Jogos multijogador, ou games multiplayer, são alguns dos mais populares no mercado de jogos por permitirem que amigos joguem e se divirtam juntos, seja local no sofá ou online através da internet. Confira alguns dos melhores jogos multijogador para curtir em videogames como PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Confira alguns dos melhores jogos multijogador para se divertir com amigos nos consoles PlayStation, Xbox e Nintendo Switch (Reprodução: Mikhail Nilov da Pexels)

Fifa 22

O mais recente capítulo da série de futebol da Electronic Arts trouxe uma série de avanços nos consoles de nova geração, mas também novidades no PS4 e Xbox One como física melhorada da bola e uma mecânica de corrida explosiva que permite que um atacante dispare rumo ao gol.

Usuários podem jogar praticamente em qualquer modo com amigos, até mesmo no modo carreira que costuma ser mais voltado para um jogador. O modo Volta Football é especialmente divertido para jogos multijogador com seu foco em futebol de rua com dribles mirabolantes e partidas rápidas.

Call of Duty Black Ops Cold War

O multiplayer online da franquia Call of Duty é um dos mais aclamados entre os jogos de tiro por oferecer uma experiência divertida e frenética a cada edição. Call of Duty Black Ops Cold War traz uma experiência mais pé no chão em relação aos capítulos futuristas da série, com armamentos e cenário dos anos 80.

Além de trazer diversos modos multiplayer para jogar online com amigos, Call of Duty Black Ops Cold War conta também com progresso cruzado com um dos melhores jogos multijogador Battle Royale, Call of Duty: Warzone, no qual é possível formar um esquadrão para tentar se tornar o último sobrevivente da partida.

Para fãs do gênero, confiram também nossa lista com os melhores Battle Royale disponíveis e confira nossas melhores ofertas de Call of Duty Black Ops Cold War no Xbox One.

It Takes Two

Nesta aventura obrigatoriamente jogada em modo cooperativo, usuários controlam um casal que passa por dificuldades em seu relacionamento e acabam magicamente presos aos bonecos de sua filha que não quer que eles se divorciem. Juntos, eles terão que passar por desafios de plataforma e quebra-cabeça com trabalho em equipe para conserter seu relacionamento. Há suporte para multiplayer local e online.

O jogo foi desenvolvido pela Hazelight Studios e dirigido por Josef Fares, criador de A Way Out, também considerado um dos melhores jogos multijogador cooperativo. It Takes Two teve grande aclamação do público e crítica chegando a ganhar o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2021.

A Way Out

Do mesmo desenvolvedor de It Takes Two, A Way Out também é um jogo puramente cooperativo, porém com uma temática mais adulta. Usuários acompanham a história de dois presidiários que tentam fugir de seu confinamento para tentar resolver assuntos que deixaram do lado de fora.

Assim como em It Takes Two, usuários precisam resolver quebra-cabeças e realizar ações em conjunto para alcançar seu objetivo, como na maioria dos jogos multijogador cooperativos. Durante o processo, o game apresenta mais da história dos dois prisioneiros enquanto eles se tornam alguns dos criminosos mais procurados e segredos começam a vir à tona.

Mortal Kombat 11

A clássica série de luta Mortal Kombat continua como um dos melhores jogos multijogador no gênero ao oferecer combates fáceis de começar a jogar e difíceis de dominar. Jogadores podem se enfrentar com uma grande variedade de personagens, interagir com objetos do cenário e mais. O nível de violência da série também permaneceu alto, então não é um game recomendado para jogadores mais jovens.

Uma novidade de Mortal Kombat 11 está nos violentos golpes Fatal Blow, os quais substituem os X-Ray dos títulos anteriores. Esses golpes só podem ser usados uma vez por partida e apenas quando um dos lutadores fica com a energia abaixo de 1/3. Ao fim das lutas há também as finalizações Fatality, que a cada capítulo ficam mais violentas.

O jogo possui também suporte a multiplayer crossplay (Krossplay) entre o PlayStation 4 e Xbox One para jogadores se enfrentarem mesmo em plataformas distintas. Caso seus amigos tenham consoles diferentes, confira nossa lista com alguns dos melhores jogos crossplay.

LEGO Star Wars: O Despertar da Força

O lançamento da nova trilogia de filmes de Star Wars foi recebido com um novo capítulo da saga LEGO Star Wars que recontou os eventos do sétimo longa com os bonequinhos de plástico. O jogo segue toda a história de Rey, Finn, Poe e BB-8 enquanto buscam por Luke Skywalker, reencontram Han Solo e Leia, além de enfrentar o novo vilão Kylo Ren.

Os jogos da série LEGO são especialmente prazerosos entre os jogos multijogador pois são projetados desde o início para serem jogados em modo cooperativo. Tratam-se de games acessíveis, os quais recebem muito bem usuários que não tenham costume de jogar muito ou para diversão entre pais e filhos.

Grand Theft Auto V

O clássico GTA 5 é bastante conhecido pelo seu conteúdo single player como sua extensa campanha e enorme mundo aberto para explorar, mas ele acompanha também um dos melhores jogos multijogador da geração com seu multiplayer GTA Online.

Em GTA Online usuários podem curtir pela cidade com seus amigos, andar sem rumo pela grande Los Santos, participar de diversos jogos multijogador como tiroteios entre times e corridas, além de realizar grandes assaltos em conjunto, cada qual com seu papel a realizar.

Para jogadores que queiram se reunir em um mundo aberto para socializar, mas não queiram todo o caos do mundo do crime de GTA, confira a nossa lista com alguns dos melhores jogos de MMORPG.

Rocket League

O futebol de carros de Rocket League é um dos mais simples e divertidos jogos multijogador para se aventurar com seus amigos, seja online ou em tela dividida. No game, duas equipes com 3 carros cada (ou menos em alguns modos) tenta empurrar uma bola gigante para o gol.

Apesar de inicialmente ser bem simples de começar a jogar, Rocket League é um jogo extremamente complexo com mecânicas que podem levar centenas de horas para dominar, o que o torna bastante popular no cenário competitivo de eSports.

Apesar de ser um jogo gratuito, as versões físicas de Rocket League oferecem itens extras para o game, como veículos a mais para sua garagem e itens de personalização para o seu carro. Confira nossas melhores ofertas de Rocket League para o Nintendo Switch.

Overcooked 2!

Um dos mais divertidos e acessíveis jogos multijogador cooperativos é Overcooked 2!, game que é também um desafio às mais fortes amizades, pois pode ser estressante. Nos games da série Overcooked, usuários precisam administrar uma cozinha enquanto tentam entregar pedidos aos clientes, com diversas tarefas diferentes como cortar legumes, fervê-los e lavar pratos.

Cada nova fase os desafios vão ficando mais difíceis conforme novas cozinhas apresentam problemas específicos e jogadores precisam aprender a lidar com eles sem perder a produtividade. Overcooked 2! é mais divertido em multiplayer local, mas é possível jogá-lo também online.

Battlefield 2042

A série de guerra da Electronic Arts e DICE permanece como um dos melhores jogos de tiro multiplayer par jogar online com amigos. Battlefield 2042 conta de um futuro próximo no qual o mundo batalha por recursos escassos em um mundo devastado pela própria humanidade.

A grande diferença dos games da série Battlefield em relação a outros títulos do gênero está na grande escala de suas batalhas, as quais envolvem enormes mapas, dezenas de jogadores em cada time e diferentes veículos em terra, mar e ar que geram uma sensação única de guerra total. Confira nossas melhores ofertas de Battlefield 2042 no Xbox One.

Para jogadores que queiram mais opções de games de tiro para jogar com amigos, confira nossa lista com alguns dos melhores jogos de tiro para videogames.

Super Smash Bros. Ultimate

A franquia de luta com personagens da Nintendo é um dos jogos multijogador mais populares no Nintendo Switch, ao lado de Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Party. Apesar de ser um jogo de luta, Super Smash Bros. Ultimate é bem diferente de outros do gênero, pois o objetivo não é zerar a energia dos lutadores, mas causar bastante dano a eles para conseguir arremessá-los para fora da arena.

O game conta com diversos modos multiplayer para jogar local e online, com um acervo de personagens extremamente completo. Jogadores encontrarão desde Mario e Link de The Legend of Zelda até convidados especiais que podem ser comprados por DLC, como Cloud de Final Fantasy 7 e Steve de Minecraft.

Super Mario Party

Facilmente um dos melhores jogos multijogador já concebidos, a franquia Mario Party é excepcional em matéria de multiplayer com seu misto de jogo de tabuleiro e minigames. no jogo, usuários rolam dados para andar pelo tabuleiro e jogam minigames de acordo com as casas nas quais pararam. Sua performance nos jogos garante então moedas que podem ser usadas para comprar estrelas e vencer a partida.

Os minigames são o grande destaque do jogo, mais de oitenta deles, com controles simples de aprender e situações caóticas que garantem diversão. Apesar de inicialmente ter sido lançado apenas com multiplayer local na maioria dos seus modos, Super Mario Party recebeu uma atualização posterior e atualmente permite também jogo online.

Leia mais sobreJoga+