Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Se você já é fã do estilo de escrita do escritor russo ou quer se aventurar pela primeira vez ao ler um livro do Dostoiévski, a lista a seguir pode te ajudar a encontrar o título ideal para você. Fiódor Dostoiévski é um filósofo, jornalista e escritor russo, considerado por muitos um dos maiores romancistas da história.

Em suas histórias, ele apresenta ao leitor figuras marginalizadas e invisibilizadas, mas que, na verdade, representavam a maioria das pessoas da sociedade russa czarista do século XIX. A compreensão da vida de um ser humano sem voz foi o modo como escritor pintou um retrato psicológico de seu país, trazendo à tona questões que permanecem importantes.

Se esse é o estilo de leitura que você procura, confira a lista e conheça alguns dos melhores livros de Dostoiévski para comprar.

Gosta de filosofia? Confira mais obras de filosofia, de vários autores, para comprar.

Em Crime e Castigo, uma compreensão sobre o sentimento de culpa é abordada

Um dos livros mais celebrados no mundo todo, Crime e Castigo trata das grandes tragédias humanas. A história de um homem pobre que comete um crime para sobreviver, mas depois luta com algo maior do que a pobreza: culpa extrema.

Ao longo do caminho, o leitor encontra algumas das criaturas mais baixas e lamentáveis ​​que habitam as ruas de São Petersburgo. Isso porque a realidade da maioria da população da Rússia czarista do século XIX era cercada pela pobreza e pela miséria.

Conforme definido pelo próprio Dostoiévski, o romance é uma obra psicológica, já que explora comportamentos patológicos dos seres humanos, além de ir fundo nas questões sobre os limites da moral e das leis.

Ficha técnica do livro Crime e Castigo:

  • Editora: Martin Claret
  • Número de páginas: 596
  • Primeira publicação: 1866
Publicidade

O Idiota te faz refletir sobre a bondade

Se você já sentiu que não há bondade suficiente no mundo, então certamente é hora de ler o livro O Idiota, de Dostoiévski. O personagem principal, Myshkin, é um dos mais gentis e bondosos da literatura, preso a um mundo imperfeito de pessoas cínicas e desonestas.

Epiléptico, ele acaba de voltar de um tratamento na Suíça. A compaixão de Myshkin chega a espantar o leitor, que começa a se perguntar aquilo que é um dos maiores dilemas da humanidade: vale a pena ser bom?

O Idiota configura-se como uma das maiores obras primas da literatura mundial por despertar questionamentos importantes da natureza humana em uma narrativa arrebatadora. É um livro longo, mas muito prazeroso.

Ficha técnica do livro O Idiota:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 688
  • Primeira publicação: 1869

Se preferir autores brasileiros, conheça alguns livros do filósofo Mario Sergio Cortella que valem a pena.

Os Irmãos Karamázov lida com os dilemas que a religiosidade apresenta à sociedade

O romance é o trabalho final do autor russo - completado dois meses antes da morte do escritor - e está entre os melhores livros de Dostoiévski. O enredo é complicado e explora questões desafiadoras, como liberdade, religião e ética.

Como alguns críticos sugerem, Os Irmãos Karamázov é um reflexo das diferentes etapas da vida do escritor, representadas pelos três irmãos. A narrativa é entrelaça uma história de assassinato, amor e questões sociais. É muito mais do que um mistério de um crime, é colocar em choque visões de mundo opostas.

Para ler este clássico não pode ter preguiça: são mais de mil páginas! Mas o trabalho – muitas vezes prazeroso – é compensador por explorar um dos temas mais presentes na nossa sociedade: o conflito entre a fé e a dúvida.

Ficha técnica do livro Os Irmãos Karamázov:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 1040
  • Primeira publicação: 1880

O Duplo é um romance para quem já se sentiu deslocado

Esse romance é quase uma viagem exploratória à psique humana. O segundo romance de Dostoiévski, publicado em 1846, apresenta Yákov Pietróvitch Golyádkin, protagonista de O Duplo, mas que poderia ser qualquer trabalhador russo do século XIX. Ele é um funcionário público condenado à burocracia, sem nenhuma expectativa de crescimento na carreira, hesitante até para proferir a frase mais banal, terrivelmente solitário e problemático.

Até que, no meio de sua rotina tediosa, Golyádkin encontra um homem igual a si, que compartilha as feições, as manias, o nome e a ocupação do original. Mas sua cópia parece acertar sempre onde ele erra, o que deixa Golyádkin – o original – transtornado.

Ao mesmo tempo em que é cômico e prazeroso, o livro O Duplo deixa o leitor tão agoniado quanto o personagem. Uma ótima pedida para quem se interessa por questões psicológicas que perpassam a nossa vida cotidiana.

Ficha técnica do livro O Duplo:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 256
  • Primeira publicação: 1846

Se você curte livros com temáticas polêmicas, que tal conferir os melhores livros do Bukowski para ler?

Os Demônios faz uma reflexão sobre a militância política

Os Demônios é considerada uma das obras mais politizadas de Dostoiévski. O enredo é baseado na história do assassinato de um estudante chamado Ivan Ivanov, supostamente cometido por membros de um círculo revolucionário.

O romance foi um reflexo dos crescentes movimentos radicais entre a intelligentsia (classe dos intelectuais da Rússia, considerada vanguarda política) e os primeiros sinais do terrorismo. O trabalho é um reflexo dos pensamentos de Dostoiévski sobre a parte militante da sociedade de seu tempo e uma reflexão sobre sua participação nos círculos do livre-pensamento.

O livro é fundador das bases do pensamento existencialista, servindo de inspiração para filósofos como Jean-Paul Sartre e Albert Camus.

Ficha técnica do livro Os Demônios:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 704
  • Primeira publicação: 1872

Memórias do Subsolo é leitura obrigatória para entender a filosofia existencialista

Memórias do Subsolo é um romance pequeno, mas grandioso ao condensar em poucas páginas grandes questões da existência humana. Através de um narrador sem nome, solitário e ranzinza, Dostoiévski cria o monólogo intenso de alguém que não vê em sua existência sentido algum.

Criando as bases para o pensamento filosófico niilista, o narrador-personagem se posiciona contra tudo e contra todos, mas acaba pela busca de redenção através da culpa – sentimento muito explorado pelo autor em diversas obras.

Apesar de curta, não é uma leitura fácil. A obra tem uma forte carga filosófica, é carregada na dramaticidade e a todo tempo permeada por metáforas. Mas, para quem se interessa por filosofia, essa pode ser uma boa introdução aos pensamentos da corrente existencialista.

Ficha técnica do livro Memórias do Subsolo:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 152
  • Primeira publicação: 1864

Para os fãs de literatura de horror, preparamos uma lista com os melhores livros de terror.

Ironicamente, esse romance foi escrito por dinheiro. Devido à uma dívida onerosa de jogo, o escritor fez um contrato para concluir o trabalho de Um Jogador em um período muito curto de tempo. A base do romance foi a ideia de descrever o estado psicológico que acomete uma pessoa envolvida no jogo.

Infelizmente, para Dostoiévski, suas perdas no jogo se repetiram logo depois e, a partir de então, ele fez uma promessa para que sua esposa nunca voltasse a jogar.

Ficha técnica do livro Memórias do Subsolo:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 232
  • Primeira publicação: 1866

Gente Pobre aborda a situação de pobreza na Rússia czarista

Primeiro livro de Dostoiévski, escrito quando o romancista tinha apenas 25 anos, marca o início da carreira de um gênio atormentado. Gente Pobre conta a história de um humilde funcionário público e uma costureira que trocam cartas entre si, dividindo sentimentos, sonhos e tristezas.

Sentimental na superfície, é uma crônica social de grande profundidade, mostrando os diversos problemas que acometiam os moradores de São Petersburgo, como a habitação, a comida e o vestuário.

É uma crítica social contundente à uma sociedade que ignora a população em situação de pobreza e marginalização. Um livro curto e de fácil leitura, revelador do estilo introspectivo e psicológico que o autor passou a desenvolver ainda mais em suas obras posteriores.

Ficha técnica do livro Gente Pobre:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 192
  • Primeira publicação: 1846

Procurando um bom livro de filosofia para ler? Listamos os melhores livros do Nietzsche para conhecer.

A ideia de começar a escrever este romance chegou a Dostoiévski quando ele se mudou para São Petersburgo, depois de ter passado um tempo no exílio. Até certo ponto, o romance é autobiográfico e é contado do ponto de vista de um jovem escritor, Vanya, que está lutando para ganhar a vida na década de 1840.

Nas páginas de Humilhados e Ofendidos, São Petersburgo torna-se um livro aberto, e muitos detalhes precisos da vida do personagem fazem a cidade ganhar vida, semelhante às obras de outros escritores do século XIX, como Charles Dickens.

Ficha técnica do livro Humilhados e Ofendidos:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 416
  • Primeira publicação: 1861

O Eterno Marido, um romance repleto de tensões até a última página

Como um grande explorador das questões psicológicas da humanidade, Dostoiévski não decepciona ao tratar da traição conjugal e dos dilemas e sentimentos que surgem com a infidelidade. O enredo de Eterno Marido começa quando um homem atende a uma batida na porta do meio da noite, e se surpreende ao encontrar o marido de uma antiga amante.

Porém, ele ainda não sabe se o seu caso foi descoberto e, por isso, cria-se um clima de tensão e expectativas que mexe com a ansiedade de qualquer um. É uma narrativa arrebatadora e que não deixa de fora uma profundidade filosófica e socialmente contestadora – até porque não poderíamos esperar nada diferente de um livro de Dostoiévski.

Ficha técnica do livro O Eterno Marido:

  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 216
  • Primeira publicação: 1870

Por fim, se você prefere romances, confira alguns romances clássicos e juvenis que não podem faltar na sua biblioteca.

Quem foi Dostoiévski?

Dostoiévski é um dos pais do existencialismo

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski nasceu em Moscou, na Rússia, em 1821. Sua história é cercada de episódios turbulentos, como a morte precoce dos pais, problemas financeiros e ataques epiléticos. Após lançar suas primeiras obras, engajou-se na luta da juventude democrática russa pelo combate ao regime autoritário do Tsar Nicolau I. Morreu em 1881, em decorrência da epilepsia.

Quais são as maiores obras de Dostoiévski?

Após se mudar para São Petersburgo, Dostoiévski dedicou-se integralmente à escrita, produzindo seis grandes romances, entre os quais suas obras-primas Crime e Castigo (1866), O Idiota (1869) e Os Irmãos Karamazóv (1880). Tais livros serviram como o reflexo de uma era turbulenta na história russa, quando a política radical que viria a dominar o século XX lutou com um intenso cristianismo ortodoxo pelos corações e mentes de um país polarizado.

Qual a filosofia de Dostoiévski?

Dostoiévski é um dos pais do existencialismo, escola literária e filosófica que defende a liberdade individual, subjetividade e responsabilidade do ser humano.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade