Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Japão, 2001. A Nintendo está em crise. Uma reunião interna de designers iria discutir os novos rumos da companhia e imaginar o formato dos videogames do futuro. Eles imaginaram que os consoles seguintes tinham que agradar as mães dos jogadores.

Sim, as mamães! Até hoje, os fios espalhados no chão e a falta de exercício físico são alguns dos principais argumentos de mães ao redor do mundo contra os videogames. O resultado desse encontro definiria os rumos de um projeto secreto cujo produto final seria lançado em 2006: o Nintendo Wii.

Foi o primeiro videogame a incorporar sensores de movimento, ao invés de usar controles estáticos tradicionais. Microsoft e Sony demoraram, mas hoje estão na vanguarda dessa tecnologia.

Nintendo Wii

Lançado há mais de 5 anos, o Nintendo Wii inaugurou uma nova abordagem tecnológica nos controles dos games: captura de movimento. Ele conta com o controle remoto Wiimote, que se comunica via Bluetooth com o console.

Ele emite sinais e "conversa" com a Sensor Bar, a barra de sensor do videogame. Assim, ele consegue decodificar para onde o controle está sendo apontado: para os lados, para frente e para trás. Há um acelerômetro para decodificação da velocidade.

O acessório Nunchuk serve para auxiliar a movimentação espacial. Em 2008, a Nintendo aumentou a sensibilidade do Wii com o lançamento do Wiimotion Plus, um giroscópio acoplado na base do controle, capaz de entender movimentos de torção, ângulo e posição. Atualmente, o Nintendo Wii é o console doméstico que mais vende no mundo.

Playstation Move

Foi em 2008 que começaram a surgir rumores sobre o desenvolvimento de um novo controle de movimento pela Sony. Dois anos mais tarde, era lançado o Playstation Move. Ele tem o formato de um bastão, com uma espécie de bolinha de pingue-pongue na ponta.

A bolinha, que muda de cor conforme o jogo e a iluminação, é reconhecida pela câmera do Playstation 3, a PS Eye. O console consegue entender a posição do controle ao rastrear a bolinha colorida. O controle possui os botões tradicionais da marca Playstation, além de trazer um novo botão, o Move, usado para as seleções principais dos menus.

O PS Move é considerado um excelente acessório de reconhecimento de movimento por ser bem preciso e rápido. Infelizmente, a Sony ainda não lançou muitos títulos compatíveis com o formato. Um dos jogos que mais se destacam é o Sports Champions, uma coletânea de games de esportes, como pingue-pongue e lançamento de frisbee.

Microsoft Kinect

O Microsoft Kinect, antigamente chamado de Project Natal, é talvez a maior revolução de tecnologia de captura de movimentos nos games. Ao contrário de seus competidores, o aparelho consegue decodificar a posição do jogador, rastreá-lo em tempo real, mapeá-lo em três dimensões, reconhecer seu rosto e aceitar comandos de voz. Tudo sem nenhum tipo de controle. O jogador usa apenas o corpo.

Esse desenvolvimento genial apresentado pela Microsoft, para o Xbox 360, custa um pouco mais caro do que seus concorrentes. Além disso, jogadores que já possuem o Kinect relatam um certo atraso entre movimento e resposta na tela. A Microsoft promete melhorar o sistema continuamente com atualizações de software.

O Kinect já possui uma ampla gama de títulos. Hoje, o Kinect conta com mais de 20 jogos lançados, com previsão de mais 30 lançamentos em um futuro próximo. Um dos jogos que mais prometem é Kinect: Star Wars. Nele, será possível empunhar um sabre de luz e lutar como um Jedi usando apenas os movimentos do corpo.

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade