George Orwell, um dos escritores mais influentes do século XX, nos presentou há 70 anos, pouco antes de morrer de tuberculose, com este livro extraordinário e de temas atuais.

Ainda que a data 1984 seja um futuro assustadoramente próximo ao ano de publicação, o livro aborda a vida em um conceito de sociedade distópica: imaginária, futurista e oprimida. Vem com a gente dar um Zoom neste super livro que não pode faltar na sua cabeceira!

Sobre o livro

Winston, personagem principal de 1984, é um homem solitário, aprisionado no regime totalitário do governo, o qual pura e explicitamente só se interessa pelo poder. O Grande Irmão, ou Big Brother, termo cunhado por Orwell e tão presente na nossa sociedade atual, é aquele que tudo vê, (quase) impossível de enganá-lo.

Por onde quer que vá, ele está literalmente de olho em você. Mesmo que a narração seja em terceira pessoa, Winston é o responsável por desenhar para os leitores como é (sobre)viver em um regime sombrio e autoritário na “Pista de Pouso Número 1”, região controlada pelo Partido comandado pelo Grande Irmão.

Winston trabalha como responsável pela alteração de dados e informações do passado para que estejam de acordo com a atual situação do bloco em que vive. O nome do local de trabalho do personagem? Ministério da Verdade. No livro também é possível mergulhar, mesmo que de uma forma seca e fria, pelas aventuras em desafiar a opressão. Não é exagero afirmar que a obra de 416 páginas é quase toda feita de pontos altos, capaz de prender a atenção dos leitores mais experientes aos mais jovens.

Eric Arthur Blair, nome que escondia atrás do pseudônimo de George Orwell, nasceu em 1903 na Índia Britânica. Mudou-se ainda pequeno para a Inglaterra, onde estudou em escolas tradicionais, sempre demonstrando interesse pela escrita.

George Orwell

Já adulto e com vários ensaios publicados, mudou-se para Paris, lutou na Guerra Civil Espanhola, publicou a novela A Revolução dos Bichos, uma sátira ao governo soviético e também um incrível best-seller de Orwell. Finalmente, em 1949, pouco antes da sua morte aos 46 anos de idade, publicou o clássico 1984, o livro de maior destaque do autor e da literatura mundial.

Em 2019, a obra completa 70 anos da primeira publicação, cujo título original seria O Último Homem Europeu. No Brasil, o livro teve a sua primeira edição traduzida para o português publicada em 2009, 60 anos depois, pela Companhia das Letras.

Figura entre os principais livros vendidos em todo o mundo e nas livrarias brasileiras até os dias de hoje. Nos Estados Unidos, foi campeão de vendas na Amazon em 2017, quando Donald Trump e sua equipe presidencial envolveram-se em declarações duvidosas relacionadas à eleição. George Orwell é um daqueles poucos escritores capazes destes feitos.

1984 sempre terá o seu espaço no presente e no futuro e, de preferência, na sua prateleira também! Dá um Busca nas ofertas de outros títulos do autor:




Leia também:

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade