Os Xbox Series X e Series S serão os novos videogames da próxima geração da Microsoft. Os dois consoles terão um recurso que a empresa tem dado suporte nos últimos anos: retrocompatibilidade. Esta função permite jogar games de gerações anteriores, como o Xbox One, Xbox 360 e o Xbox original, no videogame atual, às vezes com melhorias.

Como os Series X e S são ligeiramente diferentes, a retrocompatibilidade em cada console também funciona de forma distinta. Confira, a seguir, detalhes sobre como cada dispositivo roda jogos antigos.

Leia também: Xbox Series S vs Series X: o que muda nos consoles da Microsoft?

Retrocompatibilidade com Xbox 360

Os consoles da atual geração da Microsoft, o Xbox One S e Xbox One X, já rodam jogos do Xbox 360 por retrocompatibilidade. Ao entender como eles funcionam atualmente, fica mais fácil entender como essa função será usada também na próxima geração do Xbox Series S e Series X.

No Xbox One S os jogos têm algumas melhorias, como filtros em texturas, taxa de quadros (FPS) maior, carregamentos mais rápidos, cores melhores com suporte a HDR (high dynamic range) e resolução de 1440p.

No Xbox One X a maioria dos jogos apresenta as mesmas vantagens, mas há jogos retrocompatíveis especiais, melhorados especificamente para o console, são os "Xbox One X Enhanced".

Xbox One já roda jogos antigos do 360 e do primeiro modelo. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os "Xbox One X Enhanced" contam com todas as vantagens anteriores, porém apresentam melhorias específicas que usufruem do poder extra do console da Microsoft, como texturas em alta resolução, mais profundidade de cor e suporte para alta resolução de até 4K.

Na próxima geração, o Series S rodará as mesmas versões do Xbox One S de jogos retrocompatíveis, ou seja, com melhorias, mas resolução até 1440p. Já o Series X terá todas as vantagens das versões do One X, como suporte a 4K. Em outras palavras, as melhorias dos jogos "Xbox One X Enhanced" não estarão disponíveis no Xbox One S.

Retrocompatibilidade com Xbox One

Os Xbox Series X e Series S poderão rodar praticamente todos os games do Xbox One que não exijam a antiga câmera Kinect. Os jogos do Xbox One que são "Xbox One X Enhanced" terão todas as suas vantagens no Series X, mas não no Series S. Ainda assim, algumas vantagens específicas ainda poderão ser dadas ao Xbox Series S pelos produtores. Por exemplo, Gears 5 (Gears of War 5) poderá rodar a 120 FPS tanto no Series X quanto Series S.

Xbox Series S poderá receber melhorias em jogos do Xbox One. (Foto: Reprodução/Microsoft)

Retrocompatibilidade com discos

Outra limitação do Xbox Series S na retrocompatibilidade de games é que ele não terá suporte à mídia física. Series S é um console puramente digital, sem leitor de disco, por isso jogadores que tenham planos usar suas coleções físicas do Xbox One no novo console precisarão optar pelo Series X. Jogos digitais comprados no Xbox One poderão ser utilizados no Xbox Series S sem problemas.

Xbox Series S é um console totalmente digital. (Foto: Reprodução/Microsoft)

Retrocompatibilidade com acessórios

A Microsoft afirmou que todos os controles do Xbox One funcionarão no Xbox Series X e Series S, desde os joysticks comuns, o Xbox Elite Controller e até mesmo o controle Adaptativo para jogares que precisem de auxílio. Não só isso, os próprios controles do Xbox Series X e Series S serão também compatíveis com o Xbox One, algo que não é muito comum de acontecer em consoles.

O controle dos novos Xbox também vão funcionar no Xbox One. (Foto: Divulgação/Microsoft)

O conceito de retrocompatibilidade de acessórios irá se estender também para produtos que não são da Microsoft. Segundo a empresa, qualquer acessório que possa ser conectado sem fio ao Xbox One, como volantes, headsets e mais, irá funcionar também no Xbox Series X e Series S.

Com informações: Polygon, IGN e Xbox

Leia também:

Leia mais sobre