Dell Inspiron 3000 vale a pena? Conheça mais sobre o notebook básico
Para provar se o Dell Inspiron 3000 é bom, testamos o notebook por alguns dias

Um notebook básico é ideal para quem quer um computador que seja portátil e útil, mas que não seja a principal fonte de entretenimento. Até porque são computadores que vão rodar apenas jogos que sejam superleves ou bem antigos. Considerando que o Dell Inspiron 3000 vem com sistema Linux, a compatibilidade com games cai bastante. Somado a isso, o notebook também está longe de ser o mais portátil do mercado.
Nesses casos, a opção de entretenimento são vídeos, filmes ou séries, todos disponíveis no celular ou pela TV, sendo até mais indicados, na maioria das vezes. Ainda assim, um computador que trava a todo o momento não cumpriria nem o básico. Felizmente, esse não é o caso do notebook Dell Inspiron 3000 i15-3501-U20, mas um pouco de esforço já faz com que ele apresente lentidão.
Isso não significa que ele seja isento de problemas. O sistema Linux Ubuntu, apesar de exigir alguma adaptação, foi bem intuitivo e fácil de aprender. A maioria dos atalhos usados no Windows, inclusive, servem para ele. Mas vou comentar mais sobre o sistema à frente, te oferecendo tudo o que você precisa saber para definir se o Dell Inspiron 3000 vale a pena.
Inclusive, se não tiver muita familiaridade com termos da informática, confira os artigos abaixo:
Prós e contras do Dell Inspiron 3000 i15-3501-U20
Prós
- Sistema Linux é fácil de aprender
- Presença de teclado numérico e no padrão ABNT2
Contras
- Apresenta lentidão mesmo com pouco estresse no sistema
- Notebook é grande
- Teclado é duro e teclas são pequenas
- Sistema vem em inglês e é necessário baixar uma tradução
- Impossível de jogar qualquer coisa nele
Design e Construção

Posso dizer com segurança que o design do Dell Inspiron 3000 não é lá muito impressionante. E por que eu não cito isso como um contra? Porque estamos falando de um notebook básico, que não é feito para impressionar seus compradores, mas oferecer apenas o necessário para que um usuário possa realizar tarefas cotidianas nele.
Ainda assim, cabe aqui uma reclamação sobre o seu tamanho. Mesmo notebooks mais simples, como o Acer Chromebook que já avaliei aqui no Busca, tem a portabilidade como vantagem. O mesmo não acontece com o Dell Inspiron 3000.
Tive dificuldade em colocar ele na mochila para levá-lo ao escritório da empresa por ele ser grande demais. Isso seria compreensível em um modelo gamer, que tem de ser robusto por conta da placa de vídeo. Mas em um note básico, ser grande demais não faz o menor sentido.
Dica: Aproveitando que citei o Chromebook da Acer aqui, dá uma olhada nessa listagem dos melhores Chromebooks aqui do Busca!
Abrindo o notebook, outro problema, mas algo que considerei menor: as teclas dele são pequenas. Por outro lado, ele traz teclado numérico e vem no padrão ABNT2, com tecla de "ç" e acentos. O trackpad funciona bem, mas não tem funções extras ou qualquer item que valha a pena destacar, sendo bem padrão.

Como um notebook básico, não há grandes destaques sobre a tela e webcam desse modelo da Dell. Porém, a única coisa que vale destacar aqui é a tela HD de 15,6 polegadas. Mesmo em um notebook básico, as telas com resolução máxima HD já estão defasadas. Já é possível encontrar notebooks na mesma faixa de preço com tela Full HD, como esse modelo da Acer abaixo.
Desempenho e Sistema
Performance não é o ponto forte do Dell Inspiron 3501. Por mais que isso seja esperado em um notebook barato, esse modelo abusa um pouco. Ao abrir duas janelas do navegador Google Chrome, cada uma com cerca de cinco abas, o note começou a apresentar pequenos travamentos e lentidão.
Nosso trabalho na redação não exige muito de um PC. Na maioria das vezes, usamos essa combinação para ter o editor de texto online aberto, com algumas abas para pesquisas e outras para verificar outros artigos do Busca que podem ser interessantes para recomendar em um texto. Ainda assim, tive de ficar me policiando para não sobrecarregar o computador durante o uso.
Isso se deve aos poucos 4GB de memória RAM que ele apresenta. O armazenamento de dados é feito por meio de um SSD de 128GB, que faz com que ele ligue rapidamente, embora tenha pouco espaço para armazenar arquivos. Além disso, o processador Intel Core i3 1005G1 é básico e, considerando que ainda é da 10ª geração da Intel, deveria entregar uma performance ok, mas os 4GB de RAM não ajudam.

