Logo Buscapé
Logo Buscapé

O ácido mandélico é um dos príncipios ativos mais procurados atualmente, pois carrega um potencial gigantesco de tratamento e cuidados com a pele. Mas, se você nunca ouviu falar desse ácido ou ainda tem dúvidas sobre como usar a substância, não se preocupe! A dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello, nos ajudou a preparar um conteúdo completo para tirar as suas principais dúvidas sobre o ácido mandélico. Ao final do conteúdo, também damos dicas de alguns dos melhores produtos para você conhecer. Boa leitura!

O que é e quais os benefícios do ácido mandélico?

Quer saber se o ácido mandélico é bom e quais as vantagens de inserir a substância na sua rotina de skincare? Pois fique sabendo que a popularidade do ácido mandélico se deu especialmente por suas propriedades anti-envelhecimento e combate a rugas e linhas de expressão. Mas não é só isso que ele proporciona:

“O ácido mandélico é um alfa-hidroxiácido possui ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, sendo indicado para pele com tendência à acne ou com pequenas manchas escuras. Tem características parecidas com o ácido glicólico, mas, por possuir uma molécula maior, ele tem menor absorção. Então, usamos mais em pacientes com pele oleosa”,

Como o ácido mandélico reduz manchas?

Como um derivado das amêndoas amargas, o ácido mandélico age como um peeling químico que esfolia de forma leve, colaborando para o processo de renovação celular e, consequentemente, clareando manchas de acne e até mesmo melasma.

“Justamente por possuir uma molécula muito maior, ele é menor absorvido. Isso é uma grande vantagem para pacientes que mancham facilmente, pois, nesse caso, teremos uma menor chance de pigmentação inflamatória. Essa é uma vantagem, principalmente para o paciente com a pele negra. Por isso dizemos que o ácido mandélico é o clareador ideal nesse tipo de pele”,

Falando em tirar manchas, que tal conferir 4 produtos e dicas para clarear as axilas?

Quem pode usar ácido mandélico? Saiba os cuidados necessários e contraindicações

Legenda: Ácido mandélico pode ser usado inclusive após tratamentos a laser! (Foto: Shutterstock)

Segundo a Dra. Stefanello, o ácido mandélico é seguro de usar e pode ser utilizado até por quem tem pele sensível. Isso acontece porque ele é uma substância muito mais suave, quando comparada a ativos similares no mercado. Confira o que a médica diz sobre quais tipos de pele podem usar o ácido mandélico:

“O ácido mandélico é ideal para as peles secas e sensíveis, geralmente para pacientes intolerantes a outros ácidos - mas pode ser usado em todos os tipos de pele. Além disso, esse ácido pode ser usado em peles claras e negras, e antes ou depois do peeling ou cirurgia a laser, sendo muito versátil e muito seguro”, explica a especialista.

Mesmo assim, como qualquer tratamento cosmético, existem algumas contraindicações relacionadas ao ácido mandélico. A especialista alerta para que não seja usado durante o dia e destaca que utilizar a substância por tempo prolongado pode causar efeito rebote e surgir novas manchas.

vitar usar ácido mandélico ao mesmo tempo que outros ácidos, nem mesmo durante o tratamento com peeling químico, onde são usados outros ácidos em altas concentrações para descamar a pele, promovendo a regeneração total da pele. Durante este tipo de tratamento é mais indicado usar apenas cremes e loções hidratantes”, afirma, Betina.

De forma prática, veja abaixo quando não usar o ácido mandélico:

  • Gravidez ou amamentação
  • Pele ferida
  • Herpes ativa
  • Após depilação com cera
  • Sensibilidade ao teste
  • Uso de tretinoína
  • Pele bronzeada.

Como usar o ácido mandélico?

Se você chegou até aqui e percebeu que não tem nenhuma contraindicação ao uso da substância na sua pele, provavelmente já quer saber como começar a usar o ácido mandélico e potencializar o seu tratamento e rotina de cuidados, né? Segundo a dermatologista Betina Stefanello, o mais indicado é aplicar diariamente, à noite, sobre a pele do rosto, pescoço e colo, mantendo distância dos olhos.

“Deve lavar o rosto, secar e esperar cerca de 20-30 minutos para aplicar o ácido na pele, para não causar irritação. Para começar a usar deve-se aplicar 2 a 3 vezes por semana no primeiro mês e a partir desse período pode ser usado diariamente”, explica a médica.

Confira as 3 melhores opções de ácido mandélico disponíveis no mercado

Vamos às dicas de ácido mandélico? Agora que você já aprendeu todos os benefícios e sabe como inserir a substância na sua rotina de skincare, está na hora de conferir uma seleção com 3 das mehores opções de ácido mandélico disponíveis no mercado. Continue a leitura e descubra as marcas e principais características de cada sugestão!

1. Peeling Mandelico Adcos

Nossa primeira indicação é o Peeling Mandélico da Atcos. Enriquecido com vitamina C, ele foi formulado com ativos renovadores que atuam na hiperpigmentação, melhorando a textura da pele e fornecendo luminosidade prolongada e imediata. O produto oferece uma esfoliação leve e cicatrizante, fortalecendo a barreira natural da pele e mantendo a hidratação.

Características do Peeling Mandelico Adcos

  • Característica anti-inflamatória
  • Baixo potencial de irritabilidade
  • Com Vitamina C Vetorizada
  • Possui ácido lactobiônico de elevado poder antioxidante
  • Contém vitamina B3 que potencializa a hidratação

2. Ácido Mandélico The Ordinary

Prefere os importados? Conheça o ácido mandélico da The Ordinary! (Imagem: Divulgação/The Ordinary)

O Ácido Mandélico The Ordinary é um produto importado com formulação de 10% de ácido, concentração máxima permitida no Brasil. Além de também oferecer uma esfoliação suave, é um ótimo auxílio para reduzir cravos, o que torna a pele mais lisa. Vale destacar, que ele contém AHA, alfa-hidroxiácidos que ajudam no tratamento de manchas e produção de melanina, mas que também tornam a pele mais sensível ao sol.

Características do Ácido Mandélico The Ordinary

  • Cruelty-free
  • Regula a produção de sebo
  • Minimiza os poros
  • Contém vitamnina B3
  • Vegano
  • Oil-free
  • Sem silicones

3. Ácido Mandélico Principia

O ácido mandélico da Principia garante 99% de redução de manchas (Imagem: Divulgação/Principia)

O Ácido Mandélico Principia é a nossa terceira e última sugestão. O produto tem um custo-benefício mais competitivo. Portanto, é ideal para quem não pode gastar muito no momento, mas ainda quer desfrutar dos benefícios da substância. Ele vem com 10% de concentração de ácido mandélico e 1 % de alfa-arbutin, ativo responsável por regular a pigmentação da pele e uniformizar o tom.

Características do Ácido Mandélico Principia

  • Melhora o melasma em 93%
  • Diminui olheiras e bolsas
  • Controla oleosidade
  • Minimiza os poros
  • Reduz cravos e espinhas
  • Sem parabenos, petrolatos e sulfatos
  • Cruelty-free

Agora que você conheceu as vantagens do ácido mandélico, descubra também os benefícios do ácido salicílico!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!