A narrativa de que videogame não é educativo cada vez mais não faz sentido e, a prova disso, são os jogos educativos que prometem estabelecer equilíbrio entre diversão e aprendizado. Aliás, vale lembrar que esses games tornaram-se ainda mais valiosos com a necessidade do distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Ou seja, mais tempo em casa requer alternativas divertidas e que estimulem o desenvolvimento das crianças!

A boa notícia é que vários consoles possuem opções interessantes nesse sentido, sem contar os jogos educativos online que podem ser acessados pelo PC ou até mesmo dispositivos móveis. Dá um Busca e confira dicas para aprender jogando!

Se procura jogos legais, leia também:

One Eyed Kutkh (Nintendo Switch, Xbox One e PS4)

Um jogo educativo que une videogame e conto de fadas (Fonte: Divulgação)

Que tal somar o entretenimento do videogame aos contos de fadas? Parece uma receita perfeita e, na verdade, é! Em One Eyed Kutkh o enredo é baseado em algumas histórias de contos de fadas, o que resgata um universo lúdico e encantado para estimular a criatividade dos pequenos.

O roteiro consiste em chegar ao nono céu e, para isso, será preciso enganar o Sol e a Lua. No decorrer da narrativa o jogador poderá se divertir com alguns quebra-cabeças bem interessantes e que ajudam a criar o raciocínio lógico.

Minecraft (Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Android e iPhone/iPad)

Não se pode negar que Minecraft é um jogo com grande destaque entre muitos jogadores, mas, ele também pode ser considerado uma excelente opção entre os jogos educativos! Primeiramente, porque ele permite que o jogador possa explorar sua imaginação, criatividade e até mesmo senso coletivo.

As tarefas também permitem explorar o raciocínio lógico e a superação de obstáculos, ou seja, uma alternativa importante para contribuir com o desenvolvimento infantil. E mais: Minecraft é um jogo interessante até mesmo para jogar em família e é indicado para crianças a partir dos 10 anos.

Doodle God: Ultimate Edition (Nintendo Switch, Xbox One e PS4)

Um dos melhores jogos educativos para desenvolver o raciocínio lógico e diversão (Fonte: Divulgação)

Entre os melhores jogos educativos, Doodle God: Ultimate Edition merece o devido destaque, ainda mais por conta do seu enredo. O conceito do jogo permite que você assuma o papel do “todo poderoso” e inicie o nosso planeta desde o começo.

Conforme o jogador evolui, o mundo passa por alterações importantes. O conceito do título permite treinar o lado estratégico e raciocínio lógico e garante boas horas de diversão, ainda mais quando jogado em família!

Jogos educativos online

Diversos sites reúnem jogos educativos online com variados conteúdos. (Fonte: Shutterstock)

Se você está em busca de jogos educativos online, existem muitos sites que favorecem esse tipo de conteúdo. O mais legal, é que você não precisa baixar o game para seu computador, o que garante maior facilidade e até mesmo a oportunidade de testar vários títulos diferentes!

Escola Games

O site Escola Games reúne um vasto catálogo de jogos que permitem contribuir com o desenvolvimento da criança e até mesmo ensinar sobre convivência em sociedade e outras premissas importantes para essa fase tão importante.

Grande parte dos títulos dos jogos educativos do site é voltado para a primeira infância, ou seja, fase de alfabetização, valorização do meio ambiente, geografia, história e muito mais! Além disso, há muitas opções para interação com a família.

Ludo Educativo

Outro site que reúne muitas opções de jogos educativos é o Ludo Educativo. O mais legal dessa plataforma é a possibilidade de segmentar as opções por categorias como, por exemplo, saúde, meio ambiente, biologia, história, artes e muitos outros.

A plataforma possui apoio de diversas instituições importantes como no caso da USP, UNESP, UFSCar, UnB e outras. A plataforma também poder ser um importante apoio para a fase escolar com o intuito de explorar um lado diferente do ensino, ou seja, menos entediante.

Operação Abaporu

E, que tal misturar arte, história e a dose certa de investigação? O conceito do jogo Operação Abaporu fala justamente de um dos quadros mais importantes e conhecidos no Brasil: O Abaporu, de Tarsila do Amaral.

No enredo, o quadro é roubado e o jogador deverá solucionar o crime e concluir a investigação. Enquanto o jogador reúne provas, pode aprender sobre geografia, história e ainda sobre a nossa cultura. O visual é bem colorido e remete ao universo idealizado por Tarsila e sua obra. O jogo está disponível para iOS e Android gratuitamente!

Leia mais sobre