Carregando ofertas com cashback...

O Motorola Edge 20 é o irmão do meio da linha Edge lançada pela Motorola em agosto de 2021. Esta linha conta com três smartphones que vão de intermediários premium, a premium com foco em performance. O smartphone surpreende pela espessura fina, mas o que realmente chama atenção é seu hardware de respeito, que está dentro desse aspecto compacto.

O Motorola Edge 20 é equipado com processador Snapdragon 778G, 8 GB de memória RAM e uma incrível tela OLED com taxa de atualização de 144Hz e tecnologia HDR10+. E mesmo com isso tudo, a Motorola não sacrificou a bateria do aparelho. Ele possui bateria de 4.000 mAh com carregador turbo de 30W incluso na caixa.

Mas será que agora, um ano após seu lançamento e já com um sucessor no mercado, ainda vale a pena adquirir o Motorola Edge 20? É isso que vamos conferir nesse artigo.

Para a análise, levei em consideração design, tela, câmera, desempenho, bateria e custo-benefício. Se quiser entender nossos critérios e notas para a avaliação de produtos, veja como avaliamos os celulares.

Design

Com corpo fino e traços retos, o Motorola Edge 20 é uma obra-prima do design, na minha opinião. Sua traseira em plástico possui efeito metalizado, que lembra aço inox e uma cor mais sóbria e escura.

O módulo de câmeras traseiras do Motorola Edge 20 possui 3 grandes lentes imponentes e cercadas pela estrutura do módulo. Essas lentes causam um grande desnível no aparelho, que seria impossível evitar levando em conta seu aspecto tão fino. Neste módulo também há um flash duplo e um microfone para gravação de vídeos.

Parte traseira do smartphone
Destaque para as 3 grandes lentes na traseira (foto: Mosaico)

A parte frontal do aparelho é composta por uma tela de 6.7 polegadas com câmera frontal discreta e centralizada. Um ponto negativo que notei em relação ao design, foram as bordas da tela, que para 2022 ainda são relativamente grossas. Mas não de forma que possa atrapalhar a usabilidade do produto. O entalhe frontal é centralizado e discreto.

parte frontal
Foco na parte frontal do aparelho (foto: Mosaico)

Na parte inferior temos a bandeja para SIM Card, entrada USB-C, microfone e saída de áudio. Na lateral direita, encontra-se o botão de volume e o botão power que também serve como leitor de impressões digitais.

O sensor biométrico se mostrou rápido e eficiente, porém eu ainda prefiro que seja localizado sob a tela, talvez seja questão de costume, mas não é tão prático acionar com o smartphone apoiado em uma superfície, por exemplo.

Já na lateral esquerda há o botão dedicado para acessar o Google Assistente, uma ferramenta muito útil que se mostrou ainda mais prática sem a necessidade do acionamento via voz. Mas vale destacar que ainda é uma opção.

visão lateral
Visão lateral contendo os botões (Foto: Mosaico)
Publicidade

Tela

O Edge 20 possui um painel p-OLED, ou seja, um painel com tecnologia OLED, que permite contraste infinito, cores vivas, tons profundos de preto e economia de energia. Esse “p” na frente significa que o painel é composto por polímeros que são mais finos e resistentes. Essa tela geralmente é utilizada em dispositivos dobráveis, pois possui alta maleabilidade e resistência. Mas aqui ela é fixa mesmo, não tente dobrar o smartphone, por favor.

Com 6.7 polegadas, a tela desse smartphone é grande, no tamanho ideal para assistir filmes e jogar. Neste quesito de jogos, a tela manda muito bem, afinal possui taxa de atualização de 144hz. Essa taxa é muito difícil de encontrar em smartphones, sendo geralmente encontrada somente em monitores e smartphones gamers, com preços muito elevados.

O grande diferencial de uma taxa de 144hz é que ela consegue assimilar mais quadros por segundo. Isso é, enquanto em uma tela normal o smartphone consegue projetar 60 imagens em um segundo, essa consegue 144, mais do que o dobro.

Em um jogo como Call of Duty, por exemplo, essa mudança na taxa de atualização pode ser decisiva para mirar um tiro, por exemplo. Mas em uma colocação mais habitual, apenas navegar pelo Instagram já se torna muito mais agradável com essa taxa.

Prós e Contras

Todo aparelho, por melhor que seja, possui balanço de pontos positivos e negativos. Vamos então analisá-los.

Prós

  • Tela P-OLED com taxa de atualização de 144hz e resolução Full HD+
  • Smartphone fino e leve, pesando apenas 163g
  • Processador eficiente para jogos e dia a dia
  • Conjunto potente de câmeras, com principal de 108 MP

Contras

  • Já completou um ano disponível no mercado
  • Saída de áudio mono
  • Traseira em plástico
  • Conexão Ready For funciona somente de forma cabeada

O que vem na caixa?

A Motorola surpreendeu ao entregar uma caixa completa, que vem com carregador potente e fone de ouvido que, embora não seja dos melhores, é uma opção para quem não deseja comprar à parte. Os itens da caixa são:

  • Carregador com 30W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Capinha transparente de silicone
  • Guia do usuário
  • Fone de ouvido
  • Adaptador de P2 para USB-C
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM

Aqui vale mencionar também que a Motorola entrega a caixa perfumada por dentro. Eu particularmente não gostei da experiência e deixei a caixa arejando no sol durante um dia inteiro e mesmo assim o cheiro não saiu.

Componentes da caixa do produto
Um smartphone completo, muito diferente dos modelos mais atuais(Foto: Mosaico)

Ficha Técnica

  • Data de lançamento: Agosto de 2021
  • Tamanho da tela: P-OLED de 6.7”
  • Resolução da tela: Full HD+ (1080 x 2.400 pixels)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 778G 5G
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 128GB
  • Memória expansível: Não
  • Câmera traseira: 108 MP (f/1 9 1/1 52 " 0 7 µm) + 8 MP (f/2 4 79 mm 1 0 µm) + 16 MP (f/2 2 13 mm 1 0 µm)
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2 3 0 7 µm)
  • Filma em: 4K @ 60 FPS
  • Bateria: 17 horas de reprodução de vídeo
  • Dual chip: Sim
  • Acesso à Internet: Sim (Wi Fi Dual Band e rede 5G)
  • Sistema operacional: Android 12
  • Reconhecimento facial: Sim
  • Carregamento sem fio: Não
  • Dimensões: 163 x 7 x 76 mm
  • Peso: 163 g
  • Cores: Preto, Branco

Câmera

A câmera principal do Edge 20 é formada por um sensor ISOCELL de 108MP. Ele também conta com uma lente ultra-wide de 16MP e uma lente teleobjetiva de 8MP com zoom óptico de 3x. A câmera frontal possui 32MP.

É possível salvar as fotos em 108MP, mas o padrão é uma conversão para 9MP com seleção dos melhores pixels. O que temos por aqui é um smartphone com excelentes fotos, que apresentam bom contraste e cores vivas.

A experiência em ambientes bem iluminados foi a melhor possível, fotos bem vibrantes e definidas. Eu uso smartphone Samsung para meu uso pessoal e posso dizer que gostei mais dessas fotos do Edge 20, pois

Uma rua com carros
Teste da câmera principal (Foto: Nicollas Bento)

A mudança para lente ultra-wide ocorre de maneira bem natural e não há perda significativa de qualidade. É claro que a foto fica um pouco menos refinada e há um pequeno índice de deformação nas extremidades. Mas estes são problemas que ocorrem até mesmo em topos de linha muito mais caros. Para fotos em ambientes abertos, a lente ultra-wide cumpre bem o seu papel.

Uma rua com carros
Teste da lente ultra-wide (Foto: Nicollas Bento)

Já no quesito de fotos de baixa luminosidade, o Motorola Edge 20 não se sai tão bem. Existe o recurso para fotos noturnas, porém ele perde levemente a qualidade, mas ainda assim apresenta cores vivas.

Foto noturna de um show
Alguns detalhes se perdem, mas ainda assim as fotos noturnas apresentam cores vivas(Foto: Nicollas Bento)

As selfies apresentam boa qualidade. A câmera frontal de 32 MP não decepciona e entrega cores vivas, com contraste equilibrado e alta definição. Até mesmo na hora de usar redes sociais como Instagram e Tiktok, a câmera não perde qualidade no envio.

Vale ressaltar que os filtros também estão funcionando legal por aqui, a Motorola conseguiu melhorar a falta de compatibilidade que seus modelos anteriores tinham com as redes sociais.

Selfie
Teste de Selfie, com boa qualidade de cores e contraste (Foto: Nicollas Bento)

Por aqui temos mais um teste de imagem na câmera principal e na Ultra-wide com condições de iluminação mais complicadas. Mesmo contra o sol, as câmeras mandaram bem, entregando boa qualidade de contraste e cores. Isso se deve pela presença do HDR que aumenta o contraste dinâmico e possibilita uma maior gama de iluminação.

imagem contra o sol
A imagem com HDR ativado na lente ultra-wide entregou ótimo resultado (Foto: Nicollas Bento)

A lente ultra-wide também funciona como lente macro por aqui. Ela faz fotos macro com boa qualidade e me agrada o fato de não precisar de uma lente exclusiva para um recurso tão pouco utilizado.

imagem de um copo
A lente macro possui boa qualidade de detalhes (Foto: Nicollas Bento)

Bateria

O Motorola Edge 20 é um smartphone fino, com apenas 7mm de espessura. Então já podemos esperar que essa aposta no design e ergonomia fosse afetar a bateria do aparelho.

O que temos aqui é uma bateria de 4.000mAh, o que não é uma quantia ruim, mas é a menor da linha Edge, sem contar que grande parte dos modelos atuais giram em torno de 5.000mAh. Mas ainda assim, o Edge 20 tem bom desempenho nesse quesito e consegue chegar ao final do dia.

Em testes realizados, sua bateria durou cerca de 21 horas de uso cotidiano e baixou para 16 horas com uso de jogos. Mas vale ressaltar que o smartphone vem com um carregador potente de 30W na caixa, que garante recarga muito rápida. Para ir de 0 a 100% é preciso esperar menos de uma hora. Em 15 minutos de carga tem-se 35% recuperados, chegando a 64% com meia hora.

Desempenho

O Motorola Edge 20 conta com processador Snapdragon 778G, que é uma vertente focada em jogos. E ele se sai muito bem nisso. Em testes realizados com os jogos Genshin Impact e Pokémon Unite, o smartphone aguentou bem, sem travar nem esquentar por mais de uma hora seguida.

O problema por aqui foi a bateria, que sofreu queda significativa nesse momento de maior desempenho

Preço e Custo-benefício

Atualmente o Motorola Edge 20 pode ser encontrado por cerca de R$1955,00, cerca de R$500 reais mais barato do que em seu lançamento. Mas um ponto de atenção aqui, é que seu sucessor, o Motorola Edge 30 está custando cerca de R$2340,00.

Embora o objetivo deste artigo não seja realizar um comparativo completo entre os dois, acredito que vale a pena levantar esse ponto de atenção. Se a intenção for economizar e ter um excelente smartphone, o Edge 20 é o ideal. Mas caso queira uma opção que vai receber atualização de sistema por mais tempo e apresenta algumas configurações superiores, como bateria e processador, o Edge 30 pode valer mais a pena.

*Alerta de flutuação de preços. Valores coletados no dia 08/09/2022 e sujeitos à variação.

Acessórios Compatíveis

Embora o Edge 20 venha acompanhado de fone de ouvido na caixa, eu indico que opte por um outro modelo, de preferência Bluetooth e de melhor qualidade.

A Motorola possui um fone Bluetooth próprio, o Motorola Vervebuds 500, que possui excelente qualidade de áudio:

Mas se preferir economizar, vale lembrar que este smartphone aceita fones de ouvido de outras fabricantes. E o Redmi Airdots 2 é uma opção bem interessante, com som equilibrado e conexão Bluetooth estável.

Produtos semelhantes

O Motorola Edge 20 é o irmão do meio da linha Edge 2021. Ele conta também com o Edge 20 Lite, que é a versão de entrada e o Edge 20 Pro com maior capacidade de processamento, mais bateria e câmeras melhores.

Além disso, a Motorola já disponibilizou a linha edge 2022, que conta com os modelos Edge 30 que agora tornou-se a versão de entrada da linha, o Edge 30 Pro e também o recém-lançado, Edge 30 Ultra, que é atualmente o aparelho topo de linha da Motorola. Este aparelho vem trazendo configurações muito impressionantes, como sua câmera principal de 200 MP e carregador com 125W.

Conclusão e Nota

Para quem deseja um smartphone excelente na faixa de até 2000, o Motorola Edge 20 é a escolha ideal. Ele atende bem quem deseja usar redes sociais e postar fotos bem bonitas, assim como atende também o público gamer mais exigente. Seu desempenho é bom, sem apresentar travamentos nem esquentar.

Mas como mencionado no tópico anterior, a linha Edge da Motorola está em crescimento e, a cada dia aparece um novo modelo. Então vale a pena conferir os valores e comparar se há algum modelo Edge mais recente dentro desta mesma faixa ou mais barato.

Mas como veredito final, para quem busca um smartphone até 2000, vale a pena apostar nele, mesmo que não seja deste ano, afinal é um smartphone que não deixa a desejar em quesito algum, possui boa capacidade de processamento, boas câmeras e tem todas as funções necessárias para o dia a dia. Sendo assim, a nota final do dispositivo é 9.

Ferramentas do Buscapé

Agora que já sabe tudo sobre o Samsung Galaxy Note 20 Ultra, que tal aprender a pagar o melhor preço por ele? Para isso você precisa conhecer as ferramentas do Buscapé.

Para acompanhar todas as variações do valor do produto, conheça o Histórico de Preço. Mas se o que quer é ser avisado quando o produto estiver com o preço que deseja pagar, você precisa conhecer o Alerta de Preços. Não deixe de saber como funciona o Cashback Buscapé e ver tudo sobre os Cupons de Desconto Buscapé, com eles você vai economizar e ainda ganhar dinheiro de volta para gastar como quiser.

Carregando comparador...
Leia mais sobreCelular+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade