Na dúvida sobre o que perguntar para Alexa? Veio ao lugar certo! Nós reunimos nessa lista algumas dúvidas comuns para que você aproveite ainda mais a sua assistente, além de trazer algumas perguntas divertidas que você pode fazer. Para quem ainda não sabe muito bem o que é Alexa, trata-se da assistente virtual da Amazon. Ela funciona através da inteligência artificial e, basicamente, responde aos seus comandos de voz e pode ser utilizada para facilitar seu dia a dia.

Precisa de um lembrete? Ela programa e te avisa. Em dúvida sobre um feriado? Ela te lembra. Quer uma reflexão? Ela traz para você. Confira, a seguir, nossa lista com algumas perguntas para fazer para a Alexa e aproveitar mais sua caixinha inteligente!

Em dúvida sobre como automatizar sua casa? Confira nosso guia completo para montar uma casa inteligente, com tudo sobre automação residencial que existe no mercado

Confira nossa lista de coisas para perguntar para Alexa (Foto: Shutterstock)

O que perguntar para a Alexa: funções úteis para o dia a dia

Quanto mais é utilizada, mais a Alexa será capaz de assimilar textos e comandos de voz, uma vez que se adapta às demandas dos usuários. E, uma vez que é uma assistente conversacional, ela consegue conversar e interagir na execução de algumas tarefas. Logo, você pode utilizar a Alexa para atividades triviais, mas também pode configurá-la com habilidades especiais, que garantirão respostas mais personalizadas.

"Alexa, qual a previsão do tempo para hoje?"

Uma pergunta para fazer para Alexa é sobre a previsão do tempo. Devido a sua conexão com provedores de notícias, ela é capaz de atualizar a previsão do tempo diariamente de acordo com sua posição geográfica.

"Alexa, quais as últimas notícias do dia?"

Como já citado anteriomente, a uma das coisas para perguntar a Alexa e que tem respostas variadas é o resumo de notícias. Com essa habilidade da assistente, você pode receber as últimas atualizações de eventos nacionais e internacionais de acordo com o provedor de notícias preferido. Vale dizer que ela tem mais de 40 provedores disponíveis, então é só ajustar as configurações e perguntar para Alexa o que você precisar saber.

"Alexa, qual a tabela do Campeonato Brasileiro?"

Você também pode configurar a sua Alexa para poder saber as últimas notícias do seu time preferido, sua posição no Campeonato Brasileiro, ou até mesmo descobrir notícias de outros esportes. Também é possível perguntar para Alexa quais as novas informações sobre seu time de coração, como o placar do jogo do Flamengo ontem.

"Alexa, qual é o Dia da Independência do Brasil?"

Se você tem dúvidas sobre feriados ou mesmo sobre em que dia da semana algum deles vai cair, uma das perguntas para fazer para Alexa tem que ser sobre isso. Ela não apenas pode te dar informações sobre datas importantes do ano corrente, como também de outros anos, se você quiser. Além disso, ainda é possível sincronizar agendas para não perder nenhum compromisso.

"Alexa, quanto é 15 x 20?"

Quer mais ideias de coisas para perguntar para Alexa? Que tal pedir resultado de contas matemáticas? Sem dúvida, essa pode ser uma das funcionalidades mais importantes para aqueles distraídos ou ocupados demais. A Alexa pode acessar uma calculadora virtual para prover resultado de qualquer conta que você quiser. Simples, né?

Já pensou em comandar uma TV com a ajuda da Alexa? Conheça duas televisões compatíveis com a assistente virtual, Samsung AU8000 vs LG UP7750, e descubra qual é a melhor 4K custo-benefício.

Perguntas engraçadas para a Alexa

Entre as perguntas para fazer para Alexa, sem dúvidas que muitas pessoas preferem as piadas. A Assistente tem mais personalidade do que se imagina e você pode tentar conhecê-la melhor ao fazer perguntas divertidas.

"Alexa, você pode contar uma piada?"

Sim, uma coisa para perguntar para a Alexa é pedir para ela contar uma piada. A assistente tem uma série de piadas prontas para te contar e é possível interagir com ela ou pedir para contar uma outra piada.

"Alexa, no que você está pensando?"

Se você está em dúvida sobre o que perguntar para Alexa, por que não tenta algo sobre reflexões? A Alexa pode te trazer reflexões da nuvem quando você faz esse tipo de pergunta e, acredite, podem aparecer coisas bem aleatórias - ou profundas. Mas, se você é dos jogos, a Alexa pode acessar jogos de adivinhação, em que você pode tentar acertar o número até conseguir. Também é possível utilizar o Akinator, jogo em que a Alexa vai tentar acertar em qual personagem ou figura pública você está pensando.

"Alexa, quando é seu aniversário?"

Mais uma coisa para perguntar para a Alexa é quando é seu aniversário. Ela responderá de acordo com o quão próximo você está do dia 6 de novembro, dia em que chegou ao Brasil.

"Alexa, qual o seu Pokémon preferido?"

Se você é um pokemaníaco e está na dúvida sobre o que perguntar para Alexa, vai aqui uma dica: ela vai te responder! Sem spoilers, mas digamos que ela pode precisar de eletricidade e querer ser tão veloz quanto um dos monstrinhos. De qualquer maneira e, independentemente da resposta, é uma boa funcionalidade para explorar junto com amigos e família.

"Alexa, qual o seu time favorito?"

Essa é uma das perguntas para fazer para Alexa que poderia gerar dor de cabeça. Porém, ela foi programada para ter uma resposta neutra. Por isso, se você fizer essa pergunta, ela vai responder “Aqui é Brasil! Seleção Brasileira, sempre”, ou algo do tipo. Ainda assim, caso você queira escutar o hino do seu time, a Alexa estará pronta para cantar.

Procurando um aspirador robô? Confira o nosso review completo do Oster Keep Clean e descubra se ele vale a pena!

Conheça alguns modelos de Alexa

Echo Dot 3

Alexa Echo Show 5

Echo Studio

Leia mais sobreCasa+