O texto teórico é muito pertinente, porém os exemplos carecem de atualização.
Recomendo
Devido a brevidade do texto, este livro seria mais adequado se fosse um artigo no estilo relato de prática. Os capítulos 1 até 4, 6 e 7 são bastante interessantes ao descreverem aspectos da metodologia integrativa e seus passos, explanando sobre o construtivismo, as contribuições de Pichon Rivière, a abordagem Gestáltico-pedagógica e a simbolização a partir da abordagem junguiana. Entretanto os conteúdos dos projetos apresentados como exemplos, presentes no capítulo 5 e Anexo, não estão alinhados aos relatos e termos fundamentados em amplos estudos sobre os povos tradicionais do território brasileiro, além de uma ilustração, longe de ser cômica, tende a ser culturalmente depressiativa ao feminino. Sugiro uma errata ou edição revisada, a qual apresente fontes ou conteúdo com abordagem adequada de assuntos tão urgentes a serem debatidos em nossas escolas (como a questão dos povos indígenas, a escravidão de populações negras e o racismo, preconceito e discriminação), mas exclusivamente a partir de materiais de reconhecida qualidade sócio-histórica e acadêmica.
Glaucia
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