Logo Buscapé
Logo Buscapé

Se quando falamos comprar em PS5 usado você logo pensa em preço mais baixo, já descobriu um dos aspectos positivo desse tipo de investimento. Porém, é sempre bom lembrar que as coisas não são tão simples assim.

O ato da decisão comprar um PlayStation 5 usado ou um console novinho tem muitos outros fatores a serem levados em conta. Estado de conservação, falta de garantia, tempo restante de vida útil, segurança da compra, entre outros fatores, têm que entrar nessa balança.

Decisão difícil? Calma que a gente te ajuda passo a passo. Vem com a gente!

PS5 usado: por que comprar?

Tá vendo essa promoção aqui em cima? Ela se refere a um PS5 novinho, com todas as facilidades que um console “zero quilômetro” oferece (veja mais abaixo quais são elas). Contudo, isso não impede de você buscar um modelo usado, desde que entenda os riscos de uma compra dessas.

O primeiro motivo que leva o consumidor a buscar um produto usado, como já dissemos, é o preço. Um modelo em bom estado pode ser encontrado pela metade do preço de um novo.

Se você optar pela compra de um PS5 usado, o ideal é conhecer o vendedor e ter a certeza de que o equipamento realmente está em boas condições de uso. Afinal, mesmo que a aparência física do lado externo esteja boa, você dificilmente vai saber as condições internas. Um console em bom estado, pode valer os riscos.

Você também pode negociar a compra de alguns jogos junto ao console. O antigo dono dificilmente vai querer ficar com os discos de games, já que ele está se desfazendo do console. Use todo o seu poder de convencimento para que a negociação seja a mais positiva possível.

Conheça o PS5 usado que você vai comprar

Em primeiro lugar, entenda que existem diferentes tipos de PS5. O mais conhecido é o que usa mídias físicas, ou seja, discos para que o console leia o jogo. Claro, esse tipo de videogame tem suporte para ser ligado à internet e, por lá, você pode baixar novos jogos.

Já essa versão aqui embaixo é a digital. A diferença é que ela não tem leitor de discos, então você precisa estar conectado à rede para baixar jogos ou usar as aplicações que um PS5 usado ou novo oferece.

Em geral, a versão digital é mais barata, já que não conta com um recurso importante e não funciona com os discos. Mesmo assim, essa diferença de preços não costuma a ser muito grande.

Outros cuidados ao comprar um PS5 usado

Se você já tomou a decisão e vai mesmo comprar um PS5 usado, é hora de conhecer alguns riscos que vai correr. Cabe a você evitá-los.

Qualquer produto tem uma vida útil. Com o passar do tempo é natural que os componentes se desgastem e o aparelho vai acabar tendo que passar por uma manutenção ou até mesmo ser comprado.

Conhecer o vendedor e o aparelho que está sendo comprado é importante para saber qual é o estado dele. (Foto: Shutterstock)

Assim, um PS5 usado exaustivamente tem mais chances de apresentar um defeito. O melhor é evitar esse equipamento.

Claro, nem sempre você tem como saber por quanto tempo, e de que modo, o PS5 foi usado. Por isso, sempre prefira fazer a compra de um vendedor que você conhece e confia. De preferência, conheça o produto pessoalmente antes da compra.

É natural que algumas entradas e saídas possam apresentar problemas de conexão. Também é comum que os controles precisem ser trocados depois de um tempo maior de uso. Esteja atento a tudo isso.

Se você já comprou o PS5 usado pela internet e, ao receber, perceber que ele difere que foi anunciado, recuse.

Lembre-se que você naturalmente em uma situação dessas você corre o risco de encarar algum defeito. Se o produto for diferente do anunciado, esse perigo é ainda maior.

Ps5 usado: segurança acima de tudo

Nesse ponto, um alerta da maior importância! Tome muito cuidado com possíveis golpes.

Nunca vá a lugares desconhecidos com pessoas estranhas, por mais mirabolante que possa ser a oferta. Desconfie sempre e mantenha-se em segurança.

Por falar em golpe, lembre-se que não existem milagres.  Uma oferta “boa demais para ser verdade” muito possivelmente é uma forma de tirar o dinheiro de pessoas desatentas.

Nenhuma oferta, por melhor que ela seja, vale a sua segurança.

Um PS5 novo é uma melhor opção?

Um PS5 novo vem com garantia e tem um tempo de vida útil bem maior. (Foto: Shutterstock)

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida e pode variar de um usuário para outro. Depende muito do tamanho do bolso e de quanto risco você topa assumir.

Contudo, é certo dizer que a compra de um videogame novinho, ou qualquer outro produto, é muito mais segura.

Além de minimizar o risco de golpes, o produto novo tem garantia. Ou seja, se ele der problema, você pode trocar. Claro, há casos em que o usuário pode ter problemas nessa troca, mas aí você pode recorrer a serviços de proteção ao consumidor, como o Procon.

Cabos novos, conexões “zeradas”, componentes internos que nunca foram usados. Cada um desses pontos é uma vantagem para o console novo em comparação com o PS5 usado.

Há ainda um fator psicológico a ser levado em conta. Já pensou comprar um PS5, investir um bom dinheiro e ele não funcionar? Uma decepção dessa não é para qualquer um!

Opções de consoles para comprar em 2023

Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)
Veja quais são os principais consoles do mercado (Fotos: Divulgação)

Antes de encerrar esse guia de compras, mais uma questão que você deve levar em conta é se o PS5 usado ou novo é realmente o console perfeito para você. Outros equipamentos oferecem tecnologias tão bacanas quanto as do videogame da Sony e podem ter preços mais atrativos. Conheça alguns deles:

Xbox Series X

Fabricado pela Microsoft, esse é o maior concorrente do PS5. Lançado em novembro de 2020 no Brasil, o aparelho faz parte da família Series, que também conta com o Xbox Series S. Ele é capaz de rodar jogos em 4K, com imagens fluidas a até 120 quadros por segundo.

A qualidade gráfica é similar à do PS5, assim como o preço. Ambos disputam palmo a palmo o mercado mundo afora.

PS4

Se o seu orçamento não permite a compra de um PS5, talvez a geração anterior seja uma boa saída. Assim com o seu “irmão mais novo”, o PS5 tem as versões convencional e digital (sem o leitor de cartão). Veja acima.

Muitos dos jogos lançados para o PS5 também têm versões para o PS4. Esse é um console que ainda é bem atual, mesmo sendo inferior ao PS5. O usuário tem opção também de baixar jogos de gerações mais antigas do PlayStation.

Xbox Series S

Essa é uma opção relativamente recente, lançada em 2020, e considerada como um Xbox Series X mais básico. De fato, o Xbox Series S não tem a potência gráfica do Series X, mas mesmo assim conta com SSD e suporte ao Ray Tracing. Ou seja, é um produto de boia qualidade.

Esse conjunto de recursos significa a possibilidade de rodar games em até 120FPS, o que é uma qualidade bem bacana. E o melhor: com um preço muito mais em conta.

Nintendo Switch

A proposta do Nintendo Switch é diferente dos consoles da Sony e Microsoft. Se os concorrentes apostam em uma um jeitão mais tradicional de jogar, com gráficos de hiper qualidade, a Nintendo aposta na portabilidade e na magia dos games.

Há franquias exclusivas, acesso a jogos antigos de plataformas como NES e SNES e uma clara proposta de multiplayer, ou seja, um vídeo game para dividir a diversão com parentes e amigos.

O melhor PS5 é com as facilidades Buscapé

Já sabe a resposta para a pergunta “o PS5 usado vale a pena?” Então é hora das últimas dicas! Para a sua compra ficar muito melhor, o Buscapé tem ferramentas exclusivas para o consumidor.

Por exemplo: o nosso Histórico de Preço mostra a variação do valor de cada produto nos últimos seis meses. Assim você pode saber se é hora ou não de fazer a compra.

E se o valor estiver alto, você pode acessar o Alerta de Preços. É só definir o quanto você quer pagar. A gente te avisa quando o preço chegar no nível desejado.

Saiba mais as páginas oficiais do Histórico de Preços e do Alerta de Preços Buscapé e veja o vídeo abaixo para não deixar passar essa oportunidade.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!