Black Shark 4 é bom? Conheça o celular gamer da Xiaomi
Em busca de um celular gamer? Black Shark 4 une configurações avançadas e diferenciais para fazer frente a rivais; saiba todos os detalhes do aparelho

O Black Shark 4 é o celular gamer mais recente da Xiaomi. Lançado em abril de 2021, o aparelho se destaca pelo bom custo-benefício em relação a rivais da mesma linha. O modelo da gigante chinesa conta com um processador potente, mas com configurações de memória mais modestas, por exemplo.
O aparelho da Xiaomi ganhou uma série de usuários desde o seu lançamento. Ficou interessado? Aqui, vamos analisar a ficha técnica do Black Shark 4 e apresentar todos os detalhes do aparelho.
Black Shark 4 tem processador potente
O Black Shark 4 conta com processador Snapdragon 870. O chipset da Qualcomm não é o mais potente, mas é um dos mais avançados do mercado e torna o aparelho uma boa opção para quem gosta de jogar. A versão Pro do modelo já conta com a versão mais recente do processador, o Snapdragon 888. A escolha da Xiaomi de não adotar a versão mais atual se justifica pela tentativa de tornar o Black Shark 4 um celular gamer não tão caro.

O aparelho conta com opções de 6GB, 8 GB ou 12 GB de memória RAM. Além disso, também tem versões com armazenamento interno de 128GB ou 256GB. Ainda que não sejam capacidades tão avançadas, dão conta do uso mais pesado do celular.
A bateria do Black Shark 4, em um primeiro momento, pode até não impressionar. Com capacidade de 4.500 mAh, fica até um pouco abaixo de seus principais rivais, como o “Legion Duel” e o “Rog Phone 5”. O aparelho da Xiaomi, porém, conta com um carregador de 120W. Isso garante uma carga completa em cerca de 15 minutos. Ou seja: caso a bateria acabe, você não vai precisar esperar tanto tempo para voltar a jogar.
O Xiaomi Black Shark consegue isso de maneira interessante. O celular tem uma bateria dividida em duas partes, com um uma espécie de “cooler” entre elas. O acessório permite que a bateria, então, aguente uma carga maior em menos tempo. Por isso, o carregamento completo em tão pouco tempo.
Tela é um dos destaques do Black Shark 4

O Black Shark 4 Xiaomi traz na tela alguns de seus principais destaques. O aparelho conta com um display do tipo AMOLED, com 6,77 polegadas, com HDR10. O maior diferencial, no entanto, é a taxa de atualização de 144 Hz. O número é, inclusive, maior que o de seus rivais.
Quanto maior a taxa de atualização, maior a rapidez de resposta. Isso faz uma diferença e tanto nos games. Os smartphones mais simples, por exemplo, costumam ter apenas 60Hz de taxa. A resolução da tela é Full HD, o que dá ainda mais qualidade aos gráficos dos jogos. O Black Shark 4 ainda conta com 1.300 Nits de capacidade de brilho, número também maior que a maioria dos outros celulares no mercado.
Xiaomi Black Shark 4 conta com botões “escondidos” para jogos
O Xiaomi Black Shark 4 conta com um design atrativo na tentativa de ganhar a atenção dos gamers. Ainda que seja discreto em alguns pontos, conta com uma versão com a pintura em “X” na parte traseira que remete à temática dos jogos. Uma outra opção é a pintura mais simples, sem o detalhe em “X”.
O modelo ainda conta com um diferencial e tanto na sua montagem. O Black Shark 4 tem botões mecânicos específicos para jogos que ficam escondidos na carcaça do celular. Para ativá-los, basta deslizar a superfície ao lado, na lateral do celular. Os botões ainda podem ser usados como atalhos para outras funções fora dos jogos, como capturas de tela.
Black Shark 4 conta com câmeras eficientes

Ainda que não seja seu maior objetivo, o Black Shark 4 Xiaomi conta com um bom conjunto de câmeras. Na parte da frente, conta com uma lente de 20 MP na parte superior. Bem pequeno, o sensor não atrapalha durante os jogos. A localização, porém, poderia ser melhor. O local escolhido pela marca chinesa não favorece para quem gosta de fazer gravações enquanto joga.
Na parte de trás, o Black Shark 4 conta com três câmeras. A principal conta com 48 MP no sensor. As outras duas também contam com configurações interessantes, com 8MP em uma Ultra-Wide e outra com 5MP para fotos macro.
Ficha técnica
- Tela: 6,67 polegadas, resolução Full HD+, AMOLED, taxa de atualização de 144 Hz
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 870
- Memória RAM: 6 GB, 8 GB ou 12 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 48 MP (principal, f/1.79) + 8 MP (ultra grande-angular, f/2.4) + 5 MP (macro, f/2.4)
- Câmera frontal: 20 MP
- Peso: 210 gramas
- Bateria: 4.500 mAh, com suporte a carregamento rápido de 120 watts
- Cores disponíveis: Preto, Cinza, Ciano, Azul e Rosa
- Sistema operacional: Android 11, sob a interface JoyUI 12.5
Preço e custo-benefício
O Black Shark 4 foi desenvolvido para se destacar como um celular gamer mais em conta que os rivais. O preço não chega a ser baixo. A versão com as configurações mais baixas, com 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, sair por cerca de R$ 2.500. O valor, porém, pode chegar a até quase R$ 7 mil em sua versão mais completa. É um celular, no entanto, que oferece boas características para quem busca um jogo ágil e com funcionalidades específicas para os games.
