Logo Buscapé
Logo Buscapé

Os Demônios - Col. Leste - Dostoiévski, Fiódor M. - 9788573263053

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Compare preços em 6 lojas

Ordenar por

Histórico de Preços

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Ficha técnica

Informações Básicas

ISBN9788573263053
ISBN-108573263059
TítuloOs Demônios - Col. Leste
AutorDostoiévski, Fiódor M.
EditoraEditora 34
GêneroLiteratura EstrangeiraRomance

Descrição

O menor preço encontrado no Brasil para Os Demônios - Col. Leste - Dostoiévski, Fiódor M. - 9788573263053 atualmente é R$ 71,00.

Avaliação dos usuários

4.9

1051 avaliações

Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon

Romance Político

Recomendo

Vejo que há inúmeras críticas já expostas em relação à tradução da Editora 34; esse é um dos motivos que me fazem evitar de ler introduções e posfácios, onde há muitas opiniões de cunho pessoal. Os Demônios, apesar de considerada uma obra com fins panfletários, é um dos grandes romances de Dostoiévski. Neste livro somos transportados diretamente para o século XIX, onde a Rússia vivia fortíssimas tensões políticas e revolucionárias. Apesar das controversas diante do caráter da obra, os demônios são claramente expostos como um grupo de revolucionários socialistas. Há uma grande e obscura exploração por trás dos motivos e ideais que permeiam no grupo. Impressiona a capacidade de antecipação de temas de grande importância e que viriam a se concretizar somente no século XX. Um exemplo é a prefiguração do Übermensch/Homem-Deus, descrito posteriormente por Nietzche em Also sprach Zarathustra. Dostoiévski nos apresenta extremos e até onde podem nos levar as ideias Niilistas, que influenciaram fortemente a sociedade contemporânea. Também é impressionante como o autor consegue nos apresentar personagens que já conhecemos, mas ressaltando as suas peculiaridades e excentricidades, abrindo nossa consciência para uma investigação cada vez mais profunda de tais personalidades. Em cada livro de Dostoiévski há uma clara identificação com algum sujeito em particular, o que deixa o leitor atônito e atordoado. Apesar de classificar os demônios como um grupo de revolucionários, Dostoiévski é imparcial e também vocifera fortes críticas ao regime aristocrático que controlava a Rússia no século XIX. Em relação à política, neste livro são explorados temas como a espionagem, traição e articulação política, establishment e ideias que nos levam ao Nazismo/Comunismo da URSS, nos personagens de Chigalióv e Piotr Stiepánovich. Uma parcela de comunistas classificaria como Stalinismo, interpretando como uma espécie de "vertente" ou outra via do comunismo, na tentativa de livrarem Trótski e Lenin dos fantasmas e assombros de Stálin. Fico fora dessa discussão. Junto com a política, Dostoiévski nos sobrecarrega de existencialismo e outras filosofias que são a marca registrada do autor. Aqui são expostos temas como a relação entre o homem e Deus, os limites morais e todo o sofrimento da condição humana. É um livro obscuro e com personagens extremamente peculiares. Tenho a clara convicção de que o autor conhecia todos eles em seu íntimo, com uma precisão e profundidade absurda. Como há diversas interpretações em relação a obra, recomendo que leiam e tirem as próprias conclusões. Sugiro a investigação dos seguintes personagens: Nikolai Stavróguin, o lascivo; Kiríllov, o suicida; Stiepan Trofímovitch, um velho pseudointelectual com ideias falidas mas que aparentemente, é um dos únicos com um final satisfatório.

Júlio

• Via Amazon

Dostoievski magnífico

Recomendo

Entres as 4 maiores obras desse grande escritór

Manoelito

• Via Amazon

Genialidade de Dostoievski. Sua crítica política ambidestra.

Recomendo

A obra Os Demônios se trata de um tratado sobre o niilismo do século XIX, que serve muito bem para os tempos atuais. Dostoiévski apresente uma forte crítica política e a toda uma educação liberal, na verdade, Dostoiévski é bem duro com suas críticas a geração dos liberais que criaram jovens niilistas. Sua crítica na obra conta a voz de Chigaliov, com suas fortes críticas ao Socialismo que servem muito bem para o Capitalismo, proclamando que, "a sede de instrução é, por si só, uma sede aristocrática", horas conta com a voz de Chátov com a sua eslavofilia, com sua dimensão de ultranacionalismo, do povo teóforo, um "povo portador de Deus" (essa expressão é radicalmente eslavófila), povo Cristão, que tem a verdade em si. O Chigaliovismo é o primeiro acorde em Os Demônios de antecipação do horror Stalinista. O personagem Stepan Trofímovitch é um homem extremamente supérfluo, bon vivant e encostado na Várvara que o sustenta, ele é praticamente um gigolô. Este personagem, Stepan Trofímovitch é um intelectual de gabinete, ele apenas idealiza, não age. Ele tenta fazer algo na área da literatura, mas não produz nada. Ele teve a incumbência de criar Stavróguin (filho da Várvara) e Piotr Verkhovenski (filho do próprio Stepan) e ao fracassar na educação de ambos, ele gera simplesmente dois demônios, dois niilistas, as piores influências da obra. A paranoia na Rússia daquela época era muito grande, paranoia de ser delatado por qualquer pessoa próxima a você, a Rússia daquela época era uma atmosfera extremamente perturbadora. Claro que eu poderia ficar falando durante um ano inteiro aqui sobre o livro Os Demônios. Só adianto que essa obra é para ser lida em no mínimo 2 ou 3 anos e estudada trecho a trecho. E não tente colocar o Dostoiévski em algum rótulo, como esquerdista ou direitista ou qualquer coisa do tipo. Dostoiévski levava a razão as últimas consequências e suas ideias sempre estão falando em polifonia.

Maristela

• Via Amazon

Um "monstro" da literatura Russa

Recomendo

Um livro espetacular. A obra não precisa de elogios. Deixo-os para a edição especialíssima da Martin Claret, capa dura, acabamento impecável, papel pólen amarelo, letras na cor da capa (preta),confortáveis à leitura, tradução excepcional de Oleg Almeida. Tudo de primeira

MENDES

• Via Amazon