Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Levante a mão quem odeia esperar sua vez por horas a fio em um consultório. Ou quem vai para a praia e sente falta de algo a mais nos momentos de descanso. Ou ainda quem acha a viagem do ônibus ou da van escolar uma chatice. Pois é: o mundo está cheio de gente em que os perfis combinam totalmente com um videogame portátil. Eles são leves, bacanas, têm jogos divertidos e são excelentes companhias para quem não gosta de ficar parado. Dê um chega para lá no ócio e saiba quais são os melhores videogames portáteis até hoje.

1. Nintendo Switch Lite

O Nintendo Switch Lite é o mais indicado entre os melhores videogames portáteis da atualidade (Fonte: Shutterstock/George W. Bailey)

Mesmo com grandes concorrentes, a Nintendo sempre foi rainha absoluta quando o assunto é portátil. Por isso, não é estranho que ela tenha sido a primeira a criar um videogame híbrido de sucesso com o Nintendo Switch.

Ainda que o Switch te permita jogar na TV ou de modo portátil, a experiência nesse modo é um pouco pesada, causando algum cansaço em poucas horas de jogo. Sendo assim, a Nintendo lançou em 2019 o Nintendo Switch Lite, exclusivamente um videogame de mão.

Ou seja, ele não vem com um dock para você colocar o console na TV. O mesmo acontece com os Joy-Con, que são fixos ao portátil. Por outro lado, a performance é quase a mesma, com quase todos os jogos do Switch rodando perfeitamente no Switch Lite.

Há algumas exceções como Super Mario Party, os games da franquia Just Dance e o kit Nintendo Labo. A incompatibilidade dos dois primeiros se dá por conta da necessidade do uso do sensor de movimento dos Joy-Con, enquanto o kit de papelão abusa da possibilidade de destacar os Joy-Con do Nintendo Switch, impossibilitando a brincadeira no Switch Lite.

Se jogos por movimento não são a sua praia, então o Nintendo Switch Lite figura no topo dos melhores videogames portáteis da atualidade.

É impossível falar em videogame portátil sem mencionar o PS Vita. Com um formato que lembra o controle Dual Shock do Playstation, ele foi uma das maiores ameaças à hegemonia da Nintendo, juntamente com o seu antecessor. Muitos fãs, inclusive, acham a derrota do PS Vita em vendas para o 3DS injusta, citando que os jogos do PS Vita eram muito melhores que os do rival.

Além disso, o PS Vita pode ser utilizado como controle para o PS3. A configuração é algo que garante um bom volume de tarefas para realizar fora de casa, além de gráficos exuberantes para um console portátil na época.

O console pode conectar-se à internet por meio do Wi-Fi ou 3G. Até outubro de 2020, ele também podia acessar a rede online PSN. Devido à reformulação que a rede passou para o lançamento do PlayStation 5, a rede deixou de estar disponível para usuários do PS Vita.

O videogame de mão também traz um programa de GPS embutido e ainda pode realizar transferências de arquivos via Bluetooth. Além disso, o PS Vita conta com a presença de uma câmera frontal e outra traseira, ambas com 0.3 megapixel.

Uma ferramenta perfeita para praticamente qualquer situação, embora qualquer celular até 600 reais atualmente ofereça uma câmera melhor que a do videogame de mão. No entanto, é importante lembrar, que o aparelho só lê cartões PS Vita, não sendo retrocompatível com os cartões do antecessor PSP.

Considerado o melhor videogame de mão pelos fãs da marca, o PS Vita tinha gráficos impressionantes para um portátil da época (Fonte: Shutterstock/Travers Lewis)

Nintendo New 3DS XL e 3DS

Em 2011, a Nintendo colocou no mercado um videogame portátil que ampliou de forma significativa a experiência do usuário em relação ao console anterior. O Nintendo 3DS inovou ao trazer efeito 3D sem a necessidade de usar óculos especiais. Isso permitiu que

Já o Nintendo 3DS XL é uma versão turbinada da peça apresentada antes. Com um tamanho maior, as duas telas com mais de 4 polegadas, e uma ergonomia repensada para garantir mais conforto ao player, o novo console da marca japonesa apresenta um bom leque de entretenimento. E claro, tudo isso em conjunto com a possibilidade de jogar aproveitando as vantagens que o efeito 3D pode oferecer.

Ainda, como parte do segmento conectivo, é possível acessar a Internet por meio de conexão Wi-Fi e expandir a capacidade de armazenamento usando cartões SD. E de quebra, o equipamento disponibiliza uma câmera digital para quem gosta de registrar os bons momentos da vida.

O New Nintendo 3DS XL e o New Nintendo 3DS convencionais possuem as funcionalidades. Porém, eles trazem maior poder de processamento, o que permitiu a instalação de jogos de Super Nintendo por meio do serviço Virtual Console. Alguns games exclusivos do portátil também só podem ser jogados nele, como Xenoblade Chronicles 3D e a versão portátil do hack'n slash Hyrule Warriors.

Veja alguns dos principais jogos do 3DS no Buscapé:

O problema é que o efeito 3D acabou não fazendo tanto sucesso. Apesar de ser uma das primeiras investidas no que conhecemos hoje como realidade aumentada (e que pavimentou o caminho para Pokémon Go se tornar um fenômeno para celulares), ele acabava sendo uma distração incômoda, principalmente nos primeiros modelos.

Assim, acabou surgindo o 2DS e sua versão XL. Com todas as funcionalidades do 3DS, ele abandonou apenas o efeito 3D, mantendo todo o restante. Ele também abandonou o design flip, que permitia fechar o console, o que fez ele se parecer mais com os icônicos Game Boys.

Só que sem abandonar as duas telas. Lembrando que o monitor de baixo, assim como no DS, é sensível ao toque da canetinha especial stylus.

O 2DS é um videogame de mão que trouxe tudo o de bom que havia no 3DS, mas deixando de lado a função 3D (Fonte: Shutterstock/Interneteable)

Nintendo DS, DS Lite e DSi

Por mais que o Nintendo DS tenha sido lançado há mais de 15 anos, é impossível ter uma lista de melhores videogames portáteis sem citá-lo. Afinal de contas, o videogame de mão com duas telas da Nintendo que foi visto com ceticismo acabou se tornando o portátil mais vendido de todos os tempos.

Sem contar que ele também é o segundo videogame mais vendido até hoje, perdendo apenas para o saudoso PlayStation 2. Introduzindo a jogabilidade por duas telas, sendo a tela inferior de toque, ela trouxe à vida games que antes seriam impossíveis de jogar, como os dois games da franquia Trauma Center e o rítmico Elite Beat Agents, entre muitos outros.

O Nintendo DS já tem idade, mas não deixou o post de segundo videogame mais vendido do mundo (Fonte:Shutterstock/Stas Knop)

Ele também foi o primeiro portátil a permitir jogar online por meio de Wi-Fi, algo muito aguardado por fãs de Mario Kart e Pokémon. Ao longo de sua vida, ele recebeu o modelo Lite, mais leve e com tela maior. Depois, veio o DSi, que introduziu câmera e foi o primeiro a contar com uma loja online que permitia comprar jogos por download.

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade