Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Como limpar a máquina de lavar roupas

É preciso realizar mensalmente a limpeza interna da lavadora para não deixar acumular resíduos das lavagens que posteriormente podem vir a sujar as roupas

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci20/06/2017
  • 20/06/2017

A máquina de lavar facilita muito a nossa vida, nos livrando da tarefa de lavar roupas à mão. A cada lavagem, resíduos de sabão e amaciante, fiapos e até limo podem acumular no interior da lavadora e com o tempo esses resíduos podem começar a se desprender e sujar as roupas. Realizar a limpeza da máquina de lavar é importante para garantir que suas roupas sairão limpas da lavadora e também para aumentar o tempo de vida útil do produto.

Limpando o tambor

A periodicidade em que é necessário fazer a limpeza da lavadora vai depender da frequência de uso da lavadora por semana. Se você faz duas ou três lavagens por semana, deve fazer a limpeza mensalmente.

Lavar a máquina por dentro é bastante simples. Com a lavadora vazia, programe o ciclo mais longo e o nível mais alto de água disponível. Para máquina de abertura frontal não há necessidade de programar nível de água. Se houver opção de lavar com água quente, selecione-a. Alguns modelos possuem ciclo específico para limpeza do cesto.

Após o enchimento, caso sua lavadora seja de abertura superior, abra a tampa e despeje um frasco de 750 ml de vinagre branco de álcool diretamente dentro do cesto. Para lavadoras com abertura frontal, após aproximadamente 15 minutos de funcionamento, abra o dispenser e despeje 300 ml do mesmo vinagre. Deixe a máquina fazer o ciclo completo.

Limpando as demais partes da lavadora

Além do tambor, outras partes da lavadora também necessitam de limpeza periódica.

O filtro de fiapos deve ser limpo após cada ciclo de lavagem realizado, a fim de evitar que fiapos da lavagem anterior passem para a próxima lavagem. Nas lavadoras com abertura superior, geralmente o filtro fica dentro do agitador. Nas lavadoras Panasonic o filtro fica encaixado numa coluna plástica fixada no cesto.

Os modelos com abertura frontal não possuem filtro de fiapos, mas sim filtro de drenagem ou filtro de detritos, que deve ser limpo periodicamente. Geralmente ele fica localizado dentro de um compartimento na parte frontal inferior da máquina. Verifique no manual de instruções a forma correta de limpá-lo.

O compartimento de sabão precisa ser limpo regularmente. Retire a gaveta da máquina e remova os resíduos de sabão e amaciante com a ajuda de uma escova de dentes. Caso os resíduos estejam encrustados, aqueça um pouco de água com vinagre branco de álcool e coloque a gaveta de molho. Deixe agir alguns minutos e esfregue com a escova. Enxague a gaveta em água corrente, seque-a e coloque-a novamente na máquina. Não se esqueça de limpar também o local onde a gaveta é encaixada.

Nas máquinas com abertura frontal é necessário limpar a borracha de vedação da porta. Umedeça um pano numa solução de meia xícara de água morna e meia xícara de vinagre branco de álcool e limpe a borracha cuidadosamente. Puxe levemente as bordas da borracha para limpar as frestas e remover as sujeiras escondidas.

Para limpar as partes externas da lavadora, retire o plugue da tomada, evitando assim acionamentos acidentais. O painel, o vidro, as partes plásticas e o gabinete devem ser limpos semanalmente com um pano macio levemente umedecido com água e sabão neutro. Seque em seguida usando um pano macio e limpo.

  • #limpeza da lavadora
  • #limpar a máquina de lavar
  • #máquina de lavar
  • #lavadora de roupas

Mat�rias Relacionadas