As smart TVs da Panasonic permitem baixar novos aplicativos em seu sistema. Apesar dos aparelhos já virem com uma grande variedade de apps instalados, é possível os atualizar ou fazer o download de outros programas, como o YouTube, plataformas de streming, como a Netflix, e até jogos. Se você tem uma smart TV Panasonic e ainda não sabe como instalar aplicativos no televidor, confira o nosso passo a passo a seguir.

Quer encontrar o melhor aplicativo de streaming? Confira nossa lista com 5 indicações de apps para assistir a filmes.

Descubra como baixar apps na TV Panasonic (Imagem: Divulgação/Panasonic)

Como baixar apps na smart TV Panasonic

Em primeiro lugar, uma smart TV tem algumas semelhanças com um celular. Por exemplo, para baixar um aplicativo e executá-lo é preciso que o aparelho venha com um sistema operacional e espaço de memória.

Além disso, você pode navegar pelos recursos da TV, alterar configurações e também pelos apps já instalados. Mas, como nem todos os principais aplicativos já vêm instalados na smart TV, você pode precisar buscar e baixar novos apps.

Então, para fazer isso, é só seguir o passo a passo:

  • Pressione a tecla "APPS" do controle remoto do televisor;
  • Selecione a opção “Apps Market” para acessar a loja de aplicativos;
  • Navegue à vontade e escolha o app a ser instalado. Você pode optar por “Destaques”, “Vídeo”, “Música”, “Esporte”, “Jogos”, “Crianças”, “Redes Sociais”, “Notícias e Tempo”, “Saúde e Bem Estar”, ou “Estilo de Vida e Mais”;
  • Clique no aplicativo escolhido. Ao abrir a página do aplicativo, irá aparecer o preço dele ou a palavra “Gratuito”, se for o caso
  • Clique neste botão para iniciar o download ou na opção “Cancelar”, caso queira voltar ao menu;
  • Após o download, a instalação é automática. Basta ir até o menu inicial de aplicativos e abrir o novo app.

Caso haja um custo, o valor será exibido na tela e o pagamento será feito por meio de cartão de crédito. Oriente as crianças para não ter surpresas na hora de pagar a fatura. Mais um detalhe importante é a capacidade de armazenamento da TV. Assim como nos computadores, a memória tem limitações.

Os aplicativos deixam a experiência com a smart TV Panasonic mais completa (Imagem: Divulgação/Panasonic)

Se você está pensando em comprar uma nova TV, confira o guia de compras para acertar na escolha da smart TV.

Como desinstalar aplicativos da TV Panasonic

Depois de algum tempo, você pode precisar de mais espaço na memória da TV Panasonic ou mesmo enjoar de algum aplicativo. Se você se encontrar em uma dessas situações, é hora de fazer o caminho contrário e excluir o app. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Pressione a tecla "APPS" do controle remoto do televisor;
  • No canto direito superior há uma espécie de chave de fenda. Clique nela;
  • Escolha o aplicativo que você quer desinstalar e clique nele. Você também pode movê-lo ou bloqueá-lo;
  • A TV fará a desinstalação automaticamente ao clicar em “Remover Aplicativo”.

Ah! Não se esqueça que alguns aplicativos fazem parte do sistema operacional da TV e não poderão ser excluídos.

Como conectar o celular na smart TV Panasonic?

Agora que você já sabe como baixar apps na TV Panasonic, já pode aproveitar sua televisão ao máximo. Mas e se o aplicativo que você deseja baixar não estiver disponível na loja de apps da Panasonic? Nesse caso, você pode baixar o app no seu celular e transmitir o conteúdo diretamente para a tela da TV.

É possível conectar o celular na smart TV Panasonic por espelhamento ou pelo aplicativo Panasonic TV Remote 2. Outra opção é usar um Chromecast para transmitir conteúdos do celular ou tablet para a TV. Para isso, basta que o dispositivo e a smart TV estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Confira as melhores ofertas para as smart TVs Panasonic

Antes de comprar uma smart TV, conheça mais sobre os principais tipos de tela. Contamos as principais diferenças entre as TVs de LCD, LED, QLED e OLED.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o assunto? Confira mais artigos sobre smart TVs aqui.