para que serve e sobre os tipos de umidificadores de ar. Dá uma olhada!

Leia também: Os melhores umidificadores de ar em 2021

Excelente para ambientes secos, o umidificador mantém o ar mais agradável. (Foto: Shutterstock)

Para que serve o umidificador de ar?

Como já adiantamos, o umidificador de ar serve para diminuir os impactos do ambiente seco e das temperaturas elevadas na saúde de uma pessoa. Ele funciona evaporando a água armazenada em seu reservatório, portanto, transforma a água em estado líquido em um vapor fresco e agradável. Entre as inúmeras vantagens desse equipamento, a melhor delas é que o umidificador de ar consome pouca energia e tem alta durabilidade, proporcionando melhor qualidade de vida com ótimo custo-benefício.

Quais são os tipos de umidificador de ar?

Mesmo que os benefícios do umidificador de ar sejam os mesmos, atualmente, você pode encontrar quatro tipos do aparelho no mercado. Eles são:

  • Umidificadores centrais, os que vêm embutidos no sistema do ar-condicionado;
  • Umidificadores ultrassônicos, aqueles que produzem uma névoa através de vibrações ultrassônicas;

Leia também: Umidificador de ar ultrassônico: veja como funciona e melhores modelos

  • Umidificadores evaporativos, os que utilizam um ventilador para soprar um ar mais úmido;
  • Umidificadores vaporizados, aqueles que jogam o vapor de água para fora e são o modelo mais comum do mercado.

Para quais cômodos o umidificador de ar é indicado?

Não existe restrição. O umidificador de ar pode ser utilizado em qualquer ambiente, sendo considerado ideal aquele onde a pessoa passa a maior parte do tempo. Isso costuma acontecer porque com ele é possível evitar quadros de sinusite, rinite e de congestionamento nasal.

O umidificador é utilizado por algumas pessoas no quarto, principalmente na hora de dormir, com o objetivo de oferecer uma noite de sono mais tranquila e com menos desconforto.

Os umidificadores a vapor são os mais comuns. (Foto: Shutterstock)

Como usar o umidificador de ar?

Se você for usar o umidificador para dormir, o ideal é que ele seja ligado de três a quatro horas antes de deitar. Assim o ambiente já estará com o nível de umidade de ar agradável. Uma dica é deixar o ambiente o mais arejado possível, sempre mantendo uma janela ou porta entreaberta, para que o excesso de umidade de ar possa sair do ambiente.

Durante o dia, se houver a necessidade, você pode ligar o umidificador sem precisar do tempo de antecedência. Em todos os casos, porém, não esqueça de sempre utilizar água filtrada para encher o reservatório. Assim você evita que bactérias circulem livremente pelo ambiente.

Quais são as vantagens do umidificador de ar?

  • Evita doenças respiratórias, como sinusite e rinite;
  • Reduz a formação de congestionamento nasal;
  • Evita resfriado;
  • Evita hemorragias nasais;
  • Ajuda a melhorar a qualidade e duração do sono;
  • Ajuda no tratamento da apneia do sono;
  • Deixa a sua pele mais bonita e hidratada;
  • Remove a eletricidade estática;
  • Alivia sintomas de alergia;
  • Refresca o ambiente;
  • Gasta pouca energia;
  • Oferece baixo risco de provocar mofo e bolor.

Qual a diferença entre o umidificador de ar, purificador e desumidificador?

Na hora de comprar, algumas pessoas acabam confundindo o umidificador de ar com o purificador e o desumidificador de ar. Ainda assim, identificar a diferença entre eles é bem simples.

Enquanto o umidificador de ar é usado apenas em diferentes cômodos, o desumidificador de ar também pode servir para pequenos espaços, como gavetas ou armários. Seu objetivo é diferente: ele é usado para evitar a formação de mofo e o bolor em locais com pouca circulação de ar e baixa incidência de sol.

O purificador de ar, por sua vez, é mais parecido com o umidificador, mas ainda assim tem objetivos diferentes. Ele garante a boa qualidade do ar por meio de filtros de purificação que retêm as impurezas encontradas suspensas no ar. Por isso, ele previne a formação de ácaros e bactérias e, também, auxilia na eliminação do mau cheiro dos ambientes. É uma ótima opção para cozinhas onde muitas frituras são preparadas.

Veja mais modelos de umidificador de ar:

Confira mais conteúdos sobre esse universo: