Logo Buscapé
Logo Buscapé

A era da navegação por gestos em smartphones deve se consolidar em breve – pelo menos é o que indica uma decisão do Google em relação ao seu sistema operacional. A gigante da tecnologia determinou que as fabricantes que quiserem adotar o novo Android 10 (Q) em seus aparelhos terão que dar suporte a este tipo de navegação.

Se você não é um grande fã do recurso, não se desespere! Os tradicionais três botões de controle do Android continuarão presentes nos aparelhos. A empresa entende que o sistema de gestos pode não ser tão simples para algumas pessoas e por isso a versão tradicional continuará sendo usada por tempo indeterminado.

Leia também: Google Assistente mais rápida: nova geração ganha processamento local

Fabricantes de celulares e desenvolvedores de apps para Android deverão se adaptar à exigência do Google - Foto: Reprodução/Shutterstock

Desta forma, o consumidor final é quem tomará a decisão de migrar para um novo sistema de gestos ou simplesmente continuar a usar o modo clássico. A lista de aparelhos compatíveis com o Android Q até agora reúne 21 smartphones de marcas como LG, Asus e Xiaomi.

Uma nova forma de navegar

Com o novo Android 10 (Q), você poderá usar gestos simples para realizar funções. O método facilita o uso do smartphone com apenas o polegar. Confira alguns comandos:

  • Voltar para a tela inicial: deslize verticalmente da parte inferior para cima;
  • Voltar: deslize horizontalmente da esquerda para a direita;
  • Acionar o Google Assistente: deslize na diagonal a partir do canto inferior esquerdo ou direito até o meio da tela;
  • Alternar rapidamente os aplicativos: deslize horizontalmente para a esquerda ou para a direita na barra inferior;
  • Acessar a visão geral dos aplicativos recentes: deslize para cima e segure

Essas são apenas algumas das opções de comando do novo sistema, o que deve dar um bom trabalho para desenvolvedores de softwares, uma vez que eles terão que lidar com a possibilidade de conflitos entre os comandos de seus aplicativos e os novos comandos gestuais do sistema operacional.

Por outro lado, a padronização pode ser benéfica a médio prazo, já que usuários e desenvolvedores estarão sob uma única “linguagem” gestual. A longo prazo, este pode ser um passo importante rumo a um novo sistema operacional que vem sendo desenvolvido pelo Google, o Fuchsia.

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!