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João Santana: Um Marqueteiro No Poder - Maklouf, Luiz - 9788501103024

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Ficha técnica

Informações Básicas

ISBN9788501103024
ISBN-108501103020
TítuloJoão Santana: Um Marqueteiro No Poder
AutorMaklouf, Luiz
EditoraRECORD

Descrição

O menor preço encontrado no Brasil para João Santana: Um Marqueteiro No Poder - Maklouf, Luiz - 9788501103024 atualmente é R$ 51,92.

Avaliação dos usuários

4.2

41 avaliações

Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon

Um dos maiores gênios da comunicação política nacional

Recomendo

Gostem ou não; queiram ou não: João é e será por muito tempo, um dos maiores (penso ser o maior) "marketeiro" político (já que ele gosta do termo) que a América Latina já viu. Mas ele não é apenas isso. Longe disso. Suas particularidades e subjetividades mostram como alguém simplesmente não possui limites diante do conhecimento. Assim, acho que a maior característica é justamente essa: ser um curioso nato. Sempre buscar saber sobre tudo.

Francisco

• Via Amazon

João Santana é um monstro.

Recomendo

A biografia, escrita com tamanha fidelidade (e literalidade) pelo saudoso Luiz Maklouf, faz um percorrido pela vida desse jornalista de Tucano, uma cidade no sertão baiano que não mirrou o talento, talvez inato, de Santana para a visão estratégica do marketing político. João Santana transitou pelo vasto campo artístico, sendo músico e letrista de Bendegó, autor de livros, escrevendo ou comandando redações até culminar no auge de sua carreira, fluindo para além do copywriting. Sua biografia mostra o quão apaixonado ele é pelo seu trabalho: sua ânsia de domínio das situações e controle de sua equipe técnica terminou culminando nos vários políticos que ele conseguiu eleger ao longo de 20 anos de atividade, tanto no Brasil, quanto no exterior. Desde 1994, quando iniciou carreira no marketing político, passando pela vitória da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014, era Santana quem dirigia o Partido dos Trabalhadores. Era ele o real "cacique". "É claro que políticos derrotados, e marqueteiros ressentidos, podem dizer o que quiserem. (...) O marketing de Aécio [Neves] fez uma das campanhas presidenciais mais medíocres, do ponto de vista criativo e estratégico, que o Brasil já viu. (...) O problema (...) foi de comando mesmo. Este rapaz [Paulo Vasconcelos] é um marqueteiro de segunda divisão que entrou, por acidente, na primeira". João é monstro porque tem um vasto e fino conhecimento de marketing, de copywriting, como também artístico e uma grande capacidade intelectual. Soube não só usar essas técnicas para atingir sua finalidade (eleger políticos, que em alguns casos eram tidos como "perdedores"), como o fez de maneira majestosa, conferindo apelo estético, e consequentemente, elevando o patamar das campanhas políticas. Fica a lição desse sujeito, que tem um humor negro imparável ("encarar de frente"), mas que tem uma capacidade única de analisar dados e detectar fragilidades dos oponentes. Com o pouco tempo que está atuando na campanha pré-eleitoral de Ciro Gomes (PDT), ele comprovou, mais uma vez, quem é que manda realmente não só no coronel, senão em todo o partido: a comunicação mudou drasticamente e seus vídeos institucionais estão visivelmente melhores no quesito artístico. É venda, é jogo de narrativas.

Jimena

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Livro bom

Recomendo

Eu tinha uma expectativa que fosse dar mais detalhes sobre as campanhas. Mas não tem muito. Livro bom.

samuel

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"Política é teatro, mas não é ficção" ou a sublimação da violência

Recomendo

Um excelente livro conjuntural daquele período e também do que é a política brasileira e do que é a elite brasileira, a ilusão de que política se faz só ou que político não trabalha é pura mentira, trabalham muito, mas é difícil de saber quando trabalham para sí ou para o país, fica a dúvida. O caríssimo autor LMC, em sua vida deixou bons livros para que possamos ter um relato antropológico dos partícipes do jogo político. O qual para o eleitorado cativo sobra apenas o noticiário podre tevelisivo e o algoritmo das redes sociais, que resulta em uma massificação ideológica. O último exemplo é algo que não estava presente nos ungidos tempos do marketing político discutido no livro, o que fazia da profissão o sucesso para a riqueza. Por final, indico a quem queira mais sobre o João Santana: assista sua entrevista ao roda viva e também sua delação premiada, homem brilhante do marketing.

Lucas

• Via Amazon