"Skincare". Seja na internet, na TV ou em revistas, é possível que você já deve ter ouvido essa palavra, certo? O skincare está ganhando força ano após ano, principalmente entre quem entende a importância dos cuidados com a pele a longo prazo. Caso você ainda não esteja familiarizado com a temática, chegou a hora de conhecer os passos que vão se tornar indispensáveis no seu dia a dia.

Primeiramente, é importante entender que, para tirar proveito dos benefícios de um skincare, o ideal é consultar um dermatologista de confiança. Ele é quem irá reconhecer os problemas da sua pele – se precisa de cuidados anti-idade, se tem tendência à acne... –, bem como o seu tipo. Os produtos ideais e a rotina correta poderão melhorar a saúde da sua pele e, de quebra, aumentar a sua autoestima!

Quer entender o que é, como fazer, quais os itens e o passo a passo completo para se aventurar no skincare? Confira abaixo!

Entenda o que é e como fazer skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Skincare: o que é?

Na tradução do inglês, "skincare" significa "cuidados com a pele". Assim como lá fora, no Brasil, o skincare é utilizado para denominar a rotina, os passos e os produtos dermocosméticos usados nos cuidados diários com a pele do rosto ou do corpo – tudo para mantê-la saudável, hidratada e jovem por mais tempo.

Dentro dos cuidados com a pele, encontram-se sabonetes ou géis de limpeza para o rosto, esfoliantes, sérums, tônicos, hidratantes, cremes, máscaras e protetores solares. Diferentemente do que imaginam, a rotina de skincare perfeita não requer um tempão -nada disso! Alguns minutos por dia já fazem uma grande diferença.

Como começar uma rotina de skincare?

Antes de iniciar uma rotina ou comprar qualquer produto (cosmético ou dermacosmético), é essencial ter o acompanhamento de um profissional. O dermatologista é quem vai indicar os cuidados essenciais, que irão de encontro ao que a sua pele precisa naquele momento.

Agora, se você está mais do que familiarizado com a sua pele – e já conhece exatamente o que ela aceita (ou rejeita), o próximo passo é saber a ordem de aplicação dos seus produtos de skincare. Vamos lá?

Confira o passo a passo de uma rotina de skincare (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como fazer skincare?

Dar atenção à pele é crucial para mantê-la saudável a longo prazo. Isso não quer dizer que lavar o rosto e usar o protetor solar seja pouco! Mas, caso você queira ir além nos seus cuidados com a pele, é preciso entender como fazer o skincare ideal para a você, a região onde você mora e o dia a dia que você vive.

Existem algumas formas (e rotinas) para fazer o seu skincare – e todas são compostas por três etapas indispensáveis: limpeza, hidratação e proteção. Os cuidados com a pele devem ser adaptados de acordo com as necessidades e os objetivos de cada pessoa, mas este passo a passo é do tipo coringa: perfeito para quem não sabe por onde começar!

Rotina de skincare: passo a passo completo

Uma rotina de skincare pode proteger a sua pele dos danos ambientais, como a poluição, por exemplo; ajudar a combater os efeitos do envelhecimento, como as manchas, rugas e linhas de expressão; e melhorar a sua aparência como um todo, deixando-a com aspecto mais saudável.

Para isso, é fundamental entender a ordem correta de aplicar os produtos certos para a sua pele. Confira o passo a passo abaixo e não se esqueça: os benefícios que citamos não aparecem de uma hora para outra, tá?

1. Limpar

Em primeiro lugar, está a limpeza. É importante limpar profundamente o rosto com um sabonete ou gel de limpeza adequado para o seu tipo de pele. Se você usa maquiagem diariamente, dá para passar uma água micelar com algodão antes ou depois de limpar a pele para retirar qualquer vestígio de possa vir a aparecer.

A limpeza do rosto é fundamental para manter a pele saudável, permitir a regeneração celular e potencializar a ação dos ingredientes ativos dos produtos que serão aplicados no rosto. Uma limpeza feita corretamente remove as impurezas, as células mortas e a oleosidade em excesso.

A frequência da limpeza será determinada pelo dermatologista. No geral, o sabonete ou o gel deve ser aplicado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, antes da hidratação. Para complementar, você pode esfoliar o rosto uma vez por semana – caso a sua pele não seja sensível e essa seja a indicação do seu dermatologista.

2. Hidratar

Após a limpeza do rosto, chegou a hora da hidratação. Para cada tipo de pele existe um hidratante ideal. E mesmo a pele oleosa necessita de hidratação, viu? Seja um hidratante fluido, como um sérum, ou um hidratante consistente, o importante é que ele seque na pele e reponha a água que a sua cútis está precisando.

A hidratação do rosto é fundamental para restaurar a barreira da pele e deixá-la mais tolerante aos tratamentos. Um hidratante ou sérum também pode ter ação antioxidante, anti-envelhecimento, anti-manchas ou com proteção solar, por exemplo, e deve ser escolhido tendo em conta as características da sua pele.

3. Tratar

Depois da hidratação do rosto, é o momento de aplicar o seu dermocosmético de tratamento. Vale lembrar que esse é um passo que, mais do que qualquer outro aqui, deve ser feito após uma consulta com o dermatologista. Os produtos de tratamento vão depender (novamente) do seu tipo de pele.

No geral, a vitamina C é um produto que costuma ser utilizado de manhã. Ela estimula a produção de colágeno, clareia a pele e melhora a luminosidade, textura e viço. Pela noite, é comum que o médico indique o uso de ácidos ou cremes mais grossos, para ajudar em qualquer problema cutâneo que você venha a ter.

4. Proteger

Por fim, mas não menos importante, o protetor solar. Sem essa etapa, não existe skincare. A maior causa do envelhecimento da pele é o sol – fora os casos de câncer de pele. Para minimizar esses efeitos, é essencial que o filtro solar tenha FPS mínimo de 30. Ter uma textura agradável e fixar bem na pele também são pontos a se considerar.

Caso você curta se maquiar, usar um protetor solar com cor no lugar da base potencializa a proteção contra luz visível. E não se esqueça: é crucial que o filtro solar seja aplicado (e reaplicado) todos os dias, mesmo em dias nublados e/ou dentro de casa, pois a luz de lâmpadas artificiais e equipamentos eletrônicos mancha a pele.

Produtos de skincare: do tônico ao protetor solar

Para finalizar, preparamos uma seleção com alguns dos produtos de skincare mais "queridinhos" dos usuários. Explore já!

1. La Roche-Posay Effaclar Concentrado

O gel de limpeza La Roche-Posay Effaclar Concentrado foi feito para peles oleosas a acneicas. Ele limpa suavemente as impurezas e reduz o excesso de oleosidade do rosto. O produto de skincare não contém óleos, parabenos ou álcool. Além disso, a fórmulas Effaclar da marca são testadas dermatologicamente para serem adequadas para peles sensíveis.

Características do La Roche-Posay Effaclar Concentrado:

  • Limpa a pele com suavidade;
  • Elimina o excesso de oleosidade;
  • Fórmula de alta tolerância.

2. Bioderma Sébium H2O

A água micelar Bioderma Sébium H2O é indicado para peles mistas, oleosas e acneicas. É uma água micelar, mas também é um demaquilante. Ela remove a maquiagem e as impurezas da pele, além de diminuir a oleosidade em excesso, sendo um produto de skincare para quem busca uma higiene completa do rosto.

Características da Bioderma Sébium H2O:

  • Limpa suavemente e remove a maquiagem sem ressecar a pele;
  • Purifica a pele, diminui a oleosidade e regula a qualidade de sebo;
  • Oferece uma sensação de frescor imediata.

3. SkinCeuticals Blemish+ Age Defense

O tônico SkinCeuticals Blemish+ Age Defense também é perfeito para peles oleosas. Ele é livre de óleos e possui tripla ação, com a combinação de cinco ácidos: antiacne, antioleosidade e antienvelhecimento. O produto de skincare auxilia no controle da produção de oleosidade, combate à acne e redução de linhas finas e rugas.

Características do SkinCeuticals Blemish+ Age Defense:

  • Reduz a produção excessiva de sebo;
  • Combate as imperfeições da acne;
  • Uniformiza o tom e a textura da pele;
  • Descongestiona os poros obstruídos;
  • Ajuda a corrigir os sinais do envelhecimento.

4. Vichy Minéral 89

O hidratante facial Vichy Minéral 89 é a opção para todos os tipos de pele. Ele é um fortalecedor facial composto por ácido hialurônico e 89% de água vulcânica mineralizante, comprovadamente capaz de fortalecer as defesas naturais da pele. O produto de skincare proporciona uma hidratação intensa, preenchimento, brilho e saúde à pele.

Características do Vichy Minéral 89:

  • Proporciona uma hidratação intensa, com preenchimento, brilho e saúde;
  • Fortalece as defesas naturais da pele;
  • Textura em gel, não-oleosa, bem absorvida.

5. La Roche-Posay Anthelios Airlicium

Um dos protetores solares mais amados, o La Roche-Posay Anthelios Airlicium é indicado para peles oleosas ou acneica, sensíveis ao sol. Ele possui textura gel-creme, toque limpo, leve e de rápida absorção. Com esse produto de skincare, a pele é protegida e o brilho é controlado, proporcionando uma sensação de pele limpa e fresca. Esse protetor solar está disponível em FPS 30 ou 70, com cor ou sem cor.

Características do La Roche-Posay Anthelios Airlicium:

  • Possui alta proteção e rápida absorção;
  • Textura gel-creme, toque limpo e leve;
  • Controle inteligente da oleosidade, umidade e brilho;
  • Promove sensação de pele limpa por 12h.