Você sabe como organizar o guarda-roupas? Com a rotina corrida, manter esse móvel arrumado pode parecer uma missão impossível. Mas, quando feita com periodicidade, a arrumação ajuda a encontrar as peças mais facilmente, manda embora a poeira acumulada e ainda te ajuda a separar as roupas que não estão sendo mais usadas.

Portanto, se você tem dúvidas de como organizar o guarda-roupas, você chegou ao lugar certo! Para te ajudar, preparamos este artigo com dicas de limpeza, separação das peças e, o melhor, de como mantê-lo organizado no dia a dia. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre a organização de um guarda-roupas.

Buscando um guarda-roupas novo? Confira as melhores opções de guarda-roupas de casal.

Confira algumas dicas de como organizar o guarda-roupas de maneira eficiente (Imagem: Shutterstock)

Comece fazendo a limpa no guarda-roupas

O primeiro passo da organização é retirar todas as peças do guarda-roupas. Na hora de fazer isso, separe as roupas em três grupos:

  • Jogar fora: nesse grupo vão as peças danificadas, aquelas que têm furos, estão desbotadas, esgarçadas e com elásticos frouxos. Elas não podem ser aproveitadas para a doação, portanto podem ser descartadas no lixo.
  • Doar: para esse grupo vão as peças que estão em bom estado e que você não usa há mais de um ano, inclusive nem se lembrava que estavam no armário até pegar nelas novamente. Essas roupas podem servir para alguém que esteja precisando. Doe-as e ajude quem realmente precisa.
  • Guardar: para o último grupo vão as peças que você usa no dia a dia e aquelas que estão separadas para ocasiões especiais, como o clássico vestido de festa ou aquele terno que são coringas no guarda-roupas.

Uma boa prática é fazer essa limpeza pelo menos uma vez ao ano. Se você ainda tem dúvida se realmente não irá usar mais uma peça determinada, aí vai uma dica: mantenha todos os cabides na posição contrária do que você usa normalmente. À medida que for utilizando as roupas, volte os cabides para a posição habitual. No final do ano, as peças que ficaram nos cabides que não foram “desvirados” são aquelas que você realmente não usa e que estão liberadas para a doação.

Agora, reorganize as peças no armário

Acredite, estabelecer um padrão de organização de guarda-roupas vai facilitar, e muito, na hora de procurar aquela peça especial para uma festa ou a camisa social que você está precisando para uma entrevista.

Você pode fazer essa organização por:

  • Cores: separe as peças pelas cores, seguindo a ordem do mais claro até o mais escuro, do branco ao preto. Dessa forma, será mais fácil de encontrar uma peça específica apenas lembrando da sua cor.
  • Por tipo: outra opção é separar as roupas pelo tipo de peça. Reúna regatas, camisetas, vestidos e saias, caças e shorts, e peças sociais em espaços específicos. Assim será mais fácil de encontrá-los. Essa dica vale também para a organização de peças por estações do ano.
  • Separe as roupas íntimas das demais peças: tenha um local específico para as peças íntimas e para os pijamas no seu guarda-roupas.

Quer outras dicas de arrumação? Confira como organizar a geladeira aqui!

Com as dicas certas, a organização do guarda-roupas fica bem mais simples (Imagem: Shutterstock)

Como organizar o guarda-roupas: dicas que ajudam a manter a organização

Alguns utensílios como etiquetas, caixas e organizadores podem te ajudar a organizar o guarda-roupas. Confira a seguir:

Use etiquetas de identificação

As etiquetas de identificação são ideais para que você mantenha tudo em ordem continuamente. Para isso, basta escrever na etiqueta o nome do tipo de item que será guardado em cada gaveta, caixa ou organizador e colar no local indicado. Assim, você não esquecerá onde guardou ou de onde tirou determinada peça ou acessório. Além disso, caso seja necessário, outra pessoa ou ajudante poderá guardar as peças para você.

Padronize os cabides

Essa dica é fundamental para você que está querendo entender melhor a forma da organização de guarda-roupas. A padronização dos cabides nada mais é do que usar cabides do mesmo modelo para peças de roupas similares. Mas como assim? Use cabides da mesma cor, tamanho ou formato para vestidos. Outro modelo ou cor para blusas mais informais, e ainda, outro para modelos sociais. Assim fica mais fácil de visualizar a categoria da peça que você está procurando.

Invista nos organizadores de roupas

Como o próprio nome diz, o organizador de roupa é o seu grande aliado na hora de criar novas divisórias para arrumar as suas peças. Tanto as tradicionais caixas organizadoras, quanto os modelos estilo colmeia são bem-vindos na hora de arrumar o guarda-roupas. Existem ainda modelos específicos para lenços, gravatas, cintos e acessórios. Caso possa investir neles, opte por pelo menos um de cada, pois eles darão mais praticidade ao seu armário. Você pode, ainda, aproveitar caixas e demais cestos que já tenha em casa para organizar os itens pequenos no seu guarda-roupas. Assim, você economiza e ainda garante a organização dos acessórios!

Procurando mais dicas para casa? Confira como limpar ferro de passar.

As caixas ajudam na organização de guarda-roupas (Imagem: Shutterstock)

Guarde peças que você não usa com frequência em prateleiras altas

Sabe aquelas peças que você só usa quando vai viajar para um local muito frio ou, então, aquelas para quando tem um casamento na agenda? Guarde todas elas nas prateleiras mais altas do seu guarda-roupas. Como você não usa com frequência, não há necessidade de elas ocuparem espaços em que as roupas do dia a dia poderiam estar, não é mesmo?

Tirou? Guardou!

Uma dica fundamental para quem está aprendendo como organizar o guarda-roupas é colocar as peças de volta no lugar de onde tirou. Nada de tirar a roupa para usar e depois jogá-la em qualquer lugar do armário. Fazer isso vai gerar um ciclo repetitivo e o seu guarda-roupas ficará bagunçado novamente. Portanto, se tirou, guarde de volta! Ah, e no lugar certo.

Conheça alguns dos melhores modelos de guarda-roupas do ano

Quer conferir mais modelos? Veja a seleção dos melhores guarda-roupas de 2021.

Leia mais sobre