Em dúvida entre comprar uma TV Neo QLED vs OLED? Os dois modelos possuem suas características distintas e oferecem boas opções para o consumidor, sendo telas encontradas em aparelhos premium. Mas você sabe quais são os pontos de cada tecnologia? Neste artigo, nós vamos te explicar o funcionamento da Neo QLED, nova linha da Samsung, e da OLED, comum em TVs LG, para te ajudar a encontrar a melhor opção de tela para você. Confira abaixo!

Agora, se o que você procura é uma TV 4K de entrada, confira nosso comparativo entre a Samsung TU8000 vs LG UN7310 e descubra qual é o modelo certo para a sua casa.

Descubra qual tecnologia é melhor: OLED ou Neo QLED (Foto: Shutterstock)

Neo QLED: como funciona

O Neo QLED é uma tecnologia de tela que indica que a TV utiliza pontos quânticos, assim como o QLED tradicional, o que garante altos níveis de brilho e contraste nas imagens exibidas. O diferencial da TV Neo QLED é o painel de mini LED na parte traseira, até 40 vezes menores que o LED convencional. Isso permite iluminar pequenas regiões da tela de cada vez, evitando que a luz vaze para pixels apagados e garantindo tons pretos muito mais puros, além de cores 100% reais.

A tecnologia Neo QLED foi desenvolvida pela Samsung e encontra-se nos principais lançamentos premium da marca em 2021, como a TV Samsung Neo QLED QN90A, que é destaque deste tópico. Se quiser saber mais, a gente explica tudo sobre essa tecnologia e apresenta os modelos de TV Neo QLED Samsung.

Tem uma televisão Samsung? Aproveite para conferir como conectar seu celular na TV Samsung.

OLED: como funciona

A LG é a principal fabricante de TVs OLED atualmente, mas a tecnologia também é usada por outras marcas em aparelhos top de linha. Sendo um avanço em relação ao LED, a tela OLED é baseada em diodos orgânicos para emissão de luz, sendo independente de uma lâmpada traseira para fazer o backlight. Isso garante mais brilho para as imagens e cores 100% reais, além de permitir que os pixels se apaguem por completo, criando imagens com tons pretos absolutos.

Por se autoiluminarem individualmente, os pixels OLED proporcionam imagens super realistas, com excelentes níveis de brilho e contraste até em cenas escuras. A desvantagem do painel OLED é seu preço elevado, além de possuir uma vida útil um pouco mais curta se comparada a outras tecnologias. Um ótimo modelo OLED é a smart TV LG OLED C1, lançada em 2021. Se quiser conhecer mais opções, temos também uma lista com os melhores modelos de TV OLED LG 2021. Vale a pena conferir!

Que tal conferir nossas dicas de como baixar aplicativos na smart TV LG?

Neo QLED vs OLED: qual o melhor tipo de tela?

A dúvida Neo QLED vs OLED é legítima e a escolha da melhor opção para você vai depender do seu perfil e, é claro, de quanto você está disposto a inverstir em uma smart TV. Ambas são opções encontradas apenas em modelos premium, mas, enquanto o Neo QLED passou a ser adotada nas TVs Samsung 2021, o OLED já é usado há alguns anos nos aparelhos LG e de outras marcas.

Modelos de TV Neo QLED têm a vantagem de usarem o painel mini LED, com pixels 40 vezes menores que no LED convencional, o que traz imagens riquíssimas em detalhes. Já a TV OLED conta com pixels que se autoiluminam individualmente, alcançando tons pretos puros e cores 100% reais. Para escolher a melhor tecnologia para você, fique de olho no histórico de preço dos modelos OLED e Neo QLED e confira, também, os recursos disponíveis em cada aparelho.

Em busca de uma TV com altíssima resolução? Confira nossa lista com as melhores TVs 8K.

Leia mais sobreCasa+