Diante de tantas opções que o mercado oferece, saber como escolher um secador de cabelo se torna um verdadeiro desafio para os indecisos. São diversos detalhes a serem analisados, afinal, qualquer diferença pode modificar o resultado final do seu penteado. E então, como saber se um secador é bom? Qual é a potência certa? Qual é o melhor secador profissional?

Pensando nessas dúvidas, com a ajuda da especialista Anna Dorneles (@hair.adorneles), montamos uma Guia de Compras para ajudá-lo a escolher corretamente o seu equipamento e deixar os fios ainda mais bonitos. Confira as dicas da cabeleireira e acerte na compra!

Aproveite para explorar a nossa lista com os melhores secadores de cabelo do mercado!

Entenda como comprar um secador de cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Verifique qual o peso e tamanho do secador

Na hora de escolher o secador de cabelo, a dica é optar por um com peso entre 300 e 800g. O motivo é que equipamentos mais pesados do que isso podem ser desconfortáveis de serem usados. Já imaginou segurar quase 1kg por vários minutos?

Para quem usa continuamente a ferramenta, vale a pena apostar em um peso abaixo de 500g. Assim, você não sobrecarrega a musculatura e nem fica com o braço cansado. É importante lembrar que quanto mais leve for o secador, mais fácil será manipulá-lo.

Consequentemente, você terá maior habilidade em obter um resultado mais satisfatório no momento de secar os fios, ainda mais se o seu cabelo for longo ou volumoso e precisar de um uso prolongado do aparelho.

Tenha atenção à potência do secador de cabelo

A potência é o aspecto mais importante a ser analisado ao escolher o secador de cabelo, segundo a especialista. Mas. atenção: nem sempre a maior potência será a mais favorável para o seu tipo de cabelo, ok? Quanto mais potente for um secador, mais quente é o jato de ar e, consequentemente, mais rápido os fios poderão ser secos. Porém, fios finos podem acabar sendo prejudicados por temperaturas tão altas.

Mas, e quanto aos watts de potência? De acordo com a especialista, eles variam também conforme o modelo – sendo de uso doméstico ou profissional. Para não se perder na compra, tenha em mente a dica da profissional:

"Para uso profissional, a potência adequada é a partir de 2200w de potência. Também vale sempre optar pelas opções 220 volts, para ser mais econômico e ter um melhor rendimento e vida útil", aconselha.

Assim, os modelos de até 1800W são indicados para pessoas que têm fios mais lisos e finos, que são mais fáceis de secar, mas, ao mesmo tempo, são mais sensíveis a temperaturas altas. Os aparelhos com mais de 1800W são ideais para os cabelos médios e grossos que têm mais volume e demandam mais tempo para a secagem.

Dê atenção à ergonomia do aparelho

(Foto: Reprodução/Shutterstock)

A ergonomia é relativa ao encaixe do secador na mão. É importante ressaltar que o aparelho deve ter fácil aderência aos dedos e permitir a realização de movimentos de uma maneira confortável para você. Portanto, avalie no momento da compra as especificações sobre essa característica.

Se quiser ter mais segurança antes da aquisição veja tutoriais – geralmente, é possível checar tal capacidade por meio deles.

Cheque a velocidade e a temperatura

É importante levar em consideração também a velocidade e temperatura na hora de escolher o melhor secador de cabelo. O aparelho deve ter, ao menos, temperatura fria, morna e quente. Por exemplo, para retirar a umidade dos fios, só a temperatura morna já resolve.

Agora, se o intuito for alisá-lo será preciso a temperatura quente – sem nos esquecermos da opção fria, que sela os fios e os deixa mais brilhantes. A velocidade também interfere na qualidade da secagem. Hoje, as opções de modelos variam, mas é interessante que você escolha uma opção que tenha entre 3 e 6 velocidades. Quanto mais funcionalidades, melhor é o seu equipamento.

Entenda sobre os diferentes tipos de secador de cabelo

Outro ponto importante, mas que causa muitas dúvidas entre os compradores, é o modelo do secador. Entre as principais alternativas estão o secador com íon, turmalina ou cerâmica. Cada um deles serve a uma função, logo, é necessário que você saiba qual a sua necessidade para optar pelo item mais alinhado a ela. Nossa especialista explica as diferenças:

Íon

Os íons se subdividem em dois: os negativos e os positivos. Enquanto os negativos ajudam a fechar as cutículas dos fios, controlando o frizz e também agilizando o tempo que o cabelo precisa ser exposto ao secador, os íons positivos abrem as cutículas — ideal para aqueles fios que receberão tratamentos químicos, a fim de potencializá-los.

Turmalina

O nome faz jus à origem da pedra preciosa. Isso faz com que o secador com essa característica seja capaz de deixar o cabelo não só mais brilhante, mas também mais sedoso, o que é possível graças à liberação de íons negativos.

"Esse mineral potencializa a ação dos milhões de íons negativos emitidos pelo secador, diminuindo a eletricidade estática dos fios e deixando os cabelos mais saudáveis, macios e brilhantes", explica a profissional.

Cerâmica

Já ouviu falar nos secadores de cabelo de cerâmica? Eles são bastante famosos por sua qualidade e por agirem contribuindo para manter a saúde dos cabelos. Uma característica importante considerando que o calor excessivo nas madeixas pode causar danos, né?

"Os secadores com essa característica possuem o bico revestido com o material, distribuindo o calor de maneira mais uniforme, o que diminui os danos causados aos fios" detalha Anna.

Não se esqueça dos acessórios do secador de cabelo

(Foto: Reprodução/Shutterstock)

Um detalhe que faz a diferença é o kit de acessórios que vem junto do secador. É sempre bom optar por aqueles que têm uma variedade maior, pois isso o ajudará a modelar o cabelo de diferentes maneiras.

Por exemplo, grande parte dos aparelhos vem com dois bocais e um difusor. Os bocais são responsáveis por direcionar o ar. O maior serve para modelar os fios durante a escova, já o menor para modelar franjas. Por sua vez, o difusor é capaz de dar ainda mais movimento e naturalidade aos fios cacheados.

Secador de cabelo profissional ou de uso doméstico?

Se você pretende investir em um secador de cabelo para o seu trabalho como cabeleireira, procure pelas opções profissionais. Aqui, a especialista lembra que é importante se atentar a alguns detalhes, tais como potência, espessura e comprimento do fio.

"Para uso profissional, a potência precisa ser a partir de 2200w. Mas, além disso, a espessura e comprimento do fio contam muito. Como é uma ferramenta térmica que consome muita energia elétrica e fica ligada durante muito tempo, o fio precisa suportar esse alto consumo e não super aquecer a tomada", explica.

No entanto, se você pretende secar os cabelos em casa, mas prefere fazer isso com um secador de cabelo profissional para ter mais potência, esses detalhes são mais irrelevantes. Foque em outras características como peso e a tecnologia oferecida pelo produto para amenizar os danos às madeixas.

Observe a voltagem e o consumo do aparelho

Dois aspectos a serem observados antes da compra são a voltagem e o consumo do aparelho. No caso da voltagem, ela pode ser de 110v ou 220v – a escolha depende muito do local onde você vive, pois no Brasil temos essa variação. Se você viaja com frequência, a opção bivolt é a mais indicada.

O consumo também deve ser levado a sério, pois ele impacta diretamente na conta de luz do final do mês. Portanto, cheque nas especificações se o produto tem o selo da ENCE na categoria A, o que significa que a opção é a mais econômica.

Avalie a marca

A marca também não pode ser deixada de lado. Dê preferência àquelas que são especialistas em equipamentos para o cabelo. Nem sempre a sua necessidade será de um secador profissional, mas as boas marcas costumam oferecer opções portáteis para aqueles, por exemplo, que desejam um aparelho mais simples.

É sempre bom pesquisar reviews de compradores para garantir a confiabilidade do mercado. Lembrando também de verificar o selo INMETRO, órgão responsável por certificar a qualidade dos produtos.

Viu como escolher um secador de cabelo não é tão complicado? Basta seguir as dicas dadas para obter sucesso na sua escolha.

Veja mais sobre o universo de cabelos: