Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de tarefas em equipe muito popular. Resumindo, ele é uma ferramenta de colaboração que organiza seus projetos em quadros. Nele, é discriminado o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê, e em que fase de produção algo está em um processo.

O seu download pode ser feito pela App Store nos iPhones e na Play Store para os smartphones Android. É possível ainda acessar ao Trello por qualquer navegador em seu celular ou mesmo nos computadores. Agora, confira a nossa análise completa e aprenda como usar este app. Se quiser conhecer outros apps de To Do List, o Buscapé montou um artigo completo com as melhores opções! Clique aqui!

Interface e Recursos

Com interface simples o app consegue planejar a sua rotina diária de forma rápida.

Com o Trello você vai organizar tudo de forma fácil (Foto: Divulgação Trello)

Com uma interface visual simples e de fácil funcionamento, o Trello foi inspirado no método Kanban para gerenciamento de projetos e funciona, basicamente, através de quadros, listas e cartões digitais para gerenciar os seus projetos pessoais ou profissionais. A ideia é tornar o trabalho visível a todos. Ele é uma ferramenta de colaboração em que os envolvidos no processo têm acesso ao que está sendo trabalhado, qual a função de cada um no processo e em que fase ele se encontra. Além disso, nele você consegue integrar outras ferramentas que está acostumado a trabalhar no dia a dia, como o Google Drive, Evernote e PagSeguro.

O app é gratuito e totalmente em português, mas conta também com uma versão paga, com ainda mais recursos. Na tela principal, fica localizado o menu, com algumas opções como gerenciamento de contas e configurações. Ao seu lado, fica um ícone de lupa, que é utilizado para fazer pesquisas, e um ícone em formato de sino, onde ficam as suas notificações. Completa a tela principal, o ícone “+”, em que você pode criar um “Cartão” ou um “Quadro”. E em destaque, ficam os quadros em que você faz parte, podendo os acessar apenas, clicando sobre o nome.

Como usar o Trello

Confira o tutorial passo a passo para criar os seus quadros e cartões online

Confira o passo a passo para usar o Trello. Divulgação Trello.

Ao baixar o Trello e acessar o aplicativo pela primeira vez, você será direcionado para uma página em que deve se cadastrar ou fazer login no aplicativo. Para se cadastrar de forma mais fácil, existem atalhos para contas Google, Apple e Microsoft. Feito o login, será direcionado para uma página em que você poderá criar o seu espaço de trabalho. Neste local, ficam os Quadros criados por você. Esses são espaços compartilhados com a sua equipe.

Já com o seu espaço de trabalho criado, você poderá criar os Quadros. Para isso, basta clicar no ícone “+” e selecionar “Quadro”. Em seguida, você deverá selecionar o nome do quadro, em qual time, ou espaço de trabalho ele ficará e quem poderá ter acesso a ele (apenas você, todos do seu time ou qualquer pessoa que acessar o Quadro). Dentro do Quadro criado, você poderá criar Listas, para isso basta clicar em “Adicionar Lista” e selecionar o nome desejado.

Você pode ainda gerenciar o Quadro, clicando no ícone “...”, ali você pode ver informações sobre o Quadro, ver os membros, acompanhar a atividade, adicionar Power-ups (calendário, enquetes, mapas, etc), ver cartões e listas arquivadas, gerir configurações, compartilhar o link do quadro, entre outras opções.

Em seguida, você pode ainda criar outras listas, repetindo o processo anterior, ou então adicionar um cartão à lista criada. Para isso, clique em “+ Adicionar cartão” e selecionar o nome desejado. Clicando no Cartão criado, você poderá editar a descrição do cartão, adicionar etiquetas, membros, data de entrega, criar checklist, anexar arquivos ou adicionar comentários. Você pode ainda, ao clicar no ícone “...” compartilhar o link do cartão, assistir, mover ou copiar, arquivar e excluir.

Versões pagas do Trello

Confira as versões Trello Gold, Business Class e Enterprise

O Trello conta com duas versões premium, e elas se diferenciam da versão Free na quantidade de Quadros por time (são ilimitadas nas versões pagas), tamanho de anexos por arquivo (250 Mb contra 10Mb), quantidade de Power-ups por quadro (Ilimitado contra 1), além de recursos de administrador e segurança. O app conta ainda com uma versão alternativa, o Trello Gold, que possui itens personalizáveis, maior limite de anexos em relação a versão Free e recursos de automação.

A versão Business Class é vendida a partir de $ 9,99 por usuário/mês no plano anual e $12,50 no mensal. Já a versão Enterprise, custa a partir de $17,50 por usuário (para 100 usuários) até $7,38 (para 5000 usuários). Já a Gold, custa $5,00 por mês ou $45,00 por ano.

Celulares recomendados

O Trello funciona de forma satisfatória na maioria dos smartphones

Para baixar o Trello no Android, você vai precisar de pouco espaço disponível, pois ele ocupa apenas 12 MB devendo rodar bem na maioria dos celulares. Mas, se deseja utilizar o app em conjunto com muitos outros aplicativos, vale mais a pena investir em um modelo mais potente, como o S10 Plus, o One Zoom e o Q7 Plus.

Já no iPhone, ele ocupa 125,2 MB da memória e necessita do iOS 13 ou posterior para rodar, como no iPhone 11 e iPhone 12. O Trello também possui aplicativos para Mac e Windows, além de ser compatível com os melhores navegadores web.

Faça o download do Trello no Android no iPhone.

Leia também:

Todoist: app grátis organiza tarefas e ajuda a criar To Do List

Microsoft To Do: app grátis sugere tarefas com base na rotina diária

TickTick: aplicativo multiplataforma para gerenciar tarefas

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!