Pensando em comprar um PS3 usado? Muita gente anda cogitando a possibilidade de adquirir um console de segunda mão e, assim, garantir boas horas de diversão.

Essa decisão, no entanto, não ocorre de forma aleatória – basta uma breve pesquisada por aí para entender que os consoles da última geração não estão brincando em serviço na hora de “judiar” do bolso dos consumidores.

E, mesmo com o orçamento mais curto, muita gente não quer abrir mão de ter um videogame, certo? Por isso, os consoles usados passaram a ganhar certo destaque no decorrer dos últimos anos. Por outro lado, será que esse é um bom caminho mesmo ou será que você irá correr mais riscos do que obter vantagens?

Aliás, as perguntas não param por aí não! Afinal, será que a terceira geração vale a pena atualmente? Lembrando que já estamos com o PS5 dominando o mercado há algum tempo! Muitas questões... E, portanto, é hora de obter respostas.

PS3 usado: por que muita gente anda querendo esse tipo de compra?

Optar pelo PS3 usado é uma alternativa, uma vez que a Sony não fabrica mais o console desde 2017 (Foto: Shutterstock)

Considerar a compra de um PS3 usado não é uma novidade para algumas pessoas. E, aqui, cabem diferentes motivações: grana curta para comprar um console novo e até mesmo mais recente ou até mesmo um certo saudosismo mesmo!

O fato é que quando colocamos na frente a palavra mágica “usado” automaticamente pensarmos que isso deveria refletir mais economia, portanto um bom negócio! Faz sentido? – sim e não, na verdade. Afinal, nem sempre o que parece mais barato é de fato “tão barato assim na ponta do lápis”. Por isso, é preciso realmente refletir sobre a sua real motivação em comprar um console de duas gerações anteriores e com toda a bagagem de um produto usado por outra pessoa.

Os principais pontos positivos de comprar um PS3 usado

Valor mais em conta

Quando pesquisamos sobre quanto custa um PS3 usado fica evidente que a realidade se encaixa no bolso de muita gente. Nesse caso, dá para encontrar opções na faixa dos R$ 800. Logicamente, esse valor pode subir dependendo da quantidade de controles e jogos inclusos. Além disso, isso pode variar conforme a região do vendedor, estado de conservação e até mesmo o poder de barganha do comprador.

Encontrar um PS3 é quase uma missão impossível atualmente

Optar por um console usado acaba sendo uma alternativa para quem realmente deseja o PS3. O fato é que a Sony parou de fabricar essa geração ainda no ano de 2017. Isso quer dizer que quem tem algum apego emocional ou simplesmente deseja ter várias gerações de consoles à sua disposição não tem muita opção: o jeito mesmo é buscar os usados.

Jogos mais em conta

Uma grande vantagem em optar pelo PS3 usado é a possibilidade de ter acesso a vários jogos por um valor bem mais em conta. Como em sua maioria eles são usados, o preço acaba sendo reduzido até pela metade em alguns casos.

Isso considerando os mais populares, inclusive, como é o caso de The Last of Us e GTA 5, por exemplo. Além disso, se levarmos em conta o encerramento da PS Store, investir R$50 em média é algo que certamente acaba compensando o fato de não poder investir em games digitais.

Os jogos com valores mais em conta são um diferencial para quem compra o PS3 usado (Foto: Shutterstock)

Outro aspecto interessante são os grandes sucessos da geração do console. Aliás, boa parte deles ganharam seus devidos remakes e remasterizações para o PS4 e PS5. Entretanto, isso não é uma regra, sendo que alguns títulos ainda são apenas disponibilizados para o PS3. Aqui, entram as pessoas que optam pelo PS3 usado por conta de se considerarem fãs!

Alguns exemplos desses títulos são: Metal Gear Solid 4, Gran Turismo 5 e 6, Gran Turismo HD e outros.

Pontos negativos de investir em um PS3 usado

Um console que já está fora de linha

Como a gente já adiantou anteriormente, a Sony parou de fabricar o PS3 ainda em 2017. De forma direta e reta, isso quer dizer que comprar tanto o PS3 como o PS3 Slim usado consiste em um produto totalmente sem garantia.

Ou seja, as chances de em algum momento você precisar arcar com possíveis reparo é enorme. Portanto, o que parecia “barato” poderá não ficar assim por muito tempo. Isso sem contar a dificuldade em encontrar peças para reposição.

Ausência de suporte para jogos online

Não há como negar que o catálogo de jogos do PS3 é um grande atrativo, principalmente pelos jogos de enorme sucesso e que nem mesmo podem ser encontrados em outros consoles. Mas, não é apenas para nós, mortais, que o peso da idade se manifesta, viu! Para aparelhos tecnológicos, isso também é uma realidade.

Certamente, o multiplayer desligado ou comunidades pequenas pode ser uma barreira difícil de lidar nos dias atuais, principalmente depois de tantos anos no mercado! Um exemplo é novamente O Gran Turismo 5 e também o 6, que já nem mesmo contam com corridas em modo online.

Outro jogos que servem de exemplo aqui são Battlefield e Call of Duty que, embora possuam ainda games online, têm uma comunidade de jogadores bem inexpressiva.

Adeus, PS Store

O fim da PS Store no PS3 é um dos dilemas para quem cogita comprar o PS3 usado, afinal, sem poder acessar a loja os jogadores não têm mais como obter jogos digitais para o console. Há restrição, inclusive, apenas para jogos digitais anteriormente baixados, bem como as mídias físicas.

Alguns cuidados que você deve colocar em ação!

Supondo que você não abra mão da decisão de comprar o PS3 usado, aqui vamos relacionar alguns cuidados que jamais podem ser ignorados:

  • Negocie o valor! Veja quais as possibilidades e estabeleça o diálogo com o vendedor em questão. Muitas pessoas, inclusive, aceitam outros videogames como parte do pagamento;
  • Faça uma pesquisa em sites confiáveis e, se tiver oportunidade, solicite o máximo de dados do console. Evite consumar sua compra fora desses sites, pois existem muitos golpes por aí;
  • Leve em conta o custo-benefício e se o console usado virá com mais de um controle e jogos físicos inclusos no preço estabelecido. Quando mais itens forem incluídos na venda, melhor será a negociação no final das contas;
  • Antes de realizar sua compra, dê uma pesquisada nos consoles mais recentes, incluindo até mesmo os novos, ou seja, sem nunca terem sido usados. Por vezes, se você colocar na ponta do lápis, um valor maior poderá compensar um console mais atual.