Se você é daquelas que gosta de modelar os cabelos, é possível que você já tenha ouvido falar do MiraCurl. Da marca Babyliss PRO, o modelador de cachos faz sucesso no universo da beleza desde 2018. Seu diferencial está em dois pontos: 1. o acessório enrola os fios (praticamente) "sozinho"; e 2. o aparelho promete que os cachos vão durar até 24h. Mas, será que o MiraCurl Steam Tech funciona mesmo?

Neste Teste Sincero, eu conto as minhas percepções acerca do modelador de cachos mais popular da Babyliss PRO – e, principalmente, eu mostro se os cachos feitos pelo MiraCurl Steam Tech duram as 24h prometidas pela marca. Vamos lá!

Aproveite para conferir o review que eu fiz do MiraCurl Steam Tech!

Descubra se o MiraCurl cumpre mesmo o que promete! (Imagem: Mosaico)

O que é o MiraCurl?

O MiraCurl é um modelador de cachos da Babyliss PRO, empresa brasileira que está no mercado há mais de 50 anos, sendo conhecida pela tecnologia em produtos como babyliss, chapinhas, secadores de cabelo e máquinas de corte. Feito para uso doméstico, ele se diferencia de um babyliss "comum" justamente por conta do design inovador.

Basicamente, o acessório capilar conta com uma câmara de enrolamento que faz os cachos por você. Ele é um pouco mais pesado, mas, spoiler alert: é fácil de usar. Há espaço o suficiente para apoiar as mãos e, como eu já disse, você não precisa enrolar os fios no babyliss – correndo o risco até de se queimar, o que já me ocorreu inúmeras vezes.

Com indicadores de prontidão de calor, ajuste de tempo (8, 10 e 12 segundos), regulagem de calor (190°C, 210ºC e 230ºC), direção dos cachos (direita, esquerda e automático), função vapor e cabo giratório, o MiraCurl pode ser encontrado em dois modelos: o MiraCurl 3 Nano Titanium e o MiraCurl Steam Tech – sendo este último testado por mim.

MiraCurl 3 Nano Titanium

O MiraCurl 3 é o mais novo lançamento da Babyliss PRO. Ele traz três tamanhos de cachos (cachos definidos, cachos naturais e ondas soltas) em uma única ferramenta. Sua câmara de enrolamento em Nano Titanium entrega fios mais macios, sedosos e brilhosos. O babyliss também possui três regulagens de calor, três direções de cachos e cabo giratório.

Por fim, ele ainda está disponível em uma versão na cor dourada.

MiraCurl Steam Tech

O MiraCurl Steam Tech não perde em nada para o MiraCurl 3 – essa é a realidade. Ele conta com a tecnologia Nano Titanium, três regulagens de calor até 230ºC, três regulagens de tempo para diferentes tipos de cachos, cabo giratório e, segundo a Babyliss PRO, o aparelho entrega 20% mais definição, 50% mais formação de cachos e fixação por 24h. Será mesmo?

Como usar o MiraCurl?

O MiraCurl é prático e fácil de manusear (Imagem: Mosaico)

Fácil, fácil de manusear, o MiraCurl traz um passo a passo simples. Basta:

  • Colocar uma mecha no aparelho, onde você deseja começar o cacho;
  • Fechar o aparelho para que o cabelo seja automaticamente atraído para a câmara de enrolamento;
  • Segurar o aparelho até ouvir o sinal sonoro que indica que o cacho está pronto;
  • Abrir o aparelho para soltar a mecha.

Sim! Prático, rápido e sem (possíveis) queimaduras na cabeça, orelhas ou mãos.

Como já mencionado anteriormente, é você quem controla a temperatura. Basta ligá-lo e, logo depois, comandá-lo através de três botões no corpo do babyliss. Também há três botões para controlar o tempo – e mais três botões para ajustar as direções dos cachos, além dos botões de ligar ou desligar o vapor. No manual de instruções, a Babyliss PRO indica:

  • Regulagem I (375ºF/190ºC): para cabelos delicados, finos ou coloridos;
  • Regulagem II (410ºF/210ºC): para cabelos de textura normal;
  • Regulagem III (450ºF/230ºC): para cabelos grossos ou ondulados;
  • Regulagem 8 (8 segundos): para ondas soltas;
  • Regulagem 10 (10 segundos): para cachos suaves;
  • Regulagem 12 (12 segundos): para cachos suaves mais definidos.

O MiraCurl funciona mesmo?

