A HP é uma das empresas mais tradicionais na área de impressão. Tanto que muitas das suas impressoras são as mais populares ou econômicas. A HP 416 está em uma categoria mais intermediária, muito por conta de ser uma impressora do tipo "tanque de tinta".

A vantagem das impressoras tanque de tinta costuma ser o custo-benefício de suas recargas. Enquanto o cartucho das impressoras jato de tinta suporta apenas algumas centenas de impressões, as multifuncionais tanque de tinta podem imprimir na casa dos milhares com apenas uma carga.

Por isso mesmo, o aparelho costuma ser recomendado para pequenas empresas ou pessoas que trabalham em home office e precisam de uma impressora para imprimir com frequência. Mas será que a HP 416 é uma boa impressora tanque de tinta?

É o que você vai descobrir nos próximos parágrafos desse review. Antes disso, no entanto, vamos te mostrar como é o nosso processo de avaliação. Separa uma aba e confira como avaliamos impressoras e então embarque em nosso review da HP 416!

Prós e contras

Prós

A primeira vantagem da HP 416 está na qualidade da impressão. Com resolução de 1.200 DPI, tanto as impressões monocromáticas quanto as coloridas saem com boa qualidade, sendo bem legíveis e sem borrões. O vidro usado para digitalizações e cópias dessa multifuncional também é extremamente competente, entregando documentos quase idênticos aos originais.

Vale mencionar aqui também o design da impressora, que é bem bonita e fica bem em qualquer escritório. A conectividade dela também é muito boa, se conectando sem problemas às redes Wi-Fi e sendo facilmente reconhecida por notebooks e celulares. Em meus testes, não tive nenhum problema para enviar documentos para impressão.

Outro ponto positivo é o preço. Uma parte considerável das impressoras tanque de tinta é vendida por mais de R$ 1.000. Consultei nosso histórico de preços durante a redação desta matéria, em 10/12/2021, e notei que essa é uma impressora barata, já que sempre ficou abaixo dos R$ 1.000 nos últimos seis meses.

Contras

Apesar de contar com diversos pontos positivos, a HP 416 também fica devendo em uma série de atributos. O primeiro deles é a difícil instalação e as instruções confusas do guia de início. Alguns passos necessários para a instalação simplesmente não existem no material de guia que vem junto à impressora. Além disso, algumas peças que vem na HP 416 não aparecem nas ilustrações do manual, gerando mais confusão.

Embora você possa seguir a maioria dos passos sem problema algum, em alguns momentos você vai simplesmente ter que descobrir por conta própria o que deve fazer. Ela também apresentou alguns bugs durante a impressão. Um deles me tomou algumas horas do dia para resolver.

O último defeito da HP 416 está no longo prazo. Como nosso teste de impressora levou dois dias, não tinha como ser detectado. Aparentemente, a estrutura da impressora é frágil, apresentando problemas após o primeiro ano de uso. Essa informação foi encontrada em diversas avaliações enviadas por nossos usuários na página de produto e, considerando a sua importância, não pode ser ignorada neste review.

De acordo com algumas avaliações de usuários que compraram a HP 416, ela parece dar problemas após o primeiro ano de uso (Reprodução: Buscapé)

O que tem na caixa?

(Foto: Filipe Salles)
  • Impressora HP 416
  • CD de instalação do software da impressora
  • Cabo de energia
  • Cabeçotes de impressão
  • Garrafa de tinta preta
  • Garrafa de tinta magenta
  • Garrafa de tinta ciano
  • Garrafa de tinta amarela
  • Manuais e folheto de garantia
  • Folheto com instruções para reembalagem
  • Sacola plástica para reembalagem

Design e Construção

O design da HP 416 o torna uma das melhores opções para quem está de home office (Foto: Mosaico)

Como já mencionei acima, a HP 416 é uma impressora muito bonita e certamente se adequa a qualquer escritório, seja fora ou dentro de casa. Na cor preta e com detalhes em prateado, sua parte frontal traz a porta para instalar os cabeçotes de impressão, assim como a saída de papel.

Na parte traseira ficam as conexões, já que a impressora também pode ser conectada ao seu computador por USB. Na tampa da impressora fica o painel de controle da HP 416, além do vidro usado para cópias e digitalizações.

O painel de controle da HP 416 é simples e fácil de usar (Foto: Mosaico)

Já à direita ficam os reservatórios de tinta. Elas são transparentes, permitindo conferir os níveis de carga a qualquer momento.

Apesar da falta de instruções para instalação e configuração da máquina, a impressora deixa bem claro onde estão suas portas, encaixes e botões. Ou seja, usar a HP 416 é bem fácil por conta de botões e portas bem posicionados.

Facilidade de instalação e uso

Usar a impressora HP 416 é fácil, mas só depois de conseguir fazer a instalação, que é onde está o desafio. Apesar de contar com diversos manuais, as instruções de instalação são confusas.

Em algumas partes desse processo, alguns elementos citados no manual de início rápido estão ausentes. Por exemplo, ao abrir a porta frontal para instalar os cabeçotes de impressão, é necessário manipular e remover uma peça que simplesmente não é citada. O pior é que o componente em si é todo feito de plástico, passando a impressão de que pode quebrar facilmente.

Apesar da hesitação, consegui medir bem a força e remover o componente sem danificar, mas uma pessoa mais desatenta pode acabar causando algum dano. E isso não seria culpa dela, já que a empresa não cita a peça em seu manual de instalação.

Aproveitando que mencionei os cabeçotes de impressão, eles são peças essenciais para o funcionamento da HP 416. Porém, sua instalação não é necessária em modelos de outras marcas, tornando o processo de instalação mais demorado que em outros modelos.

Apesar das dificuldades ao longo do processo de instalação, a carga inicial da HP 416 é simples e fácil de fazer (Foto: Filipe Salles)

Conectividade

Enquanto a instalação é confusa, conectar a HP 416 a uma rede Wi-Fi é simples e rápido, bastando apenas que instale o aplicativo HP Smart no seu PC ou celular. Depois, é só seguir o passo a passo. Como a maioria das impressoras, esse modelo reconhece apenas conexões de 2,4GHz, então certifique-se que o seu celular ou PC também se conectem a ela, nem que seja apenas para realizar a configuração e imprimir algumas páginas.

Fora isso, a impressora vem acompanhada de um cabo USB 2.0, que pode ser usado para instalar a HP 416 diretamente no seu computador. Por outro lado, a impressora não conta com conexão Bluetooth, o que ofereceria mais uma opção de conexão.

Desempenho

Precisão de impressão

A impressão em cores é de boa qualidade e bem precisa, tornando-a um ponto positivo da HP 416 (Foto: Mosaico)

Com resolução máxima de 1.200dpi, a HP 416 entrega boa qualidade tanto nas impressões coloridas quanto em preto e branco. Documentos comuns com poucas imagens terão resolução quase perfeita, por exemplo.

Porém, a coisa muda um pouco de figura em imagens mais pesadas ou bem coloridas. Nelas, é possível notar certa perda de qualidade, com a imagem um pouco mais borrada.

Isso não acontece nas digitalizações e cópias. Tanto a cópia digital de um documento feita com o scanner quanto a sua cópia física feita pela impressora beiram a perfeição.

Performance em impressões longas

Um detalhe importante sobre a HP 416 é que, em meio a impressões longas, a impressora dá pequenas travadas, levando alguns minutos para retomar o processo. Além disso, os sensores da impressora são propensos a apresentar erros nessas ocasiões.

No meu caso, uma impressão foi interrompida por conta de uma "obstrução de papel". Após verificar a impressora diversas vezes, não encontrei papel algum, embora o erro permanecesse. Em uma das diversas tentativas de fazer ela imprimir, a HP 416 simplesmente imprimiu como se nada tivesse acontecido.

Até porque nada tinha acontecido mesmo, mas o erro que não existia me fez perder quase duas horas de trabalho apenas reiniciando computadores e a própria impressora, até ela simplesmente funcionar. Considerando isso, é importante ficar atento quando imprimir algum documento com quantidade alta de páginas.

Velocidade de impressão

A fabricante cumpre a promessa quando o assunto é a velocidade da impressora. Ao imprimir um documento em preto e branco em qualidade normal, a HP 416 imprimiu as oito páginas por minuto indicadas.

O mesmo pode ser dito das impressões coloridas, mas é importante ficar atento a um fator. Quando mandei um documento colorido, a impressora levou um minuto para apenas uma página. Mas, para ser totalmente sincero, mandei imprimir uma página totalmente colorida!

Impressões coloridas costumam ser mais vagarosas, mas imprimir uma imagem inteira pode demorar bastante! (Foto: Filipe Salles)

Para textos mais curtos, sem fundo e com uma imagem colorida ocasional, a velocidade de impressão colorida está na faixa do que a fabricante estabeleceu. Mas é importante ficar atento que imagens coloridas com alta resolução levarão um bom tempo para imprimir.

Duração e facilidade de recarga da tinta

Os reservatórios transparentes da HP 416 te permitem enxergar o nível de tinta a qualquer momento (Foto: Filipe Salles)

As impressoras tanque de tinta são úteis justamente pela sua boa capacidade de impressão. Ou seja, são necessários alguns milhares de impressões para que você precise comprar novas garrafas de tinta. Isso foi comprovado em nossos testes.

Mesmo após fazer cerca de 300 impressões e cópias, os reservatórios da HP Ink Tank 416 continuaram no topo, reduzindo pouco. Apesar de não ter feito nenhuma recarga ao longo dos testes, basta repetir o que foi feito na instalação, removendo a proteção do tanque e encaixando a garrafa virada no bocal correspondente.

Dica: confira a seguir o preço do kit com garrafas de tinta compatíveis com a HP 416!

O que pode ser custoso é a troca dos cabeçotes de impressão, que devem ser trocados após 1 ano de uso. Esses cabeçotes custam cerca de R$ 350, então esse é um custo anual que você terá enquanto tiver a HP 416 como impressora.

Ficha técnica da HP 416

Produtos similares

Epson L3150

A impressora mais procurada aqui em nosso site, nós já avaliamos a Epson L3150. Apesar de mais cara que a HP 416, ela é mais robusta e também mais fácil de instalar, configurar e usar. Tanto que a classificamos como o melhor custo-benefício, especialmente por não exigir uma troca de cabeçotes anual.

Canon Mega Tank MaxxTinta G3111

Assim como a HP 416, esse modelo da Canon também conta com um ótimo preço para uma impressora tanque de tinta, sem passar dos R$ 1.000. Seu design é parecido, embora tenha escolhido manter os reservatórios de tinta na parte frontal, assim como faz o modelo da Epson. De acordo com avaliações feitas por usuários do nosso site, ela também possui excelente qualidade de impressão.

HP Deskjet Advantage 2376

Diferente dos dois modelos acima, escolhemos uma impressora jato de tinta como alternativa. Afinal de contas, nem todo mundo tem como gastar quase R$ 1.000 em uma impressora. Mais econômica, a HP Deskjet Advantage 2376 pode ser encontrada por preços em volta de R$ 250 em dezembro de 2021.

Claro que isso significa menor capacidade de impressão e também menor qualidade. Afinal de contas, esse é um modelo para uso doméstico e para quem não tem a intenção de imprimir com frequência.

Conclusão

Fechando nossa review da HP 416, posso dizer que me surpreendi com a qualidade das impressões que a impressora proporcionou. Ela também é fácil de usar na maior parte do tempo e a capacidade do tanque de tinta é boa, oferecendo bom custo-benefício.

Por outro lado, a dificuldade de instalar e bugs ocasionais que podem resultar em horas perdidas na busca de uma resolução são bem frustrantes. Somado a isso, a troca de cabeçotes anual e a aparente fragilidade da estrutura da impressora após seu primeiro ano podem tornar sua vida útil pequena.

Considerando todos os detalhes que mostramos ao longo do artigo, pude notar que a HP 416 é uma boa impressora, mas que poderia ser melhor em alguns aspectos, especialmente aqueles relacionados à sua estrutura e facilidade de instalação. Sendo assim, fechamos a review com nota 7,5 para a HP 416!

Leia mais sobreInfo+