Carregando ofertas com cashback...

Já se perguntou qual Nintendo Switch comprar? Hoje existem diversos modelos do Switch no mercado, incluindo o Nintendo Switch 2, mais recente console da empresa. Ainda assim, as ofertas variam, bem como possíveis objetivos de utilização, acesso a jogos e também a forma de aproveitar, como portátil, híbrido ou videogame de mesa.

Confira um artigo completo onde você confere as características de cada um dos aparelhos e aproveite para decidir sobre qual modelo do Switch, ou Switch 2, adquirir para se divertir.

Acompanhe os detalhes:

Saiba qual é o melhor videogame na nossa lista!

Nintendo Switch

O Nintendo Switch “original” foi o “primeiro” modelo lançado. Entre aspas pois, atualmente, a versão disponível no mercado já é revisada, com pequenas melhorias técnicas em relação ao Switch quando ele foi lançado, lá em 2017.

Ainda assim, este aparelho pode ser tratado como o primeiro modelo, pois as mudanças incluem apenas uma pequena revisão na duração da bateria. De resto, é quase todo o mesmo quando comparado com seu lançamento original.

O Nintendo Switch é um console híbrido. Funciona como videogame de mesa e também como portátil. Seus controles Joy-Con são destacáveis e podem virar dois controles separados, possibilitando o multiplayer local sem a necessidade de comprar mais acessórios.

O aparelho conta com armazenamento interno de 32GB e pode ter sua memória expandida para até 2TB, com alguns modelos de alta velocidade de cartão microSD. Em média, cartões deste tipo não são tão caros, mas também é possível jogar com o espaço que há dentro do aparelho.

Um dos principais trunfos no Switch é a quantidade de jogos exclusivos. São muitos e, a maioria deles, são apenas encontrados no console da Nintendo, ou em aparelhos da própria empresa, por serem marcas produzidas pela companhia japonesa ou por serem de parceiras próximas.

Os principais jogos exclusivos do Switch são: The Legend of Zelda: Breath of the Wild, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Odyssey, Super Mario Bros. Wonder, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, Mario Kart 8 Deluxe, Super Smash Bros. Ultimate, Splatoon 2, Splatoon 3, Animal Crossing: New Horizons, Pokémon Sword & Shield, Pokémon Scarlet & Violet, Pokémon Legends: Arceus, Pokémon: Let’s Go Pikachu & Eevee, Fire Emblem: Three Houses, Fire Emblem Engage, entre muitos outros.

É claro que, por ser um aparelho antigo, e graficamente defasado quando comparado a outros, o Switch não é a representação da tecnologia mais moderna dos videogames. Ao menos isso também significa que ele é um pouco mais barato do que a média.

Qual é o melhor videogame barato? Descubra na nossa seleção!

Pontos positivos do Nintendo Switch original:

  • Exclusivos de peso e em grande quantidade;
  • Forma criativa de jogar com Joy-Con;
  • Joy-Con vira dois controles para multiplayer local;
  • Mais barato que os concorrentes.

Pontos negativos do Nintendo Switch original:

  • Gráfico atualmente limitado;
  • Pouco espaço de armazenamento interno.
Publicidade

Nintendo Switch Lite

Virtualmente, o Switch Lite é idêntico ao Switch original, com quase todas as mesmas características. Seu grande diferencial é que ele reforça o lado portátil do aparelho, perdendo a capacidade híbrida de ser um videogame de mesa.

A principal diferença é que os Joy-Con não são destacáveis. Além disso, ele não pode se conectar com uma TV pelo meio tradicional. O aparelho vem sozinho na caixa, sem o “dock” que existe no Switch original. Por isso, ele é mais voltado para quem gosta de jogar fora de casa, ou viajando, ou em locais que não tenham uma TV disponível.

Em termos de jogos, quase tudo do Switch roda sem nenhuma diferença. A principal distinção está em games que dependem dos Joy-Con destacados, como Nintendo Labo ou algumas versões de Mario Party. Contudo, o Switch Lite pode ser sincronizado via Bluetooth com outros Joy-Con externos, por isso não há um impedimento permanente neste sentido.

Por fim, o Switch Lite tem uma grande vantagem: costuma ser a versão mais barata do aparelho, com preços que beiram os R$ 1 mil, se tornando o videogame moderno mais em conta para todo tipo de público da atualidade.

Pontos positivos do Nintendo Switch Lite:

  • Exclusivos de peso e em grande quantidade;
  • Ainda mais portátil;
  • Muito mais barato.

Pontos negativos do Nintendo Switch Lite:

  • Não destaca os Joy-Con;
  • Contraindicado para multiplayer local.

Nintendo Switch OLED

O Nintendo Switch OLED é o modelo mais atualizado do Switch original, antes do lançamento do Nintendo Switch 2, e por isso o mais moderno. Mas não se engane, pois não se trata de uma versão mais poderosa do videogame, ainda que tenha diferenças bem consideráveis para conhecer.

A principal delas, claro, está na tela que usa tecnologia OLED, contra LCD do Switch original. Isso garante cores mais “vivas” para os jogos, além do contraste mais intenso. O console em si também é um pouco maior, mas pouca coisa, com quase 30 centímetros.

Outra diferença primordial está no armazenamento, mas não se empolgue. O Switch OLED vem com 64GB de memória interna, o dobro do original, mas ainda não é muito. Porém, ele também permite ter este espaço aumentado por meio de cartões microSD de alta velocidade.

A dock do Switch também vem com entrada para cabo de Internet, o que pode ajudar na velocidade de downloads e conexão para multiplayer online de maneira mais estável. Vale lembrar que o Switch original e o Lite funcionam apenas via Wi-Fi.

De resto, o Switch OLED ainda é um Switch original em termos de poder gráfico, com a mesma duração de bateria e a mesma forma de jogar, com Joy-Cons que podem ser destacados. Vale avisar que ele também pode ser um pouco mais caro do que o primeiro modelo.

Pontos positivos do Nintendo Switch OLED:

  • Exclusivos de peso e em grande quantidade;
  • Tela OLED para melhor cor e contraste;
  • Entrada para cabo de Internet.

Pontos negativos do Nintendo Switch OLED:

  • Não melhora nada graficamente;
  • Não melhora bateria;
  • Um pouco mais caro.

Nintendo Switch 2

Por fim, temos a mais recente versão da “Família Switch” que, na verdade, é o sucessor do Switch original. Neste caso, temos diversas diferenças, a começar pelo poder gráfico que é maior que o original e também equiparado a consoles mais modernos, como o Xbox Series S.

O Switch 2 mantém boa parte da estrutura que fez sucesso e deu certo no Switch 1. O menu é praticamente igual, loja online para jogos também, além de todo o funcionamento básico dos Joy-Con, que agora são conectados de forma magnética no console. Por falar neles, os novos Joy-Con também funcionam como mouse para navegação no menu e em alguns games.

Em termos de poder, ele é capaz de rodar gráficos de até 4K, uma resolução bem maior que o primeiro Switch, que alcançava até 720p em alguns casos. É verdade que ainda há poucos exclusivos, como Mario Kart World e Donkey Kong Bananza, mas ele é compatível com quase toda a biblioteca do Switch 1, o que garante uma enorme variedade de jogos.

Outra diferença primordial é a grande capacidade de armazenamento, com 256GB de dados internos para salvar jogos e mídia, além de ser expansível também via cartão microSD. No geral, é um aparelho mais completo e robusto que o Switch 1 em todos os aspectos.

Claro que tudo isso tem um preço: o Switch 2 é mais caro, bem mais caro, por ser mais moderno, robusto e com tecnologias mais atuais. Ainda assim, para quem quer o maior poder gráfico na família Switch, ele é a opção ideal.

Saiba tudo sobre o Nintendo Switch 2 na nossa review completa!

Pontos positivos do Nintendo Switch 2:

  • Muito mais poderoso do que o Switch 1;
  • Compatível com quase toda a biblioteca do Switch 1;
  • Novos Joy-Con com mais funções.

Pontos negativos do Nintendo Switch 2:

  • Muito mais caro;
  • Poucos exclusivos.

Conclusão

Todos os modelos do Nintendo Switch citados no texto estão disponíveis no mercado atualmente, então é possível encontrá-los no Brasil com certa facilidade. A escolha deve levar em consideração a necessidades do comprador. Se preferir um modelo mais barato, o Switch Lite é uma boa opção, porém ele não oferece a possibilidade de conexão com TVs.

Caso opte pelo o que há de mais moderno, o Switch 2 é a escolha certa. No entanto o preço elevado e o catálogo de jogos exclusivos mais limitado atualmente devem ser fatores a se considerar. Já o Switch e o Switch OLED são bem parecidos e oferecem uma lista interessante de jogos, apesar de não serem da geração mais atual de consoles da Nintendo.

Compare preços, funcionalidades e escolha o melhor para você!

Aproveite também para ver um comparativo entre o Xbox Series X e o PS5!

Qual o melhor, Switch ou OLED?

Os dois são equivalentes em termos de poder gráfico. A diferença está apenas na qualidade da tela do Switch OLED.

Qual a diferença entre Switch OLED e Switch normal?

O Switch OLED conta com tela de tecnologia OLED, garantindo cores mais vivas e também um contraste mais intenso.

Quais são os 3 tipos de Nintendo Switch?

Existem os tipos: Switch original, Switch OLED e Switch Lite.

Qual a diferença entre Switch 1 e 2?

O Switch 2 é o sucessor do Switch 1, sendo mais poderoso e também com alguns jogos exclusivos em relação ao primeiro.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade