Você sabe como limpar sofá de tecido? A dúvida, muito comum para quem opta por sofás claros, é mais fácil de ser resolvida do que muita gente imagina. Afinal de contas, é possível fazer a limpeza de um sofá de tecido encardido e, até mesmo, remover manchas dele sem ajuda de um profissional.

Se você não sabe por onde começar, chegou ao lugar certo. Para te ajudar, aqui embaixo vamos dar dicas de como limpar sofá de tecido muito sujo em casa. Confira!

Leia também: Sofá-cama: as melhores opções de 2021

Dependendo da solução que você vai usar, a aplicação deve ser feita com uma escova de cerdas macias (Imagem:Shutterstock)

Como limpar sofá de tecido

Antes de tudo, é importante lembrar que a limpeza diária e imediata é imprescindível para que o seu móvel fique com carinha de novo por mais tempo. Por isso, sempre que for possível, o ideal é limpar a superfície do sofá de tecido assim que ele sujar. Além disso, alguns cuidados, como evitar o consumo de alimentos e bebidas no sofá e o uso de canetinhas, tintas e esmaltes perto dele também podem ajudar a aumentar sua vida útil.

Ainda assim, quando um acidente acontecer, você pode usar uma das táticas abaixo.

Com água morna e sabão de coco líquido

A primeira mistura que é grande aliada do passo a passo de como limpar sofá de tecido é a de sabão de coco líquido com água morna. Além deles, você também vai precisar de uma escova macia. Essa dica é ideal para limpar sofás que não passam por higienização há um tempo, já que ajuda a remover sujeiras mais pesadas espalhadas por todo o estofado.

  • Passo 1: primeiro, tire todas as almofadas e demais objetos de decoração que estejam em cima do sofá;
  • Passo 2: aspire toda a superfície do sofá - sem esquecer dos cantos;
  • Passo 3: misture água morna e uma colher de sopa de sabão de coco líquido em um recipiente. Mexa bem;
  • Passo 4: com o auxílio da escova macia, passe a mistura por toda a superfície do estofado. Tenha cuidado para não encharcar o tecido;
  • Passo 5: por fim, remova o excesso da solução com água pura.

Viu só como é prático? Caso alguma sujeira ainda não tenha saído, repita o procedimento.

Em dúvida de qual sofá comprar? Saiba mais sobre as diferentes opções de tecidos para sofá e decida qual é o melhor para você!

Com vinagre branco e água morna

Essa mistura é uma ótima solução de como limpar sofá com poucos itens e de forma rápida. Mas fique atento, ela só ajuda a tirar a sujeira do dia a dia, que é leve e de fácil remoção. Se esse for o seu caso, siga o passo a passo a seguir:

  • Passo 1: misture um litro de água morna com 250 ml de vinagre branco;
  • Passo 2: agora, mergulhe um pano macio na mistura, torça bem e esfregue em todo o estofado;
  • Passo 3: por fim, deixe secar em um local bastante arejado para que o cheiro saia por completo.

Caso o seu sofá tenha manchas de gordura, basta adicionar duas colheres de chá de bicarbonato de sódio na solução e borrifar no local da mancha. Deixe agir por 10 minutos e, depois disso, retire o excesso com um pano levemente umedecido com água.

Querendo dar um novo visual para o cômodo? Conheça dicas e produtos de decoração para sala!

Como tirar manchas de um sofá de tecido

Se o seu sofá de tecido está com manchas, seja de gordura, tinta de caneta ou até mesmo de alimentos que possam ter caído ou sido derramados no estofado, não se desespere: a limpeza é possível. Confira algumas dicas abaixo!

Faça uma solução com detergente neutro

Feita com ingredientes que você costuma ter em casa, a mistura de detergente neutro com vinagre e água é uma boa opção para retirar tinta de caneta e giz de cera do sofá, mas também remove sujeiras leves e pequenas manchas de gordura.

  • Passo 1: misture uma colher de sopa de detergente neutro, duas colheres de chá de vinagre branco e uma xícara de água;
  • Passo 2: agora, borrife a solução no local da mancha;
  • Passo 3: espere agir por 10 minutos e retire o excesso com um pano levemente umedecido.

Utilize talco e papel toalha

Se você quer dar adeus às manchas de gordura, confira essa dica de como limpar sofá de tecido. Para isso, você vai precisar de: talco, escova de cerdas macias, papel toalha, pano seco e água morna.

  • Passo 1: coloque uma ou duas folhas de papel toalha em cima da mancha de gordura e acrescente talco em cima. Deixe agir por cerca de 5 minutos;
  • Passo 2: após esse tempo, retire o papel com o talco e remova a mancha com a ajuda da escova;
  • Passo 3: para finalizar, passe um pano úmido com água morna e deixe secar naturalmente.

Vai casar e ainda não começou a sua lista de chá de panela? Saiba como montar a lista e o que pedir!

Como limpar sofá de tecido muito sujo

A máquina extratora é uma ótima opção de como limpar sofá de tecido muito sujo (Imagem: Shutterstock)

Agora, se você quer aprender como limpar sofá de tecido muito sujo, nós apresentamos a solução: a máquina extratora. Após acumular poeira, partículas de alimentos e demais sujeiras por muito tempo, o sofá de tecido pode ficar muito sujo e difícil de limpar com misturas mais básicas.

Por isso, talvez essa seja a hora de você considerar uma máquina extratora como opção para fazer uma limpeza profunda no móvel. Além de aspirar pó, essa máquina também aspira líquidos e, em alguns casos, serve até mesmo para borrifar produtos. Se você já tem a sua, confira o passo a passo a seguir:

  • Passo 1: comece aspirando o seu sofá e removendo as partículas de sujeira maiores. Não esqueça dos cantos e dobras;
  • Passo 2: agora, coloque dois litros de água e dois copos americanos, cerca de 100ml, do produto de limpeza para estofados da sua preferência no compartimento da máquina extratora;
  • Passo 3: feito isso, ligue a bomba da máquina e espalhe o produto por toda a superfície do sofá, com a ajuda do pulverizador (bico que acompanha o aparelho). Aguarde cerca de dez minutos;
  • Passo 4: passado o tempo, é hora de fazer a limpeza final. Acione o gatilho para lavar o tecido e aspirar toda a água que será jorrada e a sujeira que penetrou o estofado. Não esqueça de fazer isso em todo o sofá.

Pronto! O seu sofá está limpo. Caso tenha ficado alguma sujeira, esfregue uma escova macia sobre ela, que a mesma sairá com facilidade.

Se você ainda não tem uma máquina extratora, confira a seguir algumas opções:

Buscando outras opções? Confira aqui mais modelos de máquina extratora para comprar no momento!

Meta: Quem tem sofá de tecido sabe que o móvel exige uma limpeza constante e que as manchas acabam aparecendo. Aprenda como limpar sofá de tecido e tirar manchas do móvel.

Foto de capa: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/high-angle-view-young-man-cleaning-571668943

Tag alt: Homem limpando o sofá de tecido com o auxílio do aspirador

Fontes:

https://www.rklimp.com.br/como-limpar-um-sofa-sujo-dicas#:~:text=Em%20um%20recipiente%2C%20coloque%20%C3%A1gua,e%20molhar%20muito%20o%20tecido.

https://www.cleanipedia.com/br/limpeza-de-pisos-e-superficies/como-limpar-sofa.html