O secador de cabelo deixou de ser apenas um produto capaz de turbinar as madeixas no penteado. Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com a saúde dos fios, os tipos de secador de cabelo vão muito além do esperado.

Ainda que existam no mercado aqueles modelos mais básicos, há também o secador de cabelo profissional, secador de cabelo com difusor e até escova secadora. Muitos contam com funcionalidades como jato de ar frio, íons negativos, infravermelho e até micropartículas de prata. Ou seja: além de diminuir os danos dos cabelos, também deixam os cabelos com aspectos de bem tratados.

Aqui neste artigo, você vai poder conferir o que, para que servem e como funcionam todos esses recursos dos secadores de cabelo. E para encontrar as respostas, pedimos a ajuda da cabeleireira Anna Dorneles (@hair.adorneles). Veja só!

Se estiver em busca de modelos para compra, veja neste link aqui nossa lista dos melhores secadores de cabelo do momento!

Escova secadora x secador de cabelo: quais são as diferenças?

Super em alta no momento, a escova secadora é a mistura perfeita do secador com a escova de cabelo. Basicamente, o modelo é uma escova que emite ar quente e, por isso, quando em contato com as mechas, seca e alisa ao mesmo tempo. Bem prático, certo? E a proposta é exatamente essa, tanto na versão estática como na giratória. Com uma escova secadora igual o modelo abaixo, até quem não tem muita habilidade com secagem consegue otimizar o processo.

Por outro lado, os diferentes tipos de secador de cabelo cumprem o mesmo papel com perfeição, mas desde que sejam usados acessórios extras (como uma escova ou difusor, no caso) simultaneamente, para alisar ou modelar com mais facilidade. Sozinho, o jato de ar quente do secador é capaz apenas de retirar o excesso de umidade dos cabelos, além de tratar os fios - dependendo da tecnologia do aparelho.

Se quiser conhecer outros modelos da escova secadora, confira aqui nossa lista de melhores opções neste link!

Secador de cabelo profissional ou doméstico? Quando escolher cada um

Foto: Reprodução Shutterstock

Outra dúvida recorrente é: afinal de contas quais são as diferenças entre o secador de cabelo profissional e o de uso doméstico? A resposta é simples: potência. Em geral, os tipos de secador de cabelo profissionais (como o que está aqui embaixo) são mais potentes, chegando a mais de 2.000 watts! Eles atingem mais velocidades, além de níveis mais altos de calor. Isso permite que você consiga secar ou escovar os fios bem rápido - e o melhor, sem fazer muito esforço.

É por isso que, dependendo da frequência com a qual você usa o aparelho no dia a dia, pode ser válido investir em um secador de cabelo profissional entre 1.500 a 2.000 watts. Ele vai ajudar bastante na secagem e modelagem dos fios, economizando minutos (e até horas) preciosas na rotina.

"A escolha entre o secador doméstico e o secador profissional depende do resultado desejado. Secadores profissionais são mais potentes, então facilitam e agilizam a secagem, porém se não forem bem manuseados podem danificar e muito os fios", explica Anna Dorneles.

Sendo assim, nada de esquecer do protetor térmico antes de usar um dos tipos de secador de cabelo profissional, viu? Por causa das altas temperaturas, é ainda mais necessário proteger bem os fios do calor.

Aproveitando, que tal dar uma olhada na nossa lista de melhores secadores de cabelo profissionais? Conheça os modelos queridinhos do mercado!

Secador de cabelo com difusor: pra que serve?

O secador de cabelo com difusor é um dos melhores amigos das onduladas, cacheadas e crespas. Na prática, esse acessório foi criado para distribuir melhor o jato de ar nesse tipo de cabelo, permitindo que, ao secar, os cachos não percam a forma. Além disso, o formato como uma cuba ajuda a espalhar melhor as madeixas e, assim, garantir uma secagem mais rápida dos cabelos. O legal é que os cachos ficam soltinhos e bonitos no visual!

Junto com o bico difusor, outro acessório que ajuda bastante o uso do secador de cabelo é o bico concentrador. Ele ajuda especialmente na escovação, direcionando o ar quente para a mecha que você está secando. Isso ajuda a concentrar o calor em um lugar só, agilizando a modelagem dos fios. Esse acessório pode vir ou não junto com o secador de cabelo na hora da compra.

Tipos de secador de cabelo: conheça as principais tecnologias

Foto: Reprodução Shutterstock

Com os muitos benefícios disponíveis no mercado, é possível escolher um dos tipos de secador de cabelo sem tanto receio. Apesar dos danos causados que podem ser causados nos fios pelo calor constante do aparelho, os fabricantes já se preocupam em oferecer modelos e funcionalidades que diminuem esses efeitos. E o melhor, ainda são capazes de auxiliar você na sua rotina de cuidados com os cabelos!

Existem opções de secador de cabelo iônico, outras com a possibilidade duas temperaturas para secar o cabelo com ar frio... não faltam materiais e tecnologias diferentes. A gente te explica tudo abaixo!

Secador de cabelo com jato de ar frio

Já se perguntou pra que serve o jato de ar frio no secador? Essa tecnologia é bem interessante! Presente na maioria dos secadores de cabelo, o jato de ar frio é ideal para ser usado para finalizar a escova, já que impede que o cabelo absorva umidade do ar após ser manuseado com o ar quente, que abre a cutícula e desidrata o cabelo. Assim, além de agir como proteção aos fios, o jato de ar frio também garante brilho e um efeito mais liso à sua escova.

Para quem essa tecnologia é mais indicada: pessoas com todos os tipos de cabelo, quer usem o secador com frequência ou não, podem se beneficiar do jato de ar frio na secagem das madeixas.

Secador de cabelo com íon negativo

Quando se trata de prevenir fios arrepiados, o secador com íons é a melhor pedida. Já ouviu falar em secador iônico antes? Essa função reduz a eletricidade estática dos fios e diminui consideravelmente os tais fios arrepiados (o famoso frizz), que incomodam bastante quem costuma fazer escova. Secadores de cabelos com íons negativos também agem na selagem da cutícula capilar, trazendo brilho e maciez, pois ajudam a manter a hidratação natural do cabelo.

Para quem essa tecnologia é mais indicada: pessoas com cabelos finos, cacheados ou crespos, costumam lidar mais com o frizz no visual, por isso, secadores com íon negativo são uma boa pedida para esse público.

Secador de cabelo com infravermelho

Um secador com infravermelho apresenta mais uma função capaz de tratar os seus cabelos. Os raios infravermelhos potencializam a função do secador de cabelo ao penetrar nos fios de dentro para fora. Isso deixa o processo mais ágil e menos agressivo. Secar os cabelos fica mais rápido e prático, além de higienizar os fios, por fazer as moléculas de água da fibra capilar girarem com mais rapidez.

Para quem essa tecnologia é mais indicada: pessoas com todos os tipos de cabelo podem se beneficiar do infravermelho nos secadores. No entanto, é preciso preparar o bolso, uma vez que a tecnologia pode encarecer o produto.

Secador de cabelo com micropartículas de prata

Existe, ainda, secador com micropartículas de prata. Essa função age como uma ação bactericida e fungicida, protegendo e aumentando a higiene do seu cabelo. As micropartículas de prata emitidas pelos secadores de cabelo impedem que microrganismos presentes no ar penetrem e danifiquem os fios, deixando-os sem brilho.

Para quem essa tecnologia é mais indicada: as micropartículas de prata ajudam tanto cabelos lisos quanto ondulados, cacheados e crespos.

Secador de cabelo com turmalina

Nas buscas por tipos de secador de cabelo diferentes, é possível que você encontre os secadores com turmalina. Esse mineral, presente no aparelho, também libera íons negativos nos fios, o que ajuda a deixar o cabelo mais brilhoso e macio após a secagem. É interessante apostar nessa tecnologia para aliar cuidado aos cabelos no dia a dia, no entanto, ela pode encarecer o produto, viu? Por isso, é preciso estar disposto a fazer o investimento.

Para quem essa tecnologia é mais indicada: a turmalina ajuda tanto cabelos lisos quanto ondulados, cacheados e crespos. No entanto, pessoas que sofrem com o frizz são as mais beneficiadas da tecnologia.

Secador de cabelo com cerâmica

Outra tecnologia que pode encarecer o secador de cabelo, mas que faz diferença na saúde dos fios, é a cerâmica. Nos secadores de cabelo feitos com esse material, o bico ou as partes internas do aparelho são revestidos com cerâmica, o que ajuda a distribuir o calor de maneira mais uniforme, sem variações. Isso ajuda a controlar a temperatura e garantir que ela permaneça mais 'amena', o que acaba prevenindo possíveis danos que seriam causados pelo calor excessivo nas madeixas.

Para quem essa tecnologia é mais indicada: cabelos masculinos e cabelos finos que querem ter um pouco mais de volume podem se beneficiar do calor produzido pelo secador de cabelo de cerâmica.

Saiba escolher o seu secador de cabelo sem erros

Foto Reprodução Shutterstock

Agora que você já conhece mais sobre os diferentes tipos de secador de cabelo, fica mais fácil realizar uma compra segura. No entanto, com tantas vantagens e opções, é normal ficar na dúvida sobre qual é o melhor secador de cabelo. A resposta para essa pergunta? Tudo depende do seu tipo de cabelo e das suas necessidades. Além disso, sua rotina de uso também influencia na escolha dos critérios.

"Pensando no que não pode faltar em um secador de cabelo, a dica é dar preferência aos que tenham íon negativo. Essa função reduz a eletricidade estática dos fios e diminui consideravelmente os fios arrepiados (frizz). Além disso, o infravermelho facilita a secagem dos cabelos e o bico estreito é importante para concentrar o calor", destaca a cabeleireira.

Ah, e não menos importante: considere outros fatores como peso e design ergonômico. Sabia que alguns modelos chegam a pesar quase 1kg? Para ter o máximo de conforto, o ideal é preferir modelos de até 500g (ou passando só um pouco mais do que isso).