Falar de um notebook Dell i5 significa falar de notebooks fabricados pela Dell que usam um processador Intel Core i5. Esta combinação por si só cria máquinas versáteis que servem bem para estudo, trabalho e até para jogos em alguns casos.

A Dell é uma das melhores marcas de notebook do mercado e conhecida por produtos de qualidade. Boa construção, durabilidade e um suporte no Brasil são pontos de vantagem da marca. Por outro lado, os preços mais altos pedem um investimento maior do comprador. Você pode saber mais no artigo sobre as melhores marcas de notebooks.

Em relação ao processador, a Intel é uma das líderes do mercado, ao lado da AMD. O Intel Core i5 em particular está em uma boa parte dos notebooks do mercado justamente por suportar a maioria dos usos atuais. Assim, notebooks Dell Core i5 são ótimos para quem quer investir em um notebook com potência mediana para usar pelos próximos anos. Confira os modelos sugeridos a seguir.

Em qual categoria um notebook Dell i5 se encaixa?

Um notebook Dell i5 serve para estudo, trabalho e diversão (Foto: Shutterstock/Nor Gal)

Os notebooks Dell i5 são de categoria intermediária. O motivo para isso está no processador Intel Core i5, que se encontra precisamente entre os produtos mais básicos, como o Intel Core i3 e as versões de ponta, como o Intel Core i7. Por causa dos preços de mercado atual, um notebook Dell i5 não é muito barato. Por um lado, eles precisam de um investimento maior. Por outro, dão um pouco mais de velocidade e longevidade.

As demais especificações tendem a seguir a mesma faixa de preço e potência. De partida, é um notebook intermediário serve bem para o dia a dia e ainda pode ser usado para trabalhar e para se divertir. No entanto, existem variações importantes que podem tornar um notebook Dell i5 melhor do que o outro.

A memória RAM costuma seguir o padrão intermediário de 8GB. O armazenamento costuma ser feito em um SSD. Neste caso a capacidade é reduzida, mas em troca você ganha mais rapidez para rodar o sistema.

Por isso você dificilmente vai encontrar um notebook Dell i5 8GB 1TB, mas pode sempre expandi-lo por conta própria depois. Só que para saber do que um notebook Dell i5 é verdadeiramente capaz, você precisa ver a placa de vídeo.

Um notebook Dell i5 com apenas uma placa de vídeo integrada ao processador até pode rodar programas de edição de foto mais simples e jogos mais leves. Mas os modelos com placa de vídeo dedicada dão um poder a mais para editar vídeos, usar programas de design e jogar videogames mais exigentes. Entenda a diferença dessa peça no guia que explica em detalhes o que é placa de vídeo.

Se ainda está perdido sobre o universo das especificações de notebook, vale dar uma parada para conferir o guia de como escolher um notebook. Assim você pode tomar uma decisão mais acertada. Além disso, se um notebook não for para você, vale saber mais sobre desktops, visto que a própria Dell produz bons computadores de mesa. Veja nossa lista de melhores computadores.

Dell Inspiron 5000 i15-5502-M20S

O Dell Inspiron 5000 i15-5502-M20S é um notebook Dell i5 que equilibra bem o custo-benefício de um produto intermediário. Ele tenta trazer uma potência a mais em detalhes sem encarecer a máquina. Além de incluir um processador moderno, o Intel Core i5 1135G7 da 11ª geração, ele vem até com placa de vídeo dedicada. A GeForce MX350 não vai fazer nenhum milagre, mas dá uma forcinha extra para quem gosta de jogar ou trabalha com edição e design.

A memória RAM de 8GB e o armazenamento de 256GB estão dentro do esperado de um notebook Dell i5 intermediário. Se precisa aumentar a potência, ambos são expansíveis. A tela tem 15,6 polegadas e é Full HD, com bom tamanho e ótima qualidade.

Além disso, ele usa o painel WVA, que não tem distorção de cores e é ideal para quem trabalha com imagens. Este notebook Dell i5 tem teclado numérico dedicado para quem gosta da praticidade.

Por que indicamos esse notebook Dell i5?

  • O processador é de 11ª geração, um dos mais modernos do mercado
  • Tem placa de vídeo dedicada que deixa rodar mais programas e jogos
  • Vem com uma tela de 15,6 polegadas Full HD WVA para ter imagens grandes e de qualidade
  • Tem teclado numérico dedicado

Dell Inspiron 5000 i14-5406

O Dell Inspiron 5000 i14-5406 é um modelo com componentes internos bem padronizados. O processador é o Intel Core i5 1135G7 e ele não tem placa de vídeo dedicada. Ainda assim, a placa integrada ao processador dá a capacidade necessária para jogos leves e edições pontuais. Além disso, é um notebook Dell i5 8GB SSD 256GB com RAM e armazenamento expansíveis.

O diferencial deste notebook Dell i5 é que ele tem função 2 em 1 por causa de sua tela touch. O touchscreen não só facilita o uso como a tela abre 360º, permitindo usar como um tablet. É uma ferramenta que ajuda aqueles que pretendem usá-lo para trabalhar.

Para acompanhar, a tela de 14 polegadas torna o notebook menor e mais portátil. No entanto, a tela tem resolução HD e painel TN, o que pode distorcer cores e não ser muito adequado para edição de fotos.

Por que indicamos esse notebook Dell i5?

  • O processador é de 11ª geração, um dos mais modernos do mercado
  • Notebook 2 em 1 que vira tablet com tela touch
  • Tamanho menor com tela de 14 polegadas facilita o transporte

Dell Inspiron 3000 i15-3501-A46P

O Dell Inspiron 3000 i15-3501-A46P é um dispositivo que faz parte da linha Inspiron 3000 e usa um processador Intel Core i5 1035G1, de 10ª geração, que dá conta do recado mas não é o mais moderno hoje. Contudo, como consequência, ele acaba sendo também mais barato. Ele continua sendo um notebook intermediário, mas com menor capacidade de rodar programas, principalmente por ter placa de vídeo integrada.

O Dell Inspiron 3000 i15-3501-A46P não desaponta no quesito RAM e armazenamento, por ser um notebook Dell i5 8GB SSD 256GB. A tela de 15,6 polegadas tem um bom tamanho para ver um filme ou ajudar os multitarefas, mas a resolução é HD. Para fechar, ele vem com teclado numérico dedicado.

Por que indicamos esse notebook Dell i5?

  • É o notebook Dell i5 mais barato da lista
  • Vem com uma tela de 15,6 polegadas para mais espaço na tela
  • Tem teclado numérico dedicado

Dell Inspiron 5000 i14-5402

O Dell Inspiron 5000 i14-5402 tem um bom desempenho com um processador Intel Core i5 1135G7. Para acompanhar, esse notebook Dell i5 vem com uma placa de vídeo dedicada simples, a GeForce MX330. Ou seja, ele roda a maioria dos programas do dia a dia, além de alguns jogos e softwares de imagem a mais.

A memória RAM é de 8GB, enquanto o armazenamento é de 256GB SSD. Como sempre, também podem ser aumentados se desejar. Este modelo é um notebook Dell i5 pequeno, possuindo uma tela de 14 polegadas e pesando 1,4 kg.

O tamanho não atrapalha a qualidade, uma vez que a tela tem resolução Full HD e painel WVA sem distorção de cor. Desta maneira, é ótimo para profissionais de edição, design e arquitetura que levam o notebook para vários lugares.

Por que indicamos esse notebook Dell i5?

  • O processador é de 11ª geração, um dos mais modernos do mercado
  • Tem placa de vídeo dedicada que deixa rodar mais programas e jogos
  • Tela de 14 polegadas tem qualidade com painel WVA Full HD
  • Notebook portátil que pesa 1,4 kg

Dell Vostro 15-5510

O Dell Vostro 15-5510 faz parte da linha Vostro, direcionada para uso profissional. Esta característica se reflete em vários pontos. Na questão de desempenho, é um notebook Dell i5 com um processador Intel Core i5 11320H e sem placa de vídeo dedicada.

A combinação pode não servir para jogos, mas cumpre bem os requisitos para trabalho. A RAM de 8GB e o SSD de 256GB garantem a velocidade necessária.

A tela de 15,6 polegadas pode ser menos portátil, mas é ideal para abrir tabelas e documentos simultaneamente. A resolução Full HD e o painel WVA também deixam o notebook pronto para demonstrar projetos e trabalhar com edições. O teclado numérico é prático para registrar números.

O mais interessante são os recursos de segurança. Este notebook Dell i5 tem teclado resistente a derramamento, chip com criptografia, obturador de privacidade na webcam, entre outros.

Por que indicamos esse notebook Dell i5?

  • O processador é de 11ª geração, um dos mais modernos do mercado
  • Vem com uma tela de 15,6 polegadas Full HD WVA para ter imagens grandes e de qualidade
  • Tem teclado numérico dedicado
  • É um notebook profissional com recursos de segurança reforçada

Dell G15-i1100-M30P

O Dell G15-i1100-M30P é um notebook gamer que se aproxima dos produtos de ponta. O processador é o Intel Core i5 11400H. Ainda que seja um i5, esta versão tem desempenho melhor do que os anteriores. A placa de vídeo dedicada surpreende por ser uma GeForce RTX 3050, uma das melhores do mercado hoje. Com isso, esse notebook Dell i5 consegue rodar jogos de última geração com Ray Tracing e fazer renderizações pesadas facilmente.

A memória RAM tem 8GB, mas o armazenamento é maior, com 512GB em um SSD. A tela de 15,6 polegadas usa painel WVA e resolução Full HD. O bônus aqui é a frequência de 120 Hz, o dobro do padrão, e que é ótimo para jogos competitivos.

Um ponto negativo, no entanto, é o seu teclado. Apesar de vir com teclado numérico, ele segue o padrão internacional, ou seja, sem a tecla “ç”. Você pode conhecer mais notebooks bons para jogos na lista de melhor notebook gamer.

Por que indicamos esse notebook Dell i5?

  • O processador é de 11ª geração, um dos mais modernos do mercado
  • Tem uma das melhores placas de vídeo dedicadas atualmente
  • Vem com uma tela de 15,6 polegadas Full HD WVA para ter imagens grandes e de qualidade
  • A tela tem frequência de 120 Hz, ideal para ter mais frames em jogos online
  • Possui teclado numérico dedicado
Leia mais sobreInfo+