Jogos de guerra são alguns dos games preferidos entre usuários, tanto em títulos de ação direta quanto no gênero de estratégia. Alguns jogos de guerra possuem grande apelo pelo seu realismo como Call of Duty e representação de batalhas históricas como Battlefield, enquanto outros apenas empregam a larga escala dos confrontos em seus universos imaginários, como Halo e Star Wars.

Separamos uma lista com alguns dos melhores jogos de guerra para PC, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X/S e mais para jogar em 2022 na sua plataforma preferida.

Como escolhemos os melhores jogos de guerra?

Selecionamos uma lista com diferentes tipos de jogos, com variedade de jogabilidade entre gêneros como estratégia, tiro e espada. Cada um dos jogos é bastante conhecido entre fãs de games de guerra e receberam diversos prêmios pela sua qualidade.

1. Halo The Master Chief Collection

A coletânea Halo: The Master Chief Collection é a melhor forma para fãs relembrarem sua série favorita ou para novatos terem contato com a série Halo pela primeira vez.

O jogo inclui alguns dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa dos consoles da Microsoft, com remakes dos primeiros games Halo: Combat Evolved e Halo 2, além de versões melhoradas de Halo 3, Halo 3: ODST, Halo: Reach e Halo 4 com suas campanhas e modos multiplayer.

A série conta sobre a luta da raça humana representada pela UNSC (Comando Espacial das Nações Unidas) contra o conglomerado de raças alienígenas intitulado Covenant, que deseja unir os antigos anéis Halo para destruir a vida no universo. Na maioria dos capítulos, jogadores controlam Master Chief, um supersoldado que é a última esperança da humanidade para virar as chances da guerra.

  • Disponível para: PC, Xbox One e Xbox Series X/S

Por que Halo The Master Chief Collection é um dos melhores jogos de guerra?

  • Coletânea com seis games aclamados da série Halo
  • Uma das melhores séries de tiro dos consoles Xbox
  • Suporte ao clássico multiplayer da franquia
Halo: The Master Chief Collection traz os principais jogos clássicos da franquia Halo atualizados para novos jogadores e fãs nostálgicos (Reprodução: Steam)

2. Halo Infinite

Após os eventos de Halo 4 e Halo 5: Guardians, Master Chief retorna ao centro da história para o sexto e mais recente game da franquia Halo. O supersoldado é encontrado flutuando no espaço por um piloto e lançado em meio a uma guerra que a UNSC está perdendo contra os Banished, uma facção rebelde do Covenant.

A base da jogabilidade do game ainda é a mesma dos outros jogos da série Halo, porém, este capítulo introduz várias novidades graças a um novo mundo aberto. Master Chief terá que explorar um anel Halo maior que todos os anteriores, o Zeta Halo, em uma jornada que o levará por vários locais.

Para se locomover o personagem poderá usar veículos e uma nova ferramenta de gancho, o Grappleshot, que pode ser usado tanto para alcançar locais distantes quanto como arma em batalha.

Mais uma novidade inédita é que pela primeira vez na franquia o multiplayer foi lançado de forma gratuita, separadamente da campanha.

  • Disponível para: PC, Xbox One, Xbox Series X/S

Por que Halo Infinite é um dos melhores jogos de guerra?

  • Grande mundo aberto para explorar
  • Foco em mobilidade com gancho e veículos
  • Multiplayer gratuito
Halo Infinite traz várias novidades para a franquia, entre elas um novo mundo aberto para explorar (Reprodução: Steam)

3. Halo Wars 2

Não só de jogos de tiro foi feita a série Halo. A franquia também teve games de estratégia bem recebidos pelo público, entre eles Halo Wars 2. O foco em Halo Wars 2 está na criação de bases e administração de recursos para construir unidades, as quais são utilizadas para eliminar seus inimigos.

Alguns destaques do título é que suas batalhas em tempo real deixam o game cheio de ação e a jogabilidade voltada para joystick funciona muito bem na falta de um mouse nos videogames.

A história do game se conecta diretamente aos outros títulos da série Halo, especialmente Halo Infinite, com uma campanha que envolve a nave da UNSC, Spirit of Fire, contra a facção dos Banished que posteriormente aparece no sexto jogo. No PC há mais opções de jogos de estratégia, mas nos consoles, Halo Wars 2 é um dos melhores jogos de guerra disponíveis.

  • Disponível para: PC e Xbox One

Por que Halo Wars 2 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Foco em estratégia, mas com elementos de ação
  • Bons controles no joystick
  • História interligada com outros games da franquia
Halo Wars 2 é um game de estratégia com maior foco na ação para jogadores menos acostumados com o gênero (Reprodução: Xbox Game Store)

4. Star Wars Battlefront 2

Star Wars Battlefront 2 é um jogo de tiro em terceira ou primeira pessoa focado em multiplayer, no qual os jogadores se enfrentam em uma variedade de modos, assumindo papeis nas forças opostas do universo Star Wars. Inicialmente, cada usuário começa com um soldado comum, mas em alguns momentos na partida pode encarnar personagens famosos das três gerações de filmes, como Luke Skywalker, Han Solo, Darth Vader, Darth Maul, Kylo Ren, entre outros.

Uma das grandes reclamações do primeiro game, a falta de uma campanha single player, foi resolvida na sequência. A história para um jogador segue os passos de uma personagem original chamada Iden Versio, uma piloto do Império que acaba por se unir à Nova República em eventos que se passam entre o filme Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi e Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Star Wars Battlefront 2 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Modos multiplayer com seus personagens favoritos
  • Campanha que permite jogar no Império e Aliança Rebelde
  • Belos visuais que retratam o universo de Star Wars
Star Wars Battlefront 2 traz combates em larga escala no universo da franquia de filmes (Reprodução: Steam)

5. Gears 5

Anteriormente conhecida como a série Gears of War, Gears 5 é o mais recente capítulo da franquia de games de tiro em terceira pessoa popularizada no Xbox 360. Em seu quinto game, Gears mantém boa parte de sua estrutura básica na qual jogadores precisam se proteger atrás de cobertura para travar tiroteios com inimigos. A jogabilidade da série ainda é uma das melhores e mais prazerosas entre jogos de guerra.

A história segue os eventos de Gears of War 4, agora com Kait Diaz como protagonista. A personagem, que já estava presente nos jogos anteriores, terá que investigar sua conexão com a Rainha Locust e descobrir a origem da raça de inimigos que até pouco tempo eram os principais oponentes na série.

O game também traz de volta sua grande variedade de modos multiplayer, tanto competitivos quanto cooperativos, como o Horde Mode para enfrentar ondas de inimigos e o novo modo Escape, que coloca um trio de jogadores em uma missão contra o tempo.

  • Disponível para: PC, Xbox One e Xbox Series X/S

Por que Gears 5 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Clássica fórmula de tiro e cobertura
  • Trechos com exploração em mundo aberto
  • Diversos modos multiplayer versus e coop
Em Gears 5 jogadores entram no papel de Kait Diaz em uma jornada para descobrir suas raízes e os segredos dos Locust (Reprodução: Steam)

6. XCOM 2

A série XCOM é uma das mais conhecidas entre os jogos de estratégia e deu novo fôlego ao gênero nos consoles e PC com XCOM: Enemy Unknown. Na sequência XCOM 2, a história se passa 20 anos após o jogo anterior e a humanidade foi derrotada por invasores alienígenas, que se tornaram seus governantes. Enquanto em Enemy Unknown o objetivo era tentar impedir a invasão, em XCOM 2 jogadores são parte de uma força de resistência.

A nova dinâmica de poder coloca usuários em um estado de constante tensão, conforme seus inimigos avançam na eliminação da raça humana. É preciso sabotar suas operações para ganhar tempo e descobrir um modo de enviar os aliens de volta para o espaço.

