Os e-readers, ou leitores de livros digitais, chegaram para ficar. Compactos, fáceis de usar e muito práticos, eles são o sonho de consumo de quem é fã de literatura e tecnologia. Esses dispositivos permitem que você carregue centenas (e até milhares!) de livros no bolso. Além disso, eles estão cada vez mais confortáveis e parecidos com livros físicos.

No entanto, na hora de comprar, vale a pena ficar atento. O preço de um e-reader pode variar bastante, assim como as tecnologias disponíveis em cada aparelho. Para te ajudar na escolha do seu próximo e-reader, preparamos uma lista com os melhores leitores de livros digitais disponíveis aqui no Brasil em 2022.

Vale lembrar que, atualmente, a Amazon é a única empresa que oferece opções de leitor de livros digitais no Brasil. A Saraiva já teve o Lev, que não está mais à venda. Outra marca que também possui e-readers é a Kobo, mas não atua oficialmente no Brasil. Portanto, para comprar um e-reader dessa fabricante, é preciso importar.

Kindle é o principal e-reader à venda no Brasil (Foto: Shutterstock)

Kindle de 10ª geração

O Kindle de 10ª geração é a versão mais básica e barata do e-reader da Amazon. É destaque entre os modelos de leitor digital justamente pelo seu ótimo custo-benefício. O dispositivo tem tela de 6 polegadas sensível ao toque, com densidade de 167 pixels por polegada. Isso significa que deve apresentar uma definição mais baixa, mas nada que chegue a atrapalhar a leitura.

Um ponto positivo do display do Kindle barato é a tecnologia antirreflexo, que facilita a leitura mesmo sob a luz do sol, deixando a experiência com esse leitor de livros digitais bem semelhante à dos livros de papel. Além disso, no Kindle de 10ª geração, a Amazon implementou o recurso de luz embutida ajustável com 4 LEDs, que antes só estava presente nos modelos mais caros. Assim, a tela do e-reader fica iluminada, permitindo a leitura à noite ou em locais mais escuros.

Um dos destaques do leitor de livros digitais é a bateria de longa duração, que permite que o aparelho fique longe das tomadas por semanas. Isso acontece porque a "tinta digital", chamada pela fabricante de e-ink, não consome energia para projetar uma imagem na tela, apenas para trocar de página. Em relação ao armazenamento, o e-reader oferece 8 GB, espaço suficiente para guardar centenas de obras.

Características do Kindle de 10ª geração

  • Tela: 6 polegadas com tecnologia antirreflexo e 167 ppi
  • Iluminação embutida: sim - 4 LEDs
  • Armazenamento: 8 GB
  • Conectividade: Wi-Fi e USB
  • Formatos compatíveis: Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão
  • Dimensões e peso: 160 x 113 x 8,7 mm e 174 g
  • Cores: preto e branco

Kindle Oasis de 10ª geração

Outra opção de leitor de texto online é o Kindle Oasis, que é o melhor e-reader da Amazon à venda atualmente no país. O modelo tem tela de 7 polegadas, com tecnologia antirreflexo e densidade de 300 pixels por polegada. No entanto, o display é mais personalizável do que o do anterior. O dispositivo tem 25 LEDs, sensor de luz adaptável e ainda permite ajustar a temperatura da luz entre um tom mais branco ou âmbar.

Em relação ao design, o Kindle Oasis traz o diferencial de vir com botões de virada de página. Assim, basta o usuário apertar o botão para avançar na leitura. De qualquer forma, isso também é possível por meio do display touch. Além disso, o Kindle Oasis é à prova d'água, tem conexão Wi-Fi e bateria para várias semanas de uso. O e-reader também está disponível em duas versões: com armazenamento de 8 GB ou 32 GB.

Características do Kindle Oasis de 10ª geração

  • Tela: 7 polegadas com tecnologia antirreflexo e 300 ppi
  • Iluminação embutida: sim - 25 LEDs
  • Armazenamento: 8 GB ou 32 GB
  • Conectividade: Wi-Fi e USB
  • Formatos compatíveis: Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão
  • Resistente à água: Sim - certificação IPX8
  • Dimensões e peso: 159 x 141 x 3,4-8,3 mm e 188g
  • Cores: preto

Depois de ler este artigo, se você ainda ficar com dúvidas sobre o e-reader da Amazon, vale conferir nossa lista com os benefícios e as desvantagens do Kindle. Você pode usá-lo associado ao serviço de assinatura chamado Kindle Unlimited. Ele libera acesso a vários livros digitais por meio de uma mensalidade. Já para quem gosta de ler no celular, a dica é conferir esse aplicativos e sites para baixar livros grátis.