Está pensando em comprar uma soundbar? Nós fizemos esse comparativo para você entender qual é a melhor: soundbar JBL SB160 ou Xiaomi? Os dois modelos são bastante diferentes entre si e podem agradar consumidores com perfis distintos. A JBL, por exemplo, apesar de ser um modelo de entrada, é uma soundbar com subwoofer, de boa potência e com Dolby Digital. Isso significa que você pode ter som de cinema na TV da sua casa. Já a soundbar Xiaomi Redmi é indicada para quem busca um modelo de entrada mais básico, por não ser tão potente nem ter tantos recursos.

No entanto, ela é bem mais barata e pode ser a escolha ideal para quem não tem tanto dinheiro para investir no equipamento. Por isso, nesse comparativo, vamos avaliar a soundbar JBL e a Xiaomi por alguns quesitos de destaque. Confira abaixo nossas observações e descubra a melhor soundbar para você!

Você também pode conferir nossa lista para saber qual a melhor soundbar custo-benefício!

A soundbar Xiaomi Redmi tem design minimalista e não conta com subwoofer (Foto: Divulgação Xiaomi)

Design

Antes de entrar em detalhes sobre o design, é importante lembrar que estamos comparando uma soundbar JBL 2.1 com uma Xiaomi de entrada. Por isso, algumas diferenças essenciais podem ser observadas. Para começar, a soundbar JBL SB160 vem com uma caixa subwoofer, além da soundbar em si. Ou seja, naturalmente ela ocupa mais espaço que a Xiaomi, uma soundbar mais compacta.

A gente testou a soundbar JBL SB160! Confira o review completo!

Ambos os modelos possuem um design simples, com destaque para os botões de liga/desliga, volume e de conexão. No entanto, a tomada da soundbar Xiaomi segue o padrão chinês, com dois tracinhos em vez dos três pinos a que estamos acostumados no Brasil. Ela também vem apenas em 220V, o que pode ser um problema para algumas pessoas.

Se você quer saber mais detalhes, leia nosso review da soundbar Xiaomi Redmi!

Já um ponto positivo da soundbar JBL SB160 é a conexão quase sem fios, deixando o ambiente com visual clean. Além disso, ela possui controle remoto que permite você ajustar a equalização de áudio de acordo com o conteúdo que está sendo exibido.

Potência de som

Nesse quesito, a diferença entre os modelos é substancial. A soundbar Xiaomi Redmi tem 30W de potência. Para se ter uma ideia, a maior parte das TVs básicas de 40 polegadas possuem 20W de potência de som. Algumas smart TVs mais premium apresentam 30W ou mais. Ou seja, dependendo do modelo da sua TV, a soundbar Xiaomi não fará muita diferença. Ela compensa para TVs menores em ambientes reduzidos.

No caso dessa soundbar JBL 2.1, a potência é de 110W. Apesar de ser possível encontrar modelos de soundbar mais potentes no mercado, já é um valor considerável. Como ela vem com Dolby Digital e subwoofer, a experiência sonora é bem mais imersiva. Mesmo não sendo a soundbar mais potente, em ambientes pequenos ou médios, você pode obter som de cinema na sua casa.

Não sabe o que é a tecnologia Dolby Atmos? Venha descobrir!

Mesmo sendo um modelo de entrada, a soundbar JBL SB160 permite ajuste de áudio pelo controle remoto (Foto: Mosaico)

Recursos

Além do já citado Dolby Digital, a soundbar JBL SB160 tem conexão via Bluetooth e modelos de equalização para cada tipo de conteúdo. É importante frisar, no entanto, que esse é um modelo mais básico e não tem tantos recursos diferentes. Ainda assim, ele está na vantagem se comparado ao modelo de soundbar Xiaomi Redmi. A Xiaomi não informa se o aparelho tem áudio Dolby ou algum outro sistema de som; além disso, não há tecnologia para mudar a equalização. Por fim, como o manual vem em chinês, é difícil explorar a totalidade do aparelho para quem não domina o idioma.

Nós também comparamos a soundbar LG SNH5 e a LG SP9A. Entenda qual é melhor! E, caso fique interessado, também fizemos um review da soundbar LG SP9A.

Conectividade

A soundbar JBL SB160 se conecta à TV através de cabo HDMI (já incluso) ou cabo óptico, que precisa ser adquirido separadamente. A conexão entra a barra e a caixa subwoofer é feita através de Bluetooth, evitando o excesso de fios no aparelho. Ainda através do Bluetooth, é possível conectar outros dispositivos à soundbar. Como a versão dessa tecnologia de conexão na soundbar é 4.2, a estabilidade é um ponto positivo.

A soundbar Xiaomi Redmi, por outro lado, se conecta à TV pelo cabo SPDIF. Isso pode ser um problema porque nem todas as TVs possuem entrada compatível. Nesse caso, a melhor opção é usar a conexão via Bluetooth, que também apresenta boa estabilidade.

Se você estiver investindo em um novo equipamento para assistir séries, filmes e jogar, não deixe de conhecer as melhores TVs com 120Hz nativos! Nós também comparamos as tecnologias LG QNED e Samsung Neo QLED para entender qual a melhor resolução.

Custo-benefício: soundbar JBL SB160 ou Xiaomi?

Para avaliar o custo-benefício das duas, antes de tudo é necessário entender quanto você está disposto a gastar para ter uma soundbar. Afinal, a diferença de preço das duas é considerável. Enquanto é possível encontrar a Xiaomi Redmi por R$283,00, a JBL é oferecida a partir de R$1.399,00. Ou seja, dependendo da quantia que você pode gastar, não há nem a possibilidade de escolha.

No entanto, levando em conta todos os recursos, vale a pena considerar o investimento na JBL SB160, se possível. Apesar do preço mais elevado, a potência, o subwoofer e a presença de Dolby Digital fazem dessa soundbar um modelo bem mais completo. No caso da soundbar Xiaomi, muitas vezes sua smart TV já é mais potente que o aparelho. Mesmo se você quiser apenas ouvir música, talvez seja melhor investir em uma boa caixa de som Bluetooth – o que pode valer mais a pena financeiramente, inclusive.

Aproveite e veja também nossa lista para descobrir qual a melhor TV 50 polegadas 4K!