Cada missão em XCOM 2 traz o aclamado sistema de batalha em turnos da série, mas com a novidade que seus agentes utilizam táticas de guerrilha e começam as fases indetectados, prontos para armar um ataque surpresa. As fases são geradas proceduralmente e paredes podem ser derrubadas por explosões estratégicas.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS

Por que XCOM 2 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Refinada e estratégica jogabilidade em turnos
  • Novas táticas de guerrilha
  • Mapas gerados proceduralmente
Em XCOM 2, os humanos foram incapazes de deter a invasão alienígena e agora precisam enfrentá-los como uma resistência com táticas de guerrilha (Reprodução: Steam)

7. Call of Duty: Modern Warfare

Em 2019, a franquia Call of Duty teve um reboot de sua série Modern Warfare, com uma história que trouxe de volta o icônico Capitão Price. Só que a história não segue exatamente os mesmos pontos de Call of Duty 4: Modern Warfare.

Nessa nova versão de Modern Warfare, jogadores enfrentam soldados russos e terroristas para liberar o fictício país Urziquistão, que fica no Oriente Médio e sofre uma invasão. Diferente de Modern Warfare Remastered, que apenas atualizou os visuais, o Modern Warfare de 2019 reimagina toda a jogabilidade da época pelos padrões dos games atuais. Além dos tiroteios tradicionais, usuários podem esperar várias situações diferentes de ação e missões que adicionam variedade ao pacote.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Call of Duty: Modern Warfare é um dos melhores jogos de guerra?

  • Maior nível de realismo entre os jogos de guerra
  • Grande variedade de cenários e missões
  • Jogabilidade reimaginada
Call of Duty: Modern Warfare reimagina a clássica franquia de guerra com realismo e muita ação (Reprodução: Xbox Game Store)

8. Call of Duty: Black Ops 4

O quarto game da franquia Black Ops tomou uma direção diferente dos outros jogos da franquia Call of Duty ao não trazer uma campanha single player, focando apenas em seu modo multiplayer. Obviamente, este não é um título recomendado para jogadores fãs das campanhas, mas para uma grande maioria que prefere focar no modo multiplayer, Black Ops 4 traz mais variedade e conteúdo nesse sentido.

O multiplayer de Black Ops 4 traz os tiroteios frenéticos dos modos multiplayer tradicionais de Call of Duty, conhecidos por sua ação rápida e viciante, com uma barra de energia com um valor numérico, algo que havia sido retirado da franquia e que alguns fãs apreciavam. Ele traz também o modo Blackout, disputas com até 100 jogadores ao mesmo tempo em um estilo de jogo Battle Royale, com opções de jogar sozinho, em duplas ou esquadrões com 4 integrantes.

Sem uma campanha single player o game também traz mais conteúdo em seu modo Zombies, experiência cooperativa de outros títulos da saga Call of Duty, no qual usuários enfrentam mortos-vivos e desvendam uma história através de seus mapas.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Call of Duty: Black Ops 4 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Experiência frenética multiplayer de Call of Duty
  • Modo Blackout traz combates estilo Battle Royale
  • Enfrente hordas de zumbis com amigos no modo Zombies
Call of Duty: Black Ops 4 não traz campanha, mas foca-se em entregar mais ação em seu multiplayer (Reprodução: Xbox Game Store)

9. Call of Duty Black Ops Cold War

Após alguns capítulos no futuro, a série Black Ops de Call of Duty retornou às suas raízes com um game que se passa nos anos 80, durante o período de Guerra Fria (Cold War). A história se passa pouco após o primeiro Call of Duty: Black Ops, com o retorno de alguns personagens clássicos, e conta a história de uma força-tarefa que tenta capturar um espião da União Soviética chamado Perseus.

O clima de filme de espionagem antigo permite que este Call of Duty seja um pouco menos frenético que os outros, para que surja uma atmosfera realmente única deste capítulo. Isso também se estende ao multiplayer, que conta com armas antigas e é um pouco mais lento em relação aos outros jogos da franquia, o que pode ser mais convidativo para alguns jogadores.

O game possui também integração com Call of Duty: Warzone para levar seu progresso de armas para o popular Battle Royale, no qual algumas das armas ainda são muito valorizadas, mesmo após o lançamento de Call of Duty: Vanguard.

  • Disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Call of Duty Black Ops Cold War é um dos melhores jogos de guerra?

