Logo Buscapé
Logo Buscapé

Quer saber como perder barriga com saúde? Essa é a principal dúvida de quem quer emagrecer sem ter que se submeter a dietas radicais e continuar com um estilo de vida mais saudável. Afinal, parece que os "pneuzinhos" da região do abdômen são sempre os mais difíceis de perder!

Por isso, pedimos a ajuda do personal trainer Lucas Moreira e listamos 10 dicas de alimentação e exercício para acelerar o processo de perder barriga – tudo, é claro, levando em conta sua saúde e seus limites.

Quer conhecer um pouco mais sobre o treino funcional? Neste artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber!

Veja dicas de alimentação e exercícios para perder a barriga! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como perder barriga: 5 dicas alimentares

Antes de tudo, é sempre importante ressaltar: não existe fórmula milagrosa para perder a gordura da barriga. Segundo o personal trainer, perder barriga é sempre um resultado do emagrecimento no geral, e o único caminho é aliando treino e dieta.

"A melhor maneira de emagrecer é fazendo uma rotina de atividade física de qualidade, orientada por um bom professor de Educação Física, mas também acompanhada de uma dieta balanceada, orientada por um bom nutricionista. No processo de emagrecimento, ter um alimentação equilibrada faz total diferença. Sem ela, o resultado é muito difícil", explica Lucas.

Isso porque, de acordo com o profissional, não conseguimos perder a gordura apenas em locais específicos. Ao emagrecer, perdemos gordura em todas as partes do corpo, perdendo mais nas regiões com maior concentração. No entanto, quando o assunto é alimentação, existem pelo menos 5 dicas de ouro. Veja só!

1. Evite dietas, especialmente as super restritivas

"Como assim eu devo evitar dietas se eu quero perder barriga?", é o que você deve estar pensando agora. Mas a resposta é simples: dieta é diferente de reeducação alimentar. Uma dieta super rigorosa vai te fazer perder barriga em pouco tempo, mas a chance de um efeito rebote é grande - ou seja, você pode ganhar peso novamente, e ainda mais rápido.

Além disso, uma dieta muito restritiva não é sustentável a longo prazo. Você pode desenvolver carências de vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o funcionamento do organismo.

E tem a questão do bem estar: comida não é só alimento, é prazer! Então não dá para cortar para sempre aquelas comidinhas que te dão alegria. Por isso,  se você quer perder barriga, o melhor a fazer é consultar uma nutricionista e remodelar sua alimentação.

A forma de preparar a comida também interfere na quantidade de calorias. Alimentos assados ou cozidos têm menos gordura que os fritos. Veja as melhores ofertas de fritateira elétrica sem óleo para preparar os alimentos de forma prática e saudável!

2. Evite alimentos ultraprocessados e selecione bem os processados

Esse é um ponto chave de como perder barriga, já que os alimentos ultraprocessados, além de engordarem, não trazem nenhum benefício para o seu organismo. Esses produtos são feitos, em maior parte, de ingredientes artificiais, e contribuem inclusive para o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão.

E muitas vezes esses alimentos são "disfarçados" como saudáveis pela indústria. Por exemplo: a barrinha de cereal do mercado que tem pouquíssimas calorias, ou o biscoitinho fit que sacia e promete ajudar a perder barriga? A verdade é que eles não têm quase nada de comida de verdade. Por isso, fique atento aos rótulos e pesquise sobre os ingredientes.

Já os ingredientes minimamente processados são bem-vindos na alimentação, contanto que sejam bem selecionados e haja moderação no consumo. Queijo, feijão, leite, azeite e pão são exemplos de alimentos industrializados que podem ser incluídos na alimentação para perder barriga.

Vai voltar para o escritório? Levar a própria marmita de almoço e de lanches é uma boa estratégia para evitar comida gordurosa e industrializada. Veja algumas ofertas de marmita térmica elétrica para manter a comida quentinha como em casa!

3. Acelere o seu metabolismo

Sim, nesse caso, está na internet e é verdade: chá de gengibre ou canela pode ser um dos segredos de como perder barriga. Pimenta vermelha e rosa, chá verde e outros alimentos também podem colaborar. Isso porque esses ingredientes são termogênicos, ou seja, "aquecem" o metabolismo. Quando o organismo trabalha mais rápido, ele queima mais calorias.

Mas nada de exagerar, porque o consumo excessivo pode trazer outros problemas. Se você já tem alguma doença gástrica ou cardíaca, consulte um médico antes de introduzir esses ingredientes na sua alimentação.

Que tal investir em uma garrafa térmica para levar seu chazinho para o trabalho? Veja as melhores ofertas aqui!

4. Gaste mais calorias do que consome

Essa dica parece óbvia, mas nem tanto, especialmente se você tem o objetivo de perder barriga. Com certeza você já ouviu que uma pessoa deve consumir cerca de 2500 calorias por dia, mas a verdade é que o número recomendável varia de acordo com a rotina de cada um. Um atleta que treina 8h por dia precisa consumir muito mais calorias do que alguém que trabalha sentado em um escritório.

Na pandemia, com a quarentena, o gasto calórico diário da maioria das pessoas diminuiu muito, faz sentido que muita gente tenha ganhado uns quilinhos. A solução para perder barriga? Comer menos, optar por alimentos menos calóricos e investir nos exercícios.

5. Comece a refeição com um prato de salada

A salada é um dos segredos de como perder barriga e será uma grande aliada nessa missão. Verduras têm poucas calorias e dão saciedade, porque "preenchem" o estômago. Por isso, se você começar sua refeição com um prato de salada, terá menos "espaço" e menos vontade de comer alimentos mais calóricos, como os carboidratos.

Como perder barriga: 5 dicas de exercícios

Conheça alguns exercícios para perder barriga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Não dá para perder gordura localizada de forma "natural", apenas com procedimentos estéticos e/ou cirúrgicos. O corpo perde gordura como um todo, através do déficit calórico – quando você perde mais calorias do que as que ingere no dia a dia. Algumas pessoas tendem a perder logo a barriga, outras vão perdendo em outras partes do corpo primeiro, outras perdem de forma gradual no corpo todo. Para aumentar o seu déficit calórico, você pode apostar em exercícios de cardio, por exemplo.

"Todas as atividades aeróbicas, como caminhadas, corridas, pedaladas, vão te ajudar a perder a barriga. As dicas para otimizar os resultados são buscar uma maior intensidade dos treinos (tendo os cuidados necessários, levando em conta as suas limitações e, de preferência, acompanhado de um profissional)", conta Lucas.

Para realizá-las em casa, vale a pena apostar em uma esteira ou bicicleta ergométrica como os modelos abaixo:

Além disso, o profissional lembra que  aliar aos exercícios aeróbicos e exercícios contra resistidos, como a musculação ou treinamento funcional, pode ser um ótimo caminho. "Estes exercícios, além de ajudar na perda da gordura, ainda atuam na preservação ou até mesmo ganho da massa magra, trazendo resultados mais rápidos", explica.

Confira só outras dicas aqui abaixo!

1. Intercale exercícios cardiovasculares e com sobrecarga

"Como perder barriga mais rápido, com cardio ou musculação?", essa é uma discussão antiga. Parece que combinar os dois é o caminho mais curto para eliminar a pochetinha. Já pensou em fazer uma série de exercícios com sobrecarga em um aparelho, um tempo de esteira, voltar para a musculação e finalizar o treino na bicicleta, por exemplo? Os resultados podem te surpreender!

Está pensando em montar uma mini academia em casa? Veja as esteiras mais vendidas do nosso site. E você sabe quais as diferenças entre uma bicicleta ergométrica e uma bicicleta de spinning? Clique aqui para descobrir. Ainda te ajudamos a descobrir qual o melhor modelo de bicicleta ergométrica para você.

2. Faça exercícios que trabalhem mais de uma área do corpo

Os exercícios multiarticulares (que mexem com mais de uma articulação de uma vez) são ótimos para perder barriga. Isso porque eles mobilizam mais de um grupo muscular e, consequentemente, gastam mais energia. Agachamentos, flexões e abdominais grupados são bons exemplos de exercícios multiarticulares.

3. Nada de ficar parado!

10 minutos treinando, 5 minutos no celular. 30 minutos de esteira e 10 minutos de papo. Nada disso! O tempo parado desacelera o seu metabolismo, então é como se você tivesse que reiniciar o corpo quando volta ao exercício. Assim fica mais difícil perder barriga. Procure dar pequenos intervalos para o descanso e mantenha o corpo ativo entre uma série e outra com polichinelos ou corrida estacionária.

4. Pouco tempo e alta intensidade

Já ouviu falar no HIIT? A sigla em inglês quer dizer "treino intervalado de alta intensidade", e  é ótimo para perder barriga. Consiste em um treino que intercala estímulo intenso e rápidos intervalos de recuperação. Pela alta intensidade, o tempo do treino pode ser reduzido: 30, 20, até 10 minutos podem ser suficientes para um treino HIIT.

Apesar de ser ótima para perder barriga, essa modalidade exige atenção: devido à alta exigência do treino, o ideal é que ele seja montado e supervisionado por um profissional de educação física, para evitar lesões. Também vale um check-up médico antes de iniciar a prática - se você tiver alguma restrição ortopédica ou cardiovascular, por exemplo, o professor deve saber para adaptar os exercícios.

5. Consistência e persistência

A barriga de tanquinho não vai vir em pouquíssimo tempo. É preciso manter uma rotina de atividades para que o corpo comece a se transformar, então nada de desistir em um mês! O ideal é que você se exercite pelo menos 3 vezes por semana para começar a ver resultados.

"A dica além da consistência é procurar ter hábitos de vida saudáveis. Dormir bem, com o mínimo de horas indicada pelos médicos, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, fumo ou outras drogas, além de uma boa alimentação", ressalta Lucas Moreira.

Lembre-se de que o esforço não é só para perder barriga, mas pela sua saúde.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!