Em busca dos melhores tablets para comprar em 2022? Para muitos usuários, os tablets são equipamentos tão práticos que substituem o uso de notebooks para várias tarefas. Apesar de Apple e Samsung dominarem o mercado brasileiro, várias fabricantes investem na produção desses aparelhos.

É possível encontrar opções variadas à venda por arqui, desde os mais simples aos mais completos. Veja abaixo as nossas indicações de melhores tablets para comprar no Brasil em 2022.

Se você estiver em busca de um tablet bom e barato, aproveite para conferir também a nossa lista com algumas opções.

Galaxy Tab A7 é indicado como um dos melhores tablets custo-benefício (Foto: Shutterstock)

Como chegamos à lista de melhores tablets 2022?

São vários modelos à venda no mercado. Por isso, levamos em consideração alguns pontos importantes para fazer essa lista. Selecionamos aparelhos das principais marcas que atuam no Brasil. Avaliamos características e faixas de preços dos produtos e também a relação custo-benefício. Ou seja: os aparelhos que têm um preço justo para o conjunto que oferecem. Então, vamos à lista de melhores tablets para comprar em 2022.

Tablet Multilaser M7S

Esse é um tablet para quem não quer gastar muito. A marca brasileira, especialista em produtos de informática e tecnologia, oferece um modelo simples, mas eficiente. Não é um aparelho com grandes diferenciais técnicos. Mas, por conta de seu preço, se torna ideal para quem busca uma alternativa aos melhores tablets.

O Tablet Multilaser M7S conta com um processador Quad Core, ideal para tarefas do dia a dia. Ele tem memória interna de 16GB, expansíveis até 64GB com um cartão de memória, além de 1GB de memória RAM - pode ser insuficiente para rodar alguns aplicativos. A tela é de 7 polegadas, com resolução de ‎1024x600 Pixels.

Por que o Tablet Multilaser M7S está entre os melhores tablets?

  • É um aparelho simples, com configuração básica para o dia a dia;
  • É um dos melhores tablets para a faixa de preço;
  • Conta com processador Quad Core, suficiente para leitura e aplicativos levez;
  • Design simples e compacto.

Galaxy Tab A S Pen 4G

O Galaxy Tab A S Pen 4G foi lançado pela Samsung em 2019. Ainda assim, conta com uma ficha técnica interessante, capaz de o colocar na lista de melhores tablets em 2022. É um dispositivo simples, ideal para o dia a dia. Compacto, leve e com a caneta S Pen embutida no próprio aparelho, disputa um lugar na briga de melhor tablet para estudar ou trabalhar, por exemplo.

O tablet da Samsung conta com uma tela de 8 polegadas, com painel do tipo IPS LCD, o que garante imagens bonitas e de excelente qualidade. As configurações podem soar um tanto ultrapassadas. O processador é o Exynos 7904, de 14 nm, abaixo dos modelos mais recentes. O Galaxy Tab A S Pen 4G tem 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. Assim, também se apresenta como um bom tablet infantil, para jogos e atividades do dia a dia.

Por que o Galaxy Tab A S Pen 4G é uma opção de melhor tablet ?

  • Tela de boa qualidade, com imagens em alta resolução;
  • Aparelho leve e compacto, o que facilita na hora do uso;
  • Suporte à caneta S Pen, embutida no próprio aparelho;
  • Configurações ideais para quem quer estudar ou para jogos leves.

Galaxy Tab A7 4G

O Galaxy Tab A7 é o tablet ideal para aqueles que buscam um modelo com desempenho acima da média, mas não querem gastar tanto. É um aparelho com um processador octa-core, ótimo para uso no dia a dia. Assim, disputa o posto de melhor tablet para estudar, por exemplo.

O tablet da Samsung é vendido em versão com 3 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória. Outro destaque do Galaxy Tab A7 Wi-Fi é a sua tela, que tem 10,4 polegadas e resolução Full HD (2000 x 1200 pixels). É uma ficha técnica ideal para quem deseja assistir vídeos e filmes no aparelho.

Por que o Galaxy Tab A7 4G é uma opção de melhor tablet custo-benefício?

  • Visual refinado e bom acabamento;
  • Processador é potente o suficiente para uso no dia a dia;
  • Aceita cartão de memória;
  • Possui tela com resolução Full HD;
  • Bateria possui boa autonomia.

Galaxy Tab A8

O Galaxy Tab A8 é um tablet de entrada da Samsung, voltado para os estudos e o trabalho, lançado em fevereiro de 2022. O modelo veio para substituir o Tab A7, que foi sucesso de vendas em 2021. Para isso, conta com várias melhorias, como processador mais potente, além de bordas mais finas. Com 4 GB de memória RAM, o aparelho promete rodar sem travamentos os aplicativos do dia a dia e jogos leves. Por isso, também briga pelo posto de melhor tablet infantil.

A tela do Samsung Galaxy A8 tablet é de 10,5 polegadas e conta com a tecnologia LCD TFT, que atinge até 16 milhões de cores, com resolução de 60 Hz. O display possui alta resolução WUXGA (1920 x 1200 pixels), que é superior a Full HD. Aliada às bordas finas e simétricas, a tela proporciona uma boa experiência para assistir a filmes e séries.

Por que o Samsung Galaxy A8 está entre os melhores tablets?

  • Tem uma tela de 10,5 polegadas TFT, com resolução WUXGA (1920 x 1200)
  • Conta com um processador octa-core de 2,0 GHz;
  • Memória RAM de 4 GB, ideal para atividades do dia a dia
  • Armazenamento de 64 GB, expansível até 1 TB com cartão de memória.

Moto Tab G70

O Moto Tab G70 é um tablet da Motorola com lançamento em janeiro de 2022. O modelo integra a tradicional linha Moto G e marcou o retorno da fabricante ao mercado de tablets no Brasil. Com ficha técnica intermediária, o dispositivo é ideal para entretenimento ou uma opção de melhor tablet para estudar.

Entre seus destaques, estão a tela de 11 polegadas com resolução 2K, o sistema de áudio estéreo com tecnologia Dolby Atmos. Por outro lado, ele roda Android 11, que é a versão anterior do sistema do Google. As câmeras não costumam ser o ponto forte dos tablets. Esse modelo conta com uma câmera traseira de 13 MP, com lente de abertura f/2.2, e câmera frontal de 8 MP, com abertura f/2.0. Um dos principais diferenciais é a bateria com capacidade de 7.700 mAh, com boa autonomia.

Por que o Moto Tab G70 é uma opção de melhor tablet?

  • Bom custo-benefício para a configuração;
  • Conta com tela de 11 polegadas com resolução 2K;
  • Câmera traseira de 13 MP, com lente de abertura f/2.2, e câmera frontal de 8 MP, com abertura f/2.0;
  • Bateria com capacidade de 7.700 mAh.

Quer um tablet bom para jogos? Confira nossa lista com as melhores opções.

Galaxy Tab S6 Lite

O tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite é outra opção intermediária da marca sul-coreana. Essa é a versão econômica do Tab S6. O S6 Lite é um tablet Samsung com caneta eletrônica S Pen já de fábrica, seu maior destaque. É uma ótima pedida para quem trabalha com gráficos ou usa para estudos. A tela do tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite é de 10,4 polegadas, um display grande e excelente para o mais diverso tipo de atividades. A configuração, porém, não conta com a tecnologia Super AMOLED – usa um painel TFT LCD. Isso significa que os contrastes não são tão intensos, e os pretos acabam tendo um tom mais acinzentado.

É um aparelho para o dia a dia, já que não conta com uma configuração tão avançada. Mas suficiente para quem quer estudar e trabalhar e não precisa de um funcionamento tão robusto. Ele conta com chipset Exynos 9611 e memória RAM 4GB, além de espaço de armazenamento nas versões de 64 ou 128 GB, com expansão para até 1TB via microSD. A bateria, de 7.040 mAh, dá uma autonomia de cerca de 13 horas de uso. As câmeras (8MP na lente traseira; 5MP na frontal) ficam no topo do display – ou seja, seguem uma linha vertical.

Por que Samsung Galaxy Tab S6 Lite está entre os melhores tablets?

  • É um tablet Samsung Galaxy com caneta já de fábrica;
  • Ideal para quem quer um tablet de bom funcionamento, mas sem gastar tanto;
  • Tem display de 10,4 polegadas, ideal para as mais diversas funções;
  • Conta com versões de 64 ou 128GB de armazenamento interno, expansíveis a até 1TB;
  • Tem autonomia de cerca de 13 horas de uso.

Galaxy Tab S7 FE SM-T735N

O Tab S7 FE é um tablet Samsung Galaxy lançado em julho de 2021. O modelo tem as características principais de sua versão mais completa, o Galaxy Tab S7. No entanto, conta com alguns cortes na ficha técnica para que o preço fique mais em conta. É um aparelho com acabamento em metal, tela Full HD e processador octa-core com 2,2 GHz. A memória RAM é de 6 GB, enquanto o armazenamento interno é de 64 ou 128 GB, também expansíveis para até 1 TB.

O aparelho também vem com a S Pen de fábrica, o que permite o uso para diversas funções. A tela é de 12,4 polegadas, com tecnologia TFT e resolução Full HD. Ainda que não seja top de linha, é o suficiente para que se possa ver filmes e séries sem muita perda na qualidade. A câmera traseira é de 8MP, com foco automático, enquanto a frontal conta com 5MP. Também conta com conexão 4G e Wi-Fi. Quer saber mais? Confira nossa análise do tablet Samsung Galaxy Tab S7 FE.

Por que o Tab S7 FE é uma opção de melhor tablet Samsung?

  • Tem bom custo-benefício diante de suas configurações;
  • Vem com a caneta S Pen de fábrica;
  • Conta com uma tela de 12,4 polegadas, excelente para o uso diário;
  • A bateria é de 10.090 mAh, com autonomia de mais de 12 horas de uso;
  • Armazenamento interno de 64 ou 128GB, expansível para até 1TB.

iPad 9ª geração

A nona geração do iPad padrão não tem tantas diferenças assim em relação ao modelo anterior. No entanto, este aparelho é o tablet melhor custo-benefício da marca. Com uma tela de 10,2 polegadas e resolução de 2160 x 1620 pixels, é um dos melhores tablets para estudo.

Com a navegabilidade comum aos devices da Apple, o sistema minimalista facilita na hora de ler artigos e fazer anotações. Aplicativos de organização como o Notion funcionam perfeitamente neste dispositivo. Além disso, o armazenamento interno de até 256 GB é suficiente e esta versão é compatível com a Apple Pencil da primeira geração.

Por que o iPad 9ª geração está entre os melhores tablets?

  • Tem uma tela de 10,2 polegadas, com resolução de 2160 x 1620 pixels;
  • Compatível com Apple Pencil da primeira geração;
  • Armazenamento interno de 64GB ou 256 GB;
  • Compatível com Smart Keyboard;
  • Conta com câmera grande-angular de 8 MP; câmera frontal ultra-angular com sensor de 12MP.

iPad Mini 6ª geração

O iPad Mini 6ª geração é o melhor iPad para quem quer ler. Por ser menor que os outros, é mais confortável para ser usado durante períodos mais longos – pesa apenas 293 gramas. Além disso, conta com a maior nitidez para leitura, com 324 ppp. Os outros dispositivos, por exemplo, têm 264 ppp.

O processador usado é o A15 Bionic, o mesmo da nova geração do iPhone, e já conta com conectividade para 5G. De acordo com a Apple, a CPU garante um aumento de 40% no desempenho, em relação à geração anterior. Outra mudança significativa está na exibição de gráficos. A nova GPU de 5 núcleos proporciona um aumento de 80% no desempenho gráfico. Quer saber mais sobre esse iPad ideal para leitura? Veja a análise da ficha técnica do iPad Mini.

Por que o iPad Mini 6ª geração é uma opção de melhor tablet?

  • Pesa apenas 293 gramas;
  • Tem maior nitidez para leitura, com 324 ppi;
  • Processador A15 Bionic;
  • Tela de 8,3 polegadas, com resolução de 2266 x 1488 pixels;
  • Compatível com Apple Pencil da 2ª Geração;

Xiaomi Pad 5

O Xiaomi Pad 5 é o primeiro tablet da marca chinesa no Brasil. O aparelho conta com o processador Qualcomm Snapdragon 860, além de 6GB de memória RAM. De acordo com a fabricante, a combinação garante um bom desempenho do modelo, seja para trabalho ou para entretenimento.

Outro destaque do Xiaomi Mi Pad 5 é a tela. O display de 11 polegadas tem resolução de 2560 x 1600 pixels (IPS LCD) e taxa de atualização de 120 Hz. Ele se destaca pela grande qualidade para exibição de imagens WQHD+. Possui a tecnologia True Display (ou Tela Realista). Além disso, o Xiaomi Mi Pad 5 conta com câmera frontal de 8MP e câmera principal de 13MP, que filma em 4K. Ainda que não seja um conjunto tão potente, é o suficiente para fotos de boa qualidade em ambientes iluminados.

Quer saber mais? Confira uma análise completa do Xiaomi Mi Pad 5.

Por que o Xiaomi Mi Pad 5 está entre os melhores tablets?

  • Conta com uma boa combinação de processador e memória RAM;
  • Tela de 11 polegadas, com taxa de atualização de 120Hz;
  • Possui a tecnologia True Display (ou Tela Realista).
  • Design leve, fino e portátil;
  • Filma em 4K.

Galaxy Tab S8

O Tab S8 é um tablet Samsung Galaxy lançado neste ano. Faz parte da nova linha premium da gigante sul-coreana. O maior avanço em relação à linha anterior é o novo processador, o Snapdragon 8 Gen 1. É o melhor já usado em um tablet da Samsung, 52% mais rápido em comparação com o usado até aqui. O tablet também conta com suporte à rede 5G, para velocidades ainda maiores de conexão.

O Tab S8 tem tela de 11 polegadas, com tecnologia TFT, resolução WQXGA (2560 × 1600 pixels) e taxa de atualização de até 120 Hz. Isso garante imagens em alta definição e boa fluidez nas transições de imagens. Assim, se transforma em uma ótima opção para jogar e para assistir séries e filmes.

O tablet Samsung Galaxy Tab S8 possui sistema de som estéreo, com quatro alto-falantes AKG com Dolby Atmos e tecnologia de redução de ruído com três microfones. Ele oferece ainda 8 GB de memória RAM e 256 GB de memória interna -expansível até 1 TB via microSD. O S8 ainda tem câmera dupla traseira (13MP + 6MP) e uma ultrawide frontal de 12MP.

Outro ponto que é muito destacado pela Samsung é a presença da caneta S Pen de última geração. Ela teve a sua latência aprimorada, caindo para 6,2 milissegundos, ficando muito similar a escrita em papel. Tem 4.096 níveis de precisão, garantindo também uma incrível experiência ao desenhar.

Se quiser saber mais, confira a análise da ficha técnica do Tab S8. Você também pode conferir tudo sobre o Tab S8 Ultra, a versão mais potente do produto.

Por que o Tab S8 é um bom tablet Samsung Galaxy?

  • Tem uma tela de 11 polegadas TFT, com resolução WQXGA (2560 × 1600 pixels)
  • Conta com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1
  • Possui memória RAM 8 GB e armazenamento 256 GB expansível
  • Câmeras traseiras de 13 MP com foco automático e ultra-wide de 6MP e frontal de: 12 MP
  • Conta com caneta S Pen de última geração e latência aprimorada.

Galaxy Tab S7 Plus SM-T970

Essa é a versão top da geração anterior de tablets da Samsung. O aparelho conta com uma tela de 12,4 polegadas, com tecnologia Super Amoled. O processador é o Qualcomm Snapdragon 865, com 8GB de memória RAM. A bateria, de 10.090 mAh, garante uma autonomia de até 12h de uso contínuo.

Com o lançamento da nova linha S8, o Tab S7 Plus aos poucos vai saindo do mercado. Mas, ainda assim, conta com atrativos, como o jogo duplo de câmeras na parte traseira, com 13MP + 5MP, e a frontal de 8MP. Além disso, conta com o suporte à caneta S Pen, como os modelos anteriores.

Por que o Tab S7 Plus é uma opção de melhor tablet Samsung?

  • Possui uma das configurações mais avançadas em um tablet Samsung Galaxy;
  • Conta com tela de 12,4 polegadas com tecnologia Super Amoled
  • Possui bateria de 10.090 mAh;
  • Conta com bom jogo de câmeras (13MP + 5MP atrás; 8MP na frente);
  • Suporte à caneta S Pen.

Quer um tablet com chip? A gente te mostra alguns modelos à venda no mercado.

iPad Pro 5ª geração

O iPad Pro 5ª geração é o melhor tablet da Apple, sendo o modelo mais avançado de todos. Este é o melhor iPad para trabalhar e para quem usa mais de uma função simultânea. O device mais profissional tem uma tela totalmente laminada de 12,9 polegadas, revestimento antirreflexo e resolução de 2732 x 2048 pixels a 264 ppp.

O armazenamento interno de até 2TB permite que o usuário guarde uma infinidade de arquivos, fotos e vídeos. Além disso, já dá acesso à rede 5G e tem o processador mais avançado da Apple, o M1, com a nova geração do Neural Engine.

Por que o iPad Pro 5ª geração está entre os melhores tablets?

  • É o modelo mais avançado de uma das principais marcas do mercado;
  • Tem uma tela de 12,9 polegadas, com resolução de 2732 x 2048 a 264 ppp;
  • Tela totalmente laminada e revestimento antirreflexo;
  • Conta com processador M1 é topo de linha da Apple;
  • Opções de armazenamento interno de 128GB, 256GB, 512GB, 1TB e 2TB;
  • Compatível com Apple Pencil 2ª geração, Magic Keyboard e Smart Keyboard Folio;
  • Câmeras grande-angular de 12 MP e ultra-angular de 10 MP;