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Ficha técnica

Informações Básicas

ISBN9788579621802
ISBN-108579621801
Título1q84 - Livro 1
AutorMurakami, Haruki
EditoraAlfaguara / Objetiva
GêneroLiteratura EstrangeiraRomance

Descrição

O menor preço encontrado no Brasil para 1q84 - Livro 1 - Murakami, Haruki - 9788579621802 atualmente é R$ 43,65.

Avaliação dos usuários

4.4

890 avaliações

Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon

Murakami é F***

Recomendo

Eu queria muito economizar a paciência do meu leitor e resenhar 1Q84 com apenas três palavras: Murakami é f*** Terminaria aqui. Eu estaria satisfeito. Mas acho que isso não convenceria muita gente, nem a mim mesmo. Eu tenho que me obrigar a pôr mais palavras aqui, mais adjetivos, mais verbos, só para satisfazer minha vontade de exaltar esse livro. Ele merece muito mais do que tenho a oferecer, já que ele me deu muito mais do que eu esperava. Comecei a ler 1Q84 sem saber do que se tratava a história. No escuro mesmo. Só sabia que ele era elogiado. Diziam que o autor era incrível. E é verdade. Murakami é muito hábil com as palavras. Coincidentemente, Tengo, um dos protagonistas, é também um escritor habilidoso. E esse tipo de metalinguagem só funciona quando ela é verdadeira. Sabemos que Tengo é bom porque Murakami é bom. Mas por que ele é bom? Essa é parte complicada. Em geral, é muito difícil um escritor reconhecer a qualidade da própria escrita. Eu, como escritor, não consigo. Eu tenho consciência que sou capaz de colocar palavras uma atrás das outras e dar a elas um sentido. Mas o que tornar isso... bom? Alguns podem dizer que é a fluidez. Outros, que é o sentimento exprimido. Claro, a gramática e o domínio da linguagem são essenciais. Um pintor não é um pintor se ele não sabe misturar tintas. Mas o que torna um pintor bom é mais que o domínio do pincel. É identidade de sua arte. Todo mundo pode aprender a pintar; qualquer um pode escrever. Até um robô, hoje, é capaz de pintar e escrever. Mas o que torna um autor bom, a meu ver, é sua capacidade de transmitir sentimentos de um jeito único. Isso é: eu não só coloco palavras uma atrás das outras, eu faço isso do meu jeito. Escrever bem, portanto, é dominar a linguagem e... conhecer a si mesmo. Difícil, né? Acho que foi por isso que amei tanto 1Q84 (parte I). Tá, a história é incrível. É cheia de mistério, paralelos fantásticos, diálogos inteligentes, personagens duvidosos e um escritor sem vergonha de seus vícios (a gente entendeu que você gosta de peitos, seu japonês safado). Mas o que eu gostei mesmo nesse livro foi a ousadia do autor em colocar espelhos em todas as páginas: ele não só está brincando com a realidade, multiplicando-a infinitamente, mas nos obrigando a olharmos nossos reflexos à procura da nossa própria, e única, identidade. Murakami é f***

LZX

• Via Amazon

o livro chegou com avaria

Recomendo

muito bom mas chegou com avaria

Lívia

• Via Amazon

leitura obrigatória

Recomendo

O livro que me fez amar Haruki Murakami.

Cliente

• Via Amazon

Muito bom, porém preconceituoso

Recomendo

A história é excelente, com personagens interessantes. A trama prende a atenção do início ao fim. Porém, embora seja uma obra de ficção, as menções às Testemunhas de Jeová feitas pelo autor são cheias de ideias pré concebidas e que dão uma visão distorcida da religião, dando a entender que as Testemunhas de Jeová são um culto que priva a liberdade de seus membros, até mesmo de crianças, assim como faz o culto de Sakigake mencionado no livro, o que não poderia estar mais longe da realidade. Por exemplo: a personagem Aomame quando criança se sente obrigada a fazer uma oração semelhante à do Pai-nosso em voz alta na escola, o que a faz ser alvo de zombarias, e isso lhe causa grande sofrimento, como se ser criada como Testemunha de Jeová fosse a fonte disso. As Testemunhas de Jeová não fazem orações altas na frente das pessoas e muito menos orações decoradas, obrigando seus filhos a fazerem o mesmo na escola ou em qualquer outro lugar. Numa outra passagem da história Tengo procura por Aomame e pensa em buscar por informações com as Testemunhas de Jeová, mas diz que elas são incoerentes, pois vão atrás das pessoas convidando-as a estudarem a Bíblia, mas que quando são procuradas elas mesmas se escondem, o que também não é verdade, já que nas próprias revistas A Sentinela e Despertai! constam os endereços para contatos, mesmo em 1984 onde se passa a história, assim também deveria ser em 1Q84. É óbvio, repito que se trata de uma obra de ficção, mas Murakami, quando faz referência a eventos da vida real, a pessoas reais, a músicas ou a eventos e fatos históricos, mantém sempre a verossimilhança, o que não acontece nesta obra em relação às Testemunhas de Jeová, o que pode gerar e perpretar um preconceito religioso pelo qual elas passam há quase 160 anos.

Luiz

• Via Amazon