O MiraCurl funciona como um babyliss tradicional (Imagem: Mosaico)

Vamos aos fatos (sinceros): a Babyliss PRO aconselha a separar uma mecha que não seja mais larga do que 2,5cm. Particularmente, eu considero um tamanho pequeno para um cabelo volumoso – e um tanto quanto grosso – como é o meu. Por isso, inclusive, é que me ocorreu um incidente pessoal ao testar o MiraCurl para o Review mencionado logo acima.

Por falta de habilidade, uma das mechas agarrou na câmara de enrolamento. Mesmo abrindo o aparelho, eu não consegui retirá-la. Isso fez com que eu precisasse desligar o babyliss da tomada para esperá-lo esfriar e, assim, quase arrancar a mecha de lá. Por sorte (alô, protetor térmico?), a mecha não queimou por completo.

Desta vez, para o Teste Sincero, eu consegui não prender nenhuma mecha na câmara de enrolamento. Na verdade, uma adversidade – mas, nada alarmante: a câmara de enrolamento chegou a puxar uma das mechas, mas o MiraCurl apitou rapidamente para que eu pudesse soltá-la. Eu fui pesquisar e, de fato, existe um recurso de segurança que emite um sinal sonoro para indicar qualquer problema.

Teste Sincero: os cachos duram 24h?

De início, a resposta é: não. No entanto, é fato que os cachos duram bastante (lê-se: praticamente o dia inteiro). É claro que eles vão se desfazendo ao longo do dia, mas os fios se mantêm texturizados até a lavagem seguinte – ponto para o MiraCurl. A seguir, eu optei por detalhar como o meu cabelo se comportou em 24h após usar o babyliss. Mas, antes disso, vamos ver o que promete a Babyliss PRO?

O que promete a Babyliss PRO?

No site oficial da marca, a Babyliss PRO garante: "Com o aparelho MiraCurl Steam Tech Vapor ficou mais fácil criar cachos super suaves, brilhosos, com alta definição e duradouros. Com a tecnologia Nano Titanium e seu sistema a vapor, ela tem 20% maior definição, 50% melhor formação de cachos e fixação por 24h".

O que cumpre o MiraCurl?

O MiraCurl cumpre, sim, a função de criar cachos "suaves, brilhosos, com alta definição e duradouros". O brilho se dá por conta da tecnologia Nano Titanium, que é um condutor de calor que se mantém estável em altas temperaturas. Essa tecnologia utiliza micro-partículas de titânio e cerâmica, o que ajuda a manter a umidade natural do cabelo, entregando mais brilho e eliminando o frizz.

Já a alta definição depende do tipo de cacho que você quer. Isso justamente porque o aparelho conta com três regulagens de calor e de tempo para que você fique livre para fazer os cachos de sua preferência. No entanto, ao sair da câmara de enrolamento, a mecha surge mesmo mais definida. E aí vai de cada um soltar ou não o cacho – no meu caso, eu preferi soltar, já que eu gosto de menos definição.

Sobre a duração dos cachos, eu testei a fixação por 24h, que é o que a Babyliss PRO promete. Assim que eu terminei o cabelo, eu soltei os cachos com os dedos, mas só para que eles ficassem mais abertos. Logo depois, eu fui trabalhar e só voltei para casa por volta das 19h. Nas fotos, dá para perceber que o cabelo está mais volumoso no início do dia.

Às 9h:

Às 19h:

Às 9h do dia seguinte:

No final do dia, ele já volta um pouco ao formato "original" (um pouco cheio e aquele liso-meio-ondulado). Já no dia seguinte, é possível reparar que o cabelo não está completamente liso, mas com uma textura de "day after" do babyliss. Essa textura foi o que mais me surpreendeu, porque, de fato, significa que existe ali um resquício dos cachos feitos há 24h.

Dado que eu saí de casa, fui trabalhar, cheguei em casa, tomei banho (sem lavar o cabelo, é claro) e dormi, não dá para dizer que o MiraCurl não fixa bem os cachos. No meu cabelo, ele fixou – e muito! Mas, e aí? Vale a pena comprar? Sendo bem sincera, para mim, não valeria. Eu tenho um cabelo volumoso, grosso e de comprimento médio para longo. Apesar da praticidade, um babyliss tradicional daria conta do recado em bem menos tempo.

Quer saber os produtos que eu usei ao longo do processo de lavagem, secagem e modelação dos cachos? Dá só uma olhada:

Confira também o nosso Review em 1 minuto sobre o MiraCurl Steam Tech:

Veja mais sobre o universo de cabelos: