Se você, assim como eu, é fã da saga Star Wars e todo seu universo expandido, sabe muito bem que o 4 de maio, do inglês "May The Fourth", não é um dia qualquer. Celebrada em todo mundo e criada pelos próprios fãs da saga, a data se tornou o dia oficial de Star Wars (também conhecido como "Star Wars Day"), onde jovens Padawans e experientes Jedis de todos os países demonstram seu amor aos filmes de George Lucas por meio de cosplays, eventos comemorativos e, claro, extensas maratonas de toda a filmografia espacial.

Neste artigo, eu vou te mostrar um pouco mais sobre a data, além de dar as melhores dicas de como curtir esse verdadeiro feriado nerd. Então separe seu sabre de luz e que a Força esteja com você!

Por que celebramos o Star Wars Day no dia 4 de Maio?

A razão para isso é bem simples e até um pouco engraçada. A data do 4 de Maio, em inglês, é lida como "May The Fourth". O que alguns fãs perceberam é que a data soa extremamente semelhante com a célebre frase da saga "May The Force Be With You", em português, "Que A Força Esteja Com Você". Por conta desse jogo de palavras, os fãs adotaram esse dia como a data oficial de Star Wars, conhecido como Star Wars Day.

O mais interessante nessa história toda é o tamanho que essa brincadeira entre fãs tomou. Algo que nasceu quase como uma piada interna para os aficcionados pela saga se tornou um marco na cultura pop, sendo reconhecido pela própria Disney, atual detentora dos direitos de Star Wars.

Quer curtir o Star Wars Day no estilo este ano? Então dá uma olhada nesses modelos de camisa em nosso site:

Quais são os eventos que ocorrem durante o Star Wars Day?

Como dito antes, o Star Wars Day é uma data criada por fãs e para fãs. Por isso, seus eventos geralmente ocorrem entre fã-clubes de diversas regiões do mundo, os chamados "Conselhos Jedis". Nesses eventos, os fãs da saga fazem cosplay, trocam ideia sobre seus personagens e momentos favoritos e, é claro, aproveitam para maratonar todos os filmes e séries do universo.

No entanto, como dito antes, esse feriado nerd tomou uma escala gigantesca. Por isso, a Disney utiliza da data para anunciar a detalhe sobre seus lançamentos de filmes, séries e planejamentos futuros. O evento reúne os fãs, imprensa e possíveis investidores em uma atmosfera de amor à saga.

Nas últimas edições do evento, a Disney anunciou sua nova trilogia de filmes: o Despertar da Força, Os Últimos Jedis e A Ascensão Skywalker. Encontre aqui os melhores preços para os filmes:

Como aproveitar o Star Wars Day?

Agora que já estabelecemos todos os detalhes sobre o feriado nerd, eu vou te dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo essa data especial.

Curtir os jogos de Star Wars no videogame!

Ainda que conhecida por suas trilogias de filmes, a saga de Star Wars não deixa nenhum um pouco a desejar no quesito games. Tendo seu primeiro lançamento em 1982, os jogos de Star Wars vêm ganhando cada vez mais notoriedade desde aquela época. Entre eles, estão:

Jedi: Fallen Order

O catálogo de jogos conta com nomes como Jedi: Fallen Order, um jogo focado na história de Cal Kestis, personagem que, ainda que não apareça na saga de filmes original, ajuda, exatamente por esse motivo, a expandir o universo de Star Wars em uma mídia diferente.

A gameplay é fluida e se encaixa muito bem ao estilo de jogo. O enredo é rico e te prende até o final da história também. E isso sem falar nos gráficos, que, além de lindos, permitem uma bela ambientação dos mundos de Star Wars como poucas vezes visto mesmo nos filmes.

Star Wars: Battlefront e Battlefront II

Outro exemplo de jogo é o Star Wars: Battlefront, que, diferente do Jedi: Fallen Order, nos traz os personagens clássicos da saga, evocando ao sentimento de nostalgia e nos permitindo usar a força com Luke, encarnarmos um Lorde Sith com Vader e pilotarmos uma X-Wing como um piloto rebelde.

O jogo é extremamente divertido quando jogado com amigos. O sentimento de entrar na pele do seu personagem favorito é algo incrivel e único, sendo uma experiência ímpar no mundo dos videogames. Dito isso, é necessário apontar que, quando jogando sem seus amigos, o game pode se tornar um pouco repetitivo, gerando um certo cansaço a longo prazo.

Star Wars Squadrons

Se os combates espaciais da saga são mais interessantes que os duelos de sabre de luz, então Star Wars Squadrons vai te colocar na cabine dos diferentes caças estelares da saga. Com uma história original que se passa pouco após os eventos da trilogia original, você poderá acompanhar histórias pela perspectiva de personagens da Rebelião/Resistência, assim como do Império Galático

Apesar de ser um jogo de caças, ele é focado em te oferecer uma experiência equilibrada, equilibrando diversão e simulação realista. Realista de acordo com as regras do universo de Star Wars, claro!

Maratonar os filmes de Star Wars, é lógico!

É claro que não podemos esquecer onde tudo começou. Desde 1977, Star Wars é uma das maiores sagas do cinema. O Star Wars Day pode ser uma excelente oportunidade de se juntar com seus amigos e reassistir (ou assistir pela primeira vez) a todas as três trilogias de filmes do universo Star Wars.

Por conta disso, vou deixar aqui as melhores ofertas de filmes Star Wars disponíveis em nosso site:

Leia mais sobreJoga+