Apesar de ser uma placa de vídeo lançada em 2016, a alta no preço dos eletrônicos tornou a GeForce GTX 1050 relevante por um tempo para quem prefere os jogos para PC, pois assim você conseguiria aproveitar alguns jogos caso opte por um notebook GTX 1050, que já vem com a GPU.

Claro que ela não é a ideal para jogar títulos que se enquadram na geração do PlayStation 5 e do Xbox Series. No entanto, ela será capaz de rodar em boa qualidade a maioria dos jogos competitivos e alguns jogos emblemáticos, como os da franquia Assassin's Creed e os da série Doom, por exemplo. Jogos para PC fraco também rodarão sem problemas aqui.

Este artigo foi, originalmente, feito para trazer as melhores opções de notebook GTX 1050 para quem procura uma máquina com essa placa.

No entanto, já em 2022, o notebook GTX 1050 não vale mais o custo-benefício, pois já existem modelos com GTX 1650, uma placa superior, na mesma faixa de preço.

Além disso, por apenas um pouco mais, o usuário consegue aparelhos com RTX 3050 e, por um valor maior, consegue notebooks com RTX 3060.

Notebook GTX 1050 vale a pena?

Sinceramente? Não. Os modelos que você vai ver abaixo, na continuação desse artigo, têm preços a partir de R$ 5.000. Pelo mesmo valor, você acha opções de notebooks com placas de vídeo mais recentes e potentes, como a GTX 1650, por exemplo, e te indico ir agora mesmo para nossa lista de melhor notebook GTX 1650.

A GTX 1650 ainda é uma placa para jogos mais leves, mas já apresenta um desempenho um pouco superior ao da GTX 1050 e se encontra na mesma faixa de preço. Então, para quem procura rodar jogos mais simples em gráficos medianos ou bons, a GTX 1650 vale mais a pena.

Já a RTX 3050 e a RTX 3060 são placas de vídeo top de linha no mercado. Elas são indicadas para rodar jogos mais pesados e recentes com qualidade 4K, com altas taxas de quadro por segundo, e ainda para rodar programas de edição e modelagem 3D. As tecnologias Ray Tracing e DLSS melhoram a qualidade dos gráficos, deixando a experiência ainda mais imersiva.

Alternativas de notebooks com placa de vídeo dedicada

Agora que já indicamos quais as vantagens de placas de vídeo superiores à GTX 1050, vamos a algumas indicações de notebooks com placa de vídeo dedicada.

O Acer Aspire Nitro 5 AN517 tem placa de vídeo GTX 1650, sendo uma boa pedida para quem deseja rodar jogos mais leves e precisa economizar. Ele se encontra na mesma faixa de preço de produtos com placa GTX 1050.

Já notebooks com a RTX 3050 se encontram quase na mesma faixa de preço do que os outros, sendo apenas um pouco mais caro.

O notebook gamer Dell G15 além da placa dedicada top de linha tem 512GB de armazenamento SSD, uma boa quantidade que deve ajudar na hora de evitar travamentos e de manter arquivos mais extensos.

O Dell G15 G15-i1100-M30P tem configurações similares e também deve oferecer um ótimo desempenho para o jogador.

O Dell G15-i1100-M50 é um notebook gamer com uma GPU de nova geração, a RTX 3060, e mesmo assim ainda oferece um ótimo custo-benefício, principalmente se compararmos a qualidade da GTX 1050 com a da RTX 3060.

Os 16GB de memória RAM devem garantir jogos sem travamentos, além de ter um ótimo processador Intel i7 de 11ª geração. Mesmo que seja um tanto mais caro, ainda vale o custo-benefício.

Para ver laptops em geral que tenham bom processamento de vídeo, você pode ver a lista de melhor notebook com placa de vídeo dedicada. Para acompanhar os preços, você pode usar o Histórico de Preço e o Alerta de Preços do Buscapé, aprenda a usá-los:

Leia mais sobre