  • Campanha com clima de nostalgia e espionagem
  • Multiplayer menos acelerado com armas antigas
  • Integração com Call of Duty: Warzone
Call of Duty Black Ops Cold War ainda tem bastante ação, mas valoriza mais o clima de espionagem (Reprodução: Xbox Game Store)

10. Call of Duty: Warzone

Nos moldes dos populares jogos Battle Royale como Fortnite, Apex Legends e PUBG, a série de guerra da Activision ganhou seu próprio título com Call of Duty: Warzone. No game de tiro FPS gratuito, até 150 participantes são lançados de paraquedas em uma ilha sem equipamentos e precisam se equipar para se defender de outros jogadores até serem os últimos sobreviventes. É possível jogar sozinho, em duplas, trios ou em esquadrões com 4 pessoas.

Depois de aterrissarem, usuários precisam se locomover por um grande mapa para se manter em zonas seguras em um mapa que diminui de tamanho aos poucos e força o combate entre os participantes. É possível realizar trabalhos durante as partidas, como assegurar locais de interesse ou caçar jogadores específicos para ganhar dinheiro e comprar itens nas lojas. Também há a possibilidade de comprar uma caixa de armas com equipamentos escolhidos previamente para todos os membros de seu time.

A progressão das armas é compartilhada com Call of Duty Black Ops Cold War e Call of Duty: Vanguard em uma experiência integrada. Call of Duty: Warzone também recebe atualizações regulares com novos conteúdos e modos por tempo limitado, que mantém a experiência constantemente em evolução.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Call of Duty: Warzone é um dos melhores jogos de guerra?

  • Um dos melhores e mais realistas Battle Royale
  • Atualizações regulares de conteúdo
  • Gratuito para jogar
Call of Duty: Warzone coloca jogadores para se enfrentarem em uma grande arena Battle Royale com até 150 pessoas (Reprodução: Xbox Game Store)

11. Battlefield 1

Enquanto boa parte dos jogos de guerra cobrem a Segunda Guerra Mundial ou guerras fictícias e futuristas, a produtora DICE e a Electronic Arts surpreenderam ao focar Battlefield 1 em um período menos explorado, a Primeira Guerra Mundial. O multiplayer do game também possui uma identidade muito própria por utilizar armas diferentes da maioria dos jogos de guerra.

A campanha de Battlefield 1 também não é tradicional e foca-se em contar várias pequenas histórias isoladas sobre certos soldados ao invés de uma única narrativa. Este formato de antologia permite que o enredo se aprofunde bastante nos reflexos da guerra em cada um dos personagens e também oferece uma grande variedade de jogabilidades diferentes de acordo com a missão em questão, com ação, furtividade, veículos e mais.

O game está disponível também no pacote Battlefield 1 Revolution, que inclui o passe de temporada do jogo repleto de skins para personalizar seu soldado.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4, Xbox One

Por que Battlefield 1 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Histórias emocionantes da Primeira Guerra Mundial
  • Grande variedade na jogabilidade
  • Multiplayer que se destaca no gênero
Battlefield 1 trouxe emocionantes histórias da Primeira Guerra Mundial de uma maneira nunca antes vista (Reprodução: Steam)

12. Battlefield V

Depois do sucesso de Battlefield 1, a produtora DICE e a Electronic Arts tentaram manter o mesmo estilo de jogo, agora na Segunda Guerra Mundial, com Battlefield V. A campanha do jogo ainda tem o formato de antologia de Battlefield 1, com várias histórias diferentes e pessoais focadas em soldados específicos, porém com mais áreas abertas para explorar em certos trechos, algo que só havia em uma das missões do game anterior.

Em matéria de multiplayer, enquanto Call of Duty sempre foi o game preferido para tiroteios entre soldados, a série Battlefield sempre teve vantagem em passar uma maior escala da guerra. Isso se deve à presença de veículos bem integrados a sua jogabilidade e cenários que podem ser destruídos durante as partidas.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Battlefield 5 é um dos melhores jogos de guerra?

  • Boas histórias no formato de antologia
  • Áreas mais abertas para explorar na campanha
  • Multiplayer com batalhas em larga escala
Battlefield V manteve o estilo de histórias de Battlefield 1, mas agora na Segunda Guerra Mundial (Reprodução: Steam)

13. World of Warships

Publicado pela Wargaming, os jogos multiplayer World of Warships, World of Tanks e World of Warplanes funcionam todos com um conceito principal de serem jogos de guerra que não exigem reflexos tão rápidos. Enquanto em títulos como Call of Duty ou Battlefield a velocidade de reação é essencial, nestes games o pensamento estratégico e coodernação com o time têm um papel muito maior, assim como o tipo de embarcação que o jogador escolhe.

Em World of Warships o foco está em navios de guerra, apesar de haver também porta-aviões que permitem controlar aeronaves. Jogadores precisam enfrentar os exércitos inimigos em batalhas por objetivos ou para eliminar seus adversários. É possível também em cenários PVE nos quais o jogador enfrenta bots ao invés de outros usuários. Uma grande vantagem é que o game é gratuito e pode ser jogado cooperativamente.

  • Disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS

Por que World of Warships é um dos melhores jogos de guerra?

  • Não exige reflexos rápidos
  • Valoriza o pensamento estratégico
  • Gratuito para jogar
Em World of Warships não basta apenas avistar seu oponente e reagir, é preciso calcular seus tiros e pensar em estratégias para vencer (Reprodução: Steam)

14. Sekiro: Shadows Die Twice

Desenvolvido pela From Software, criadores da franquia Dark Souls, Sekiro: Shadows Die Twice segue alguns dos moldes da série como alto nível de desafio. Porém, ele traz algumas mudanças que o torna mais acessível para novos jogadores. O game se passa no período Sengoku do Japão e segue um ninja chamado Wolf, que está em uma luta contra um exército inimigo para resgatar seu mestre, que foi raptado.

Assim como em Dark Souls, os inimigos comuns podem eliminar o jogador facilmente e há um maior foco na luta contra chefes. O usuário precisa dominar o sistema de combate, ficando atento aos padrões de seus inimigos e como contra-atacá-los, porém provavelmente vai morrer várias vezes até pegar o jeito. Há também um grande foco em furtividade, que permite eliminar alguns inimigos com maior facilidade, porém não resolverá contra os chefes.

  • Disponível para: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Por que Sekiro: Shadows Die Twice é um dos melhores jogos de guerra?

  • Alto nível de desafio
  • Foco em lutas épicas contra chefes
  • Mais acessível que a série Dark Souls
Dos mesmos criadores de Dark Souls, o game de ninja Sekiro: Shadows Die Twice traz ação e alto nível de desafio (Reprodução: Steam)

15. Ghost of Tsushima

Dos criadores da série Infamous, Ghost of Tsushima conta a história de Jin Sakai, um samurai que tenta proteger suas terras da invasão do exército mongol, mas acaba gravemente ferido. Ao se recuperar, ele decide utilizar táticas de guerrilha, como eliminar inimigos furtivamente para ganhar vantagem na guerra, porém isso vai contra seus valores e honra de samurai.

A jogabilidade em si traz um dos mais belos mundos abertos já concebidos no PlayStation 4, pelo qual jogadores poderão vagar enquanto realizam missões e enfrentam soldados espalhados pela ilha. É possível eliminar inimigos furtivamente ou enfrentá-los em duelos com honra, nos quais o jogador pode escolher entre diferentes posturas de luta para combater melhor certos tipos de inimigos.

Através de atualizações o jogo ganhou também um modo cooperativo, Ghost of Tsushima: Legends, e uma Versão do Diretor foi vendida separadamente para PS4 e PS5, a qual traz uma expansão de história e novos itens para o jogador obter.

  • Disponível para: PlayStation 5 e PlayStation 4

Por que Ghost of Tsushima é um dos melhores jogos de guerra?

  • Enredo profundo que envolve honra e escolhas
  • Grande mundo aberto para explorar
  • Belíssimos cenários com seus gráficos
Ghost of Tsushima traz uma intensa história sobre honra e guerra com alguns dos mais belos gráficos do PlayStation (Reprodução: PlayStation)