Com base nos últimos 40 dias, o valor está R$ 18,47 mais caro que o normal
Quer pagar mais barato?
Avisamos quando o preço baixar
Ficha técnica
Informações Básicas
ISBN
9788535924701
ISBN-10
8535924701
Título
Getúlio 1945-1954: Da Volta Pela Consagração Popular ao Suicídio
Autor
Lira Neto
Editora
Companhia das Letras
Descrição
O menor preço encontrado no Brasil para Getúlio 1945-1954: Da Volta Pela Consagração Popular ao Suicídio - Lira Neto - 9788535924701 atualmente é R$ 72,77.
Avaliação dos usuários
4.8
936 avaliações
Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon
Maravilhoso
Recomendo
Livro importante não só pela forma como foi escrito, mas pela história que traz e por ajudar na elucidação do perfil da elite brasileira. Getulio foi um bravo lutador pela ideia de nação e defensor dos trabalhadores.
KRosa
• Via Amazon
Ótimo livro
Recomendo
Ótimo livro e recomendo a leitura.
Orlando
• Via Amazon
Final excelente para uma das melhores biografias já escritas
Recomendo
Este é o volume final da excelente biografia de Getúlio Vargas, de Lira Neto. Mesmo sendo um volume menos denso que os outros, seja pelo período mais curto, seja pela movimentação essencialmente nos bastidores por parte do biografado na maioria do período descrito, a qualidade da narrativa se mantém impecável: Lira Neto é um excelente contador de histórias, como já havia comprovado ainda no primeiro volume dessa biografia. O livro começa com os movimentos de Getúlio depois de ser derrubado por uma conspiração encabeçada por vários dos militares que haviam sido o sustentáculo do Estado Novo. Narra-se a estrutura partidária da Terceira República brasileira e o papel de Getúlio no regime democrático recém-instalado: se é verdade que ele volta a ser um simples cidadão depois do golpe que o derruba, fica evidente que ele nunca de fato abandona suas pretensões políticas, apesar de afirmativas do contrário. Durante boa parte do período que se mantém longe dos holofotes, manobra intensamente para trabalhar sua imagem pública e minar o poder político de seus adversários, preparando sua volta ao poder por consagração popular. Vemos o biografado sendo eleito para a Constituinte, rodando o Brasil para promover aliados e sua campanha fulminante de volta ao Catete em 1950. O livro então narra as dificuldades do mandato de Getúlio, que tem que acomodar diversos interesses para viabilizar suas pautas no Congresso em meio a pressão crescente, seja pela deterioração econômica promovida pelo aumento da inflação e crescimento econômico anêmico, seja pela pressão de diversos segmentos sobre suas políticas e a próprio peso histórico que ele carrega. O livro também narra muito bem a dinâmica ideológica e administrativa dos principais partidos do período, as alianças e desavenças entre diversas figuras políticas e traz curtas biografias sobre eles, especialmente Adhemar de Barros. Os capítulos que narram o atentado a Carlos Lacerda na rua Tonelero e as horas finais que precedem o suicídio de Vargas, em especial, são obras-primas da narrativa: talvez seja inevitável sentir alguma ponta de tristeza com um final desse tipo para um personagem que você acompanhou por 1.700 páginas, mas certamente a construção do texto por Lira Neto contribui de sobremaneira para isso. Como nos outros volumes, o autor se vale de farta documentação do próprio Getúlio, além de recorrer extensamente a bibliografia sobre o período para contextualizar o ambiente em que os eventos se desenrolaram.
Pedro
• Via Amazon
História analítica de nosso Brasil.
Recomendo
Gostei muito. Pena que não ensinem assim nossa história no colégio e nas faculdades.