Vale mencionar aqui que o sistema deveria ajudar mais nesse quesito. Afinal de contas, os sistemas Windows são bem pesados, então um notebook com Linux, como este modelo, deveria ter um desempenho um pouco melhor.
Encontrei alguns games bem leves da minha biblioteca para rodar e nem mesmo CS:GO, um jogo popular mas bem antigo, não rodou nele. Jogar qualquer coisa nesse notebook é impossível.
Em relação ao Ubuntu Linux que vem com ele, posso dizer que tive uma experiência satisfatória. Seu layout, ou seja, o modo como ícones e menus estão espalhados, me saltaram mais aos olhos do que o Windows que estou acostumado, por exemplo.
Teclas de atalho também são semelhantes, com poucas diferenças entre si. Por outro lado, o sistema vem originalmente em inglês, te obrigando a encontrar como baixar o nosso idioma para usar o Linux em português.
Isso significa que, apesar de alguns trancos aqui e ali, consegui me ajustar bem ao sistema e acredito que qualquer um também possa, considerando que ele é bem intuitivo. Por outro lado, a performance do Dell Inspiron 3000 acaba deixando bastante a desejar.
Conectividade e Bateria
Há boas opções de conectividade no Dell Inspiron 3000. Ele vem com três portas USB-A, usada pela maioria dos periféricos. Além disso, há uma porta HDMI para conectá-lo a uma TV ou monitor. Porém, notei alguns problemas pontuais de conectividade que foram um tanto inexplicáveis.
Por exemplo, ao usar meu mouse (um Logitech M280 que avaliei aqui no Buscapé e gostei tanto que comprei um pra mim), algumas vezes o rolo central dele simplesmente não funcionava. Em outros, ele estava ok como se nada tivesse acontecido. Como o modelo do Dell Inspiron 3000 i15-3501-U20 testado era novo, pareceu bem estranho ser a possibilidade de um mau contato. Outros mouses também funcionaram sem problemas.
Junto a essas portas, temos uma entrada convencional para fone de ouvido ou headset e a possibilidade de aumentar o armazenamento com cartões de memória. Vale contar também a porta de rede, permitindo conectá-lo à internet cabeada da sua casa ou escritório.

Falando na conectividade sem fio, o Dell Inspiron 3000 é compatível com redes Wi-Fi de 2,4GHz e 5GHz. Ele também permite conexão via Bluetooth com periféricos sem fio. Consegui usar ambos sem nenhum problema.
Já a bateria também deixa muito a desejar. Talvez por ele já fazer um esforço hercúleo para rodar o básico, a bateria não aguentou muitas horas. Na verdade, levou apenas duas horas e 20 minutos para o primeiro aviso de bateria baixa aparecer. Ao completar três horas de uso fora da tomada, o notebook apagou completamente.
Para carregá-lo, levou outras duas horas e 20 minutos para ir dos 0% aos 100%. Porém, vale lembrar que, durante esse tempo, o usei para trabalhar. Caso deixe ele carregando desligado, é provável que ele leve menos tempo para chegar aos 100% de bateria.
Considerando as especificações e o meu tempo de uso com o Dell Inspiron 3000, não posso dar uma nota alta para ele. Mesmo sem grandes problemas no uso, ele já se mostrou defasado no primeiro teste de estresse. Além disso, ele é demasiado grande e a tela apenas com resolução HD não vale a pena.
Vale abrir parênteses aqui pela versão Ubuntu do Linux que vem com esse PC. Fácil de usar e intuitivo, ele poderia facilmente ser colocado como vilão aqui por ser algo diferente do Windows. No entanto, o sistema foi uma agradável surpresa, comparado às diferentes falhas que esse notebook traz.
Para finalizar o review, digo com segurança que o Dell Inspiron 3000 i15-3501-U20 não vale a pena e sai desse review com uma nota 5.

Pelo mesmo preço, você consegue notebooks básicos bem competentes, como o Samsung Book abaixo.
Ele vem com o dobro de armazenamento, memória RAM e um Intel Core i5 de 11ª geração, amplamente superior ao i3 antigo que vem neste Dell. Além disso, sua tela é Full HD e tem o mesmo tamanho.
Menor preço e cashback no seu próximo notebook, é no Buscapé!
Imagino que a sua pesquisa por um notebook novo deve continuar após descobrir em nosso review que o notebook Dell Inspiron 3000 não vale a pena. Seja o Samsung Book apresentado como alternativa ou qualquer outro modelo, aqui no Buscapé é onde você vai conseguir o menor preço e cashback!
Quer saber como, dá uma olhada em nossa página especial sobre o Cashback Buscapé e saiba tudo sobre ele no vídeo abaixo!


