Quer mais privacidade na hora de usar o seu aplicativo de mensagens? Aprender como tirar o online do WhatsApp pode ser solução. Muitos usuários se incomodam com o fato de que o mensageiro "denuncia" o momento em que a pessoa está utilizando a plataforma.

No entanto, já existem métodos para barrar essas configurações e tornar o uso do aplicativo o mais discreto possível. Se você quer saber como tirar o online do WhatsApp, além de alterar outras opções para se tornar invisível, veja algumas das alternativas disponíveis abaixo em nosso tutorial. No fim do artigo, vamos indicar celulares para você que quer usar esse e outros mensageiros e gastar pouco.

Confira nosso tutorial sobre como tirar o online do Whatsapp (Foto: Shutterstock)

Tem como tirar o online do WhatsApp?

A resposta é sim! Atualmente, tem como tirar o online do WhatsApp, mas não de forma orgânica. O aplicativo não oferece essa opção. Portanto, é necessário utilizar extensões e plataformas auxiliares.

Embora o app ofereça algumas opções de privacidade, como a possibilidade de colocar senha no WhatsApp e ainda retirar a confirmação de leitura, não existe uma maneira de ficar totalmente invisível pelas configurações.

Por isso, há diferentes extensões que ajudam a desabilitar essas informações. Além disso, é possível estender essa privacidade para outras ações além do online, como o “digitando” e o status, que são funções diferentes.

Diferença entre "online", "digitando" e status do WhatsApp

A princípio, a informação de “online” indica que o usuário está utilizando o aplicativo naquele momento e possui conexão com a internet.

"Online" do WhatsApp (Reprodução)

Enquanto isso, ao entrar em uma conversa e começar a digitar na barra de mensagens, o status do contato muda de “online” para “digitando”. Isso significa que, além de estar ativo, o contato também está interagindo dentro da conversa.

"Digitando" do WhatsApp (Reprodução)

Finalmente, o status do WhatsApp não é uma informação do contato. Trata-se de uma ferramenta que permite compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados, que ficam disponíveis por 24 horas.

Status do WhatsApp (Reprodução)

Dessa forma, caso o usuário queira privacidade nos seus status, ou ocultá-los para algum contato, é necessário buscar outra configuração no app. Falaremos mais sobre esse assunto mais para o fim do artigo.

Como não aparecer online no WhatsApp com "truques"

Antes de aprender como tirar o online do WhatsApp, existem alguns truques para não exibir sua atividade de forma orgânica. Nesse caso, existem duas alternativas que podem te ajudar a mascarar o online quando for utilizar o aplicativo:

Como não aparecer online no WhatsApp? Conheça "truques" (Foto: Shutterstock)

Modificando as notificações para não aparecer online no WhatsApp

Se você tiver um celular Android, abra o menu de Configurações do seu WhatsApp e selecione “Notificações”. Em seguida, habilite a função “Notificações de alta prioridade”.

Essa configuração exibe as mensagens recebidas no topo da tela do aparelho. Ou seja, você poderá ler o que receber sem aparecer online para seus contatos. Caso tenha um iPhone, precisa ir no menu "Configurações".

Em seguida, acessar "Notificações" e escolher "Notificações no Aplicativo". Basta escolher entre "Banners" ou "Alertas" e você poderá ver as mensagens quando chegarem ao seu aparelho sem precisar entrar nelas. Consequentemente, não aparecerá online.

Usando o Modo Avião para não aparecer online no WhatsApp

Outra forma para não aparecer online no WhatsApp é ativar o “Modo Avião” do seu smartphone. Ele desabilita a rede Wi-Fi e a conexão com a rede móvel. Sem internet, o WhatsApp não identifica sua atividade, de modo que não aparece “online” ou digitando. Você não receberá novas mensagens, mas poderá ler as que já recebeu até aquele momento se ser "denunciado" pelo app.

Como tirar o online no WhatsApp GB

Se você deseja saber como tirar o online do WhatsApp definitivamente, sem truques, pode utilizar a extensão WhatsApp GB. Trata-se de um arquivo APK, ou seja, um aplicativo que não é baixado pela loja do seu Android.

Aprenda como tirar o online no WhatsApp GB (Foto: Shutterstock)

Entretanto, essa instalação não passa pelas verificações de segurança, o que pode trazer riscos para o aparelho. Por isso, é importante se certificar da origem do APK antes de instalá-lo. Saiba aqui o que é APK e quais os riscos envolvidos em utilizá-lo. Nós sempre orientamos os leitores a usar aplicativos oficiais das lojas de app e não recomendamos a utilização de APK!

Caso deseje continuar e usar o WhatsApp GB, basta buscar o termo no Google, fazer o download do APK e passar o arquivo para seu celular. Abra a pasta e inicie a instalação externa.

Em seguida, entre no seu WhatsApp normalmente e abra o menu. Veja que a opção “WhatsApp GB” já estará disponível. Ao clicar nela, habilite a opção “Esconder visto por último”. Assim, seus contatos não poderão ver suas atividades, nem o online ou digitando.

Como tirar o online do WhatsApp Web

Para tirar o online no WhatsApp Web, é necessário baixar uma extensão específica (Foto: Reprodução/Buscapé)

Existe também existe uma forma de tirar o online do WhatsApp Web, a plataforma desktop do aplicativo. Para isso, será necessário fazer a instalação da extensão Wa Web Plus For WhatsApp, disponível no Web Store do Google Chrome.

Depois de instalar a extensão no seu navegador, abra o WhatsApp Web normalmente e ative a ferramenta. Ela irá exibir um menu com uma série de opções para desativação, inclusive do online e “digitando”.

Após selecionar, basta recarregar a aba e pronto! Você já estará invisível no computador. A opção também é válida para WhatsApp Business.

Como alterar o status do WhatsApp e controlar quem o vê

Finalmente, saber como tirar o online do WhatsApp não interfere em outras configurações de privacidade, como o status. Uma vez que se trata de uma função à parte, existem formas de controlar quem acessa suas postagens e se tornar mais invisível. Confira:

Passo a passo para mudar o status do WhatsApp

Se você deseja mudar quem acessa seus status, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra seu WhatsApp e entre em Configurações;
  2. Acesse “Privacidade” e, em seguida, “Privacidade de Status”;
  3. Mude a opção de “Meus contatos” para “Exceto…” ou “Somente com...".

Agora, você poderá determinar quais contatos poderão ver seus status, ou, ainda, restringir as pessoas que terão acesso.

Como esconder sua atividade no status no WhatsApp

Enquanto isso, se quiser ficar invisível no status do WhatsApp, basta seguir as etapas:

  1. Acesse Configurações e Privacidade;
  2. Selecione a função “Visto por último”;
  3. Altere para “Ninguém”;
  4. Em seguida, desabilite a opção de “Confirmação de leitura”.

Dessa forma, seus contatos não poderão ver se você visualizou os status deles, ou mesmo as mensagens. Ou seja, suas atividades ficarão invisíveis.

Por que aprender como tirar o online do WhatsApp?

Existem vários motivos para aprender como tirar o online do WhatsApp. Você pode estar buscando mais privacidade, ou mesmo quer restringir as pessoas que acompanham sua atividade. Seja como for, é possível desabilitar essas e outras funções com a ajuda de algumas ferramentas externas.

Aprender como tirar o online do WhatsApp é o desejo de muitos usuários (Foto: Shutterstock)

No entanto, o passo a passo é válido somente para o WhatsApp. Nesse caso, não funcionará se você usar outro aplicativo de mensagens, como o Signal ou o Telegram. Mas se você quer usar o WhatsApp com mais privacidade e segurança, vale a pena aprender essas dicas!

A propósito, se você está buscando por um celular barato para usar o WhatsApp , nós temos algumas sugestões para você:

Veja outros tutoriais sobre WhatsApp:

  • Como fazer backup do WhatsApp
  • Como usar dois WhatsApp
  • Usar o modo escuro no WhatsApp
  • Como instalar o WhatsApp no celular