Logo Buscapé
Logo Buscapé

Você sabia que dá para assinar um documento digitalmente pelo celular? É um processo simples que pode ser bastante útil, sobretudo em tempos de isolamento social. Disponível para Android e iOS, o Adobe Acrobat é um famoso leitor e editor de PDF que permite assinar documentos pelo celular de forma rápida e fácil. Além de assinar o PDF, você também pode fazer o compartilhamento com outras pessoas pelo próprio app por mensageiros ou por e-mail sempre que for preciso, sem precisar sair de casa para enviá-los pelos correios.

O Buscapé preparou um tutorial para te ensinar a criar a sua assinatura digital no Adobe Acrobat de forma rápida e fácil. Veja abaixo como assinar documentos online em poucos minutos. Pode ser útil também saber como escanear documento pelo celular e compartilhar – sem sair de casa. É só clicar aqui! Quer ler mais artigos sobre aplicativos, celulares e outros? Dá um Busca e confira!

Como assinar um documento digitalmente

Passo 1. Baixe o Adobe Acrobat no seu celular, é um aplicativo gratuito que está disponível para aparelhos Android e iPhones (iOS).

Passo 2. Após o aplicativo ser instalado, será necessário que você faça o login com uma conta, que pode ser da Adobe, Google, Facebook ou até da Apple.

Você pode usar conta da Google, Apple ou Facebook para fazer login no aplicativo (Foto: Arte / Buscapé)


Passo 3. Já na página inicial, você verá vários documentos em PDF que tiveram uso recente no seu dispositivo. Você pode ir à aba “Arquivos” para listar todos, ou na aba “Pesquisar” para buscar por nome. A aba “compartilhados” é onde mostra documentos que outras pessoas compartilharam com você.

O Adobe Acrobat consegue abrir documentos do seu dispositivo, nuvem e outros locais (Foto: Arte / Buscapé)

Passo 4. Após selecionar o documento que você quer assinar, basta apertar o botão azul que fica no canto inferior direito do celular e selecionar a opção “Preencher e assinar”. Várias opções de preenchimento irão aparecer, e a de assinar o documento é a última delas.

Passo 5. Escolha se quer criar uma assinatura (rubrica) ou apenas iniciais, e depois disso basta “desenhar” na tela a sua assinatura. Se você precisa de uma assinatura mais fiel, pode investir em uma caneta touch para celulares.

Basta “desenhar” na tela a sua assinatura (Foto: Arte / Buscapé)

Passo 6. Com a assinatura finalizada, basta você tocar no exato local do documento onde deseja inseri-la. Essa assinatura ficará salva na sua conta, então você não precisará desenhá-la toda vez que for assinar algo.

Inserindo a assinatura no documento (Foto: Arte / Buscapé)

Passo 7. É possível arrastar a assinatura do documento, bem como alterar o seu tamanho. Com tudo ajeitado, basta clicar no botão de salvar que fica na parte superior esquerda.

Compartilhando o documento assinado com outras pessoas

Passo 1. Após salvar o documento, o próprio Adobe te dá algumas opções de compartilhamento. Clique no botão de compartilhar que fica no lado superior direito do aplicativo.

O Adobe permite você fazer o compartilhamento por meio de vários mensageiros (Foto: Arte / Buscapé)

Passo 2. Você terá a opção de convidar pessoas para editar o documento (caso precise de mais de uma assinatura) ou enviar uma cópia para alguém. No primeiro caso, basta colocar o e-mail destinatário e, caso queira, comentários. Já na segunda opção basta clicar em “Compartilhar uma cópia” e escolher por qual aplicativo quer enviar. Também é possível obter o link do documento e enviar pessoalmente para quem você quiser.

Você pode convidar pessoas por e-mail (Foto: Arte / Buscapé)

Viu como é fácil assinar seus documentos digitalmente? Veja também como escanear um documento pelo celular e depois enviá-lo direto do aparelho para a impressão. Compartilhe essa informação com seus amigos e colegas de trabalho!

Conheça celulares com caneta eletrônica que facilitam o processo de assinaturas e desenho pelo smartphone:

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!