Logo Buscapé
Logo Buscapé

Os Elementos da Lei Natural e Política - Hobbes, Thomas - 9788578271251

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Compare preços em 1 loja

Ordenar por

Histórico de Preços

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Ficha técnica

Informações Básicas

ISBN9788578271251
ISBN-108578271254
TítuloOs Elementos da Lei Natural e Política
AutorHobbes, Thomas
EditoraWmf Martins Fontes
GêneroCiências Humanas e SociaisPolítica

Descrição

O menor preço encontrado no Brasil para Os Elementos da Lei Natural e Política - Hobbes, Thomas - 9788578271251 atualmente é R$ 51,73.

Avaliação dos usuários

4.9

25 avaliações

Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon

Importante documento histórico com postulados ruins

Recomendo

Os Elementos da Lei Natural e Política foi escrito em 1640 com duas partes: sobre a natureza humana e sobre o corpo político. Só em 1656, a segunda parte da obra foi publicada, após a publicação do Leviatã (1651). O contexto da escrita dos Elementos foi de conflitos entre o Parlamento e o Rei. Hobbes desenvolve três temas sob uma perspectiva materialista para compreender a ordem do cosmos e a ordenação da sociedade: o corpo natural, a natureza humana e o corpo político. Hobbes apresenta sua visão monista: a realidade é matéria e movimento. A partir de uma visão materialista da natureza, Hobbes vê a realidade do corpo humano ao corpo político como mecânica de causa e efeito. No texto sobre a natureza humana, Hobbes apresenta seu empirismo inglês com os temas de sensação, imaginação, mente, discurso, etc. Ele apresenta sua famosa montagem: direito de autodefesa - estado de guerra - contrato social - leis naturais - corpo político. Toda essa discussão é reapresentada na primeira parte do Leviatã anos depois. Já no texto sobre o corpo político, Hobbes trata da natureza do corpo político e suas leis. Ele fala da relação entre o soberano, as leis civis e as formas de república (democrática, monárquica e aristocrática). Por fim, discute sobre como lidar com controvérsias religiosas mantendo obediência ao soberano. Uma vez mais: toda essa discussão é reapresentada na primeira parte do Leviatã anos depois. Na última parte que trata do corpo, Hobbes discute sobre o que é filosofia e seu objeto, o corpo (tudo que foi gerado e tem propriedades). O corpo político enquanto problema da filosofia política. O método é a relação entre causa e efeito, no corpo se dá enquanto relações mecânicas. Por fim, ele trata da sensação e movimento animal, corpo enquanto problema da filosofia natural. Essa obra de Hobbes serve como documento histórico de suas ideias. Temos um monismo materialista que, na busca de ordem, postulou um corpo político universalista capaz de restringir fortemente a liberdade individual.

Anderson

• Via Amazon

Entrega

Recomendo

Tudo

Andrey

• Via Amazon

Ótimo

Recomendo

Ótimo

Mariana

• Via Amazon

Leia as outras obras de Hobbes antes

Recomendo

Hobbes é um pensador completo e grande ponto intermediário entre a filosofia antiga e moderna. Contudo, nesta obra específica - e aqui faço uma recomendação -, talvez seja mais interessante começar pelas outras obras (Leviatã e Do Cidadão) antes de se debruçar sobre as questões trazidas por ele neste livro. Digo pelo fato de que o pensamento de Hobbes nestas duas obras é "retilíneo" o suficiente para permitir a compreensão do leitor acerca das suas principais ideias. Quanto ao livro em termos de tradução e disposição dos textos, certamente é a melhor atualmente disponível no mercado nacional.

prmg1986

• Via